Números Racionais Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Advertisements

OS CONJUNTOS NUMÉRICOS E OS NÚMEROS RACIONAIS
EXERCÍCIOS RAZÃO PROPORÇÃO REGRA DE TRÊS
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
Materiais manipuláveis: Ábaco
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Funções Prof. Márcio.
JORGE COUTO Problemas com frações. Numa fração é preciso atender: - ao todo ; - à divisão desse todo em partes iguais; - ao números das partes iguais.
Profª Juliana
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Noções de proporção: unidades de medida e escala
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
As quatro operações com fração
INTRODUÇÃO AO MICROSOFT EXCEL 2007 Disciplina - Intermática Prof.ª Andréia Vieira do Nascimento.
Psicogênese da língua escrita
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
Somadores e Multiplicadores
Matemática MDC e MMC.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
 O símbolo significa a:b, sendo a e b números naturais e b diferente de zero.  Chamamos:  de fração;  a de numerador;  b de denominador.  Se a é.
Profª Juliana Schivani. Valor numérico: P (x) = 10x 6 – 15x x 4 P (2) = 10 ∙ 2 6 – 15 ∙ ∙ 2 4 P (2) = 640 – = 480 Schivani.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
CONJUNTO NUMÉRICO Ao agrupamento de elementos com características semelhantes damos o nome de conjunto.Quando estes elementos são números, tais conjuntos.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
INE5408 Estruturas de Dados Introdução a Árvores - Conceitos - Árvores Binárias - Métodos e algoritmos de percurso - Métodos e algoritmos de balanceamento.
Matemática Financeira. JUROS SIMPLES Juro e Consumo Existe juro porque os recursos são escassos. As pessoas têm preferência temporal: preferem consumir.
Linguagem Algébrica Prof. Túlio Barbosa.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Introdução à Integral Definida Aula 04 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli.
Medidas de Tendência Central ou de Posição 2- MODA- mo 1.1-Para Dados não Agrupados indica a região das máximas freqüências – que se evidencia – que está.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 4 – Ampop
Conceitos básicos da teoria da informação e as medidas de desigualdade de Theil Cap. 4 – Distribuição de renda – Medidas de desigualdade e Pobreza – Rodolfo.
1 Álgebra Linear Matrizes Prof. Paulo Salgado
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Sentido do número e numeração. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
A Necessidade de Contar
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Sound & Structure John Paynter Adriana - MEMES II, 2014.
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Estatística Marcelo Pessoa Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento.
Números Racionais Frações Equivalentes.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
Regras de divisibilidade.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 05 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira
CORRENTE E RESISTÊNCIA
1 1 Slide Programação Dinâmica Prof. Dr. Alexandre Pereira Salgado Junior.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Algoritmos Grupos de Slides No 4. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão de múltipla escolha “escolha-caso” switch case Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e.
Algoritmos Grupos de Slides No 6. Prof. SIMÃO Estrutura de Repetição “faça até” do until Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto.
Matemática Introdução à Matemática Ano acadêmico 2016.
Disciplina: Circuitos Digitais Curso: Engenharia de Telecomunicações
Subtratores e Comparadores
Funções Matemáticas Cleone Silva
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 7. Conversão de Bases Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
CMCC Centro de Matemática, Computação e cognição Disciplina Práticas de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental Sistemas de Equações Lineares Orientador.
Diagramas de fases Mapa onde pode-se visualizar as fases cristalinas de um determinado conjunto de componentes, em função da temperatura e/ou pressão.
Algoritmos Grupos de Slides No 3. Prof. SIMÃO Estrutura de decisão composta "se senão" if else end Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof.
Transcrição da apresentação:

Números Racionais Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

Problema desencadeador Cordasmil é um estirador de cordas encarregado pelo faraó de medir os terrenos que foram distribuídos para o cultivo às margens do rio Nilo. Ele mede apenas a lateral, pois a frente é fixa. O que lhe interessa mesmo é o quanto o Nilo deixou de terra cultivável, pois os impostos serão cobrados tendo em vista esta medida. Ao medir o terreno Unopapiro o estirador contou 6 cordas inteiras, mas viu que sobrava um pouco de terreno que não cabia uma corda inteira. Como você acha que Cordasmil resolveu o problema? Faça uma representação da solução que ele encontrou para mostrar para o Faraó?

O Faraó avisou para Cordasmil que Unopapiro vai também pagar o imposto de outro terreno arrendado na outra margem e que segundo as medidas já feitas, ela são 7 cordas e mais um pedaço da corda que foi dividida em três. Sugira um modo de Cordasmil ter um pedaço da corda que seja a soma dos dois pedaços de corda dos terrenos medidos. Faça uma representação da solução.

MEDINDO COMPRIMENTO Lado do terreno corda Sobra de terreno

Subdivisão da unidade unidade Como representar essa medida?

Um dos terrenos do Unopapiro unidade Parte da unidade dividida em três Como representar a medida dessa lateral do terreno?

A FRAÇÃO O comprimento medido é 4 unidades mais 2 partes da unidade subdividida em 5 partes (subunidade). 4 unidades = 20 subunidades temos 22 subunidades Como a unidade foi subdividida em 5 partes a subunidade aqui é 1/5 da unidade O comprimento medido é 22/5 da unidade

Objetivos Discutir o significado da razão A/B: A fração A/B representa a quantidade (eventualmente não inteira) equivalente a A pedaços de uma unidade que foi dividida em B pedaços iguais.

Histórico Estiradores de corda (egípcios) Conceitos iniciais dos alunos Quantidades discretas Quantidades contínuas

Material Material cuisenaire Folhas de papel Quadro de frações

Atividades (I) 1 - Explorar situações em que a unidade não pode ser subdividida Ex.: distribuir 5 carrinhos entre 2 meninos. 2 - Explorar situações em que a unidade pode ser subdividida a) O número de objetos é menor que o número de pessoas Ex.: dividir igualmente 2 folhas de papel entre 3 pessoas. [2:3 = 2/3 (Lê-se “ dois terços”)] dividir igualmente 2 folhas por 4 pessoas

Atividades (II) b) Explorar o conceito de fração tanto com quantidade discreta quanto contínua Ex.: colocar 12 tampinhas sobre a mesa de modo que metade delas estejam voltadas para cima. Perguntar: Quanto é a terça parte? Quanto é dois terços de 12? Quanto é três terços de 12?

Atividades (III) 3 - Situações-problema De 24 vasos plantados ¼ teve sementes germinadas Quantos vasos germinaram? Quantos vasos ainda não germinaram?

Operações com números fracionários Com quantidades discretas Adição e subtração Tendo 12 grãos determine o valor de 1 + 2. 4 4 +  3 grãos  6 grãos  9 grãos Frações ou Número de Grãos

Tendo 12 grãos determine o valor de 1 + 2. 4 3 +  3 grãos  8 grãos  11 grãos Frações Número de Grãos

Calcular, usando as tampinhas 1) 2) 3) 4)

Multiplicação de frações * Rever o significado da multiplicação 4 x 5; 2 x 3; qual é o papel do 4 e do 2 nestes casos? * Efetuar a multiplicação com material 1 3 Tendo 12 grãos determine 2 x 1 3 1 3 = ?  4 grãos 2 x 4 grãos 2 3 x 1 3 2 = Frações Número de Grãos 2 x 4 = 8

Tendo 12 grãos determine o valor de 1 x 1. 2 3 1 3 = x ? ? ou de 4 grãos = 2 4 grãos 1 2 1 6 x 1 3 = Frações 1 2 Número de Grãos de 4 = 2

Calcular 1. 2. 3. 4.

Divisão de frações = = 1 Tendo 12 grãos determine 1 ÷ 2 Com uma dúzia quantas metades podemos fazer? ÷ 1 2 1 = 2 Frações Número de Grãos 12 ÷ 6 = 2 1 3 Tendo 12 grãos determine 1 ÷ Com uma dúzia quantas terças partes podemos fazer? 1 3 ÷ 1 = 3 Frações Número de Grãos 12 ÷ 4 = 3

= 1 2 1 4 Tendo 12 grãos determine ÷ Com uma meia dúzia quantas quartas partes podemos fazer? de 12 6 de 12 3 Com metade dos grãos podemos fazer somente duas quartas partes 1 2 1 4 ÷ = 2 Frações Número de Grãos 6 ÷ 3 = 2

Proponha uma fórmula para calcular 1. 2. 3. 4.

Introdução dos números racionais na forma decimal

O Faraó avisou para Cordasmil que Unopapiro vai também pagar o imposto de outro terreno arrendado na outra margem e que segundo as medidas já feitas, ela são 7 cordas e mais um pedaço da corda que foi dividida em 10 partes. O Faraó, que só sabia ler as quantidades no ábaco, pede que o escriba lhe mostre a medida do terreno no ábaco. Sugira um modo de Cordasmil fazer essa representação.

Histórico A representação decimal dos números racionais, já era conhecida por algumas antigas civilizações. No século XVI, o francês François Viète e o belga Simon Stevin, foram os disseminadores da utilização dos números decimais. No início do século XVII, John Napier, desenvolveu a notação moderna para a representação das frações decimais. Graças ao seu trabalho com os logaritmos.

Histórico I Inicialmente a fração 12/10 era representada por 12. 233/100 ele representava por 233. Ou seja, o traço sublinhava tantos algarismos quantos fossem os “zeros” no denominador. Na ausência de algarismos coloca-se “ zero” à esquerda. 2/10 ele representava por 2. 2/100 ele representava por 02.

Histórico II Posteriormente, Napier fez a substituição deste traço que representa o número decimal, pelo uso do ponto ou da vírgula. Estava inventada a moderna notação decimal, que todos os matemáticos consideram uma das grandes invenções matemáticas. A fração 13/10, representada por 13 , passou a ser representada por 1,3. A fração 7/10, representada por 7 , passou a ser representada por 0,7. A fração 9/100, representada por 09 , passou a ser representada por 0,09. D U d 1, 3

Princípios básicos 1. Os números decimais não devem ser mostrados como um conteúdo novo. 2. Devem ser enfatizados os princípios do Sistema de Numeração Decimal - Valor absoluto, valor relativo - Função dos algarismos : nº de unidades na ordem nº de unidades no numeral - Base do Sistema de Numeração - Relação entre as ordens do sistema: formação de dezenas, centenas etc. equivalência entre as unidades de ordens diferentes agrupamentos e reagrupamentos de uma ordem

Ordens É fundamental enfatizar a expressão “ Cada ordem imediatamente à esquerda de uma ordem de referência vale 10 vezes mais que esta” “ à direita de...”

Atividades importantes : decomposição e agrupamento Material: Ábaco Explorar exercícios do tipo: 1) 444 4 x 1 unidade - 4 4 x 1 dezena - 40 4 x 1 centena - 400 444 C D U

Explorar exercícios do tipo I U 2) 352 3c, 5d, 2u 352 35d, 2u

Explorar exercícios do tipo II 3) Passar para a notação decimal 1u1d = 11 décimos = 1,1 2u3d2c = 232 centésimos = 2,32 U d c U d c

Explorar exercícios do tipo III 4) Fazer decomposição 3,45 = 3u4d5c 12,007 = 1D2u7m U d c D U d c m

Explorar exercícios do tipo IV 5)Complete a) 5d= 50 centésimos b)34d= 340 c c)2 U= 20 d

Explorar exercícios do tipo V 6) Responda a) 20 décimos são quantas unidades? B) 123 décimos são quantos milésimos? 7)Pesquisa - o aluno deverá trazer exemplos do cotidiano onde é usada a notação decimal. 8) Operações com o Ábaco e QVL 9) Situações-problema que envolvam adição e subtração : Um laboratorista deve manipular uma fórmula da qual constam 0,25 de A, 0,04 de B, 0,25 de C, 0,4 de D. a) Colocando as substâncias em um recipiente que medida se obtém?b) Misturando 0,25 de A com 0,04 de B e 0,4 de C que medida se obtém? Caso queira completar 1 unidade quanto falta?

Atividades com números decimais Para as atividades a seguir utilize: Material dourado, observando as seguintes representações: Um décimo (inteiro dividido em 10 partes) Um centésimo (inteiro dividido em 100 partes)

Atividades com números decimais Ábaco: D U d c m