Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AQUECIMENTO GLOBAL.
Advertisements

TI VERDE: SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Professor Carlão. ENERGIA TEM COMO SER LIMPA? Professor Carlão Usina Hidrelétrica Prós: Eficiência em torno de 95% energia de baixo custo (combustível)
Projeto: GESTÃO DE METAS E INDICADORES Cenários Há oportunidades de melhoria quanto ao:. credibilidade dos indicadores. análise crítica dos indicadores.
Centro de Estudos e Debates Estratégicos Relator: Deputado Colbert Martins Minerais estratégicos e terras-raras: a importância de uma visão estratégica.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Hidrologia Estatística. Estatística descritiva A curva de permanência Vazões máximas Vazões mínimas.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
VI SIMPÓSIO REGIONAL – Licitação, Contratos e Controle de Atos Administrativos Gestão Socioambiental na Administração Pública.
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
OUTSOURCING DE IMPRESSÃO VIRTUS TECNOLOGIA. O QUE É OUTSOURCING DE IMPRESSÃO? Outsourcing consiste na terceirização de processos não estratégicos para.
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Contexto Plano de Gestão Integrada de Pessoas do Sistema Eletrobrás Plano Unificado de Carreira e Remuneração Plano de Avaliação de Desempenho Plano de.
Apresentação Energia Solar Fotovoltaica em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba em empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Instituto Maria Auxiliadora 2013 Correção atividade N°02 9ºAno.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Os Agentes de Mercado e o Sistema Interligado Nacional SIE – Sistemas de Energia Professora Camila Bastos Eletroeletrônica Módulo 8.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Novidades no GIFC em 2015 Leonardo Viana. Novo Site compatível com acesso móvel.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Turismo de Natureza Por: Rui Sousa G. Leitão.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas
FUTURO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SISTEMA ELÉTRICO x CONSUMIDOR Julio Shigeaki Omori Novembro de 2015.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Energia: tecnologia e desenvolvimento sustentável II.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
MISSÃO E VISÃO SGA MISSÃO: Prover recursos humanos, logísticos, orçamentários e financeiros, de forma acessível, tempestiva e com qualidade para que a.
Ilha Solteira: um centro de oportunidades HISTÓRICO Anos 60: Construção da Usina –Nascimento da cidade com pessoas de todo o país  diversidade cultural.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
 Energia Eólica.
M M A LICENCIAMENTO AMBIENTAL IBAMA M M A. 1. IBAMA E SISNAMA Em termos quantitativos, os órgãos de meio ambiente dos Estados (OEMAS) são os principais.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
1 O S D ESAFIOS DA T RANSMISSÃO P AINEL : R EGULAÇÃO DA T RANSMISSÃO 14/04/2016.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
REGIÃO NORTE.
 Análise do Projeto - PITEC  Professores Ana Maria G Takahashi  Elisabete Elena Rato  Escola E.E. Prof. Antonio Lisboa  Disciplina(s) Todas do Ensino.
17/05/2016 Eficiência do uso da água em cidades inteligentes 46ª ASSEMAE Jaragua do Sul SAMUEL LEE VP Vendas e Marketing.
AQUECIMENTO GLOBAL, AGROCOMBUSTÍVEIS E ALIMENTAÇÃO Donald Sawyer CDS-UnB e ISPN 12 de setembro de 2007.
Apresenta Novidade destinada à Fabricantes de móveis Inventor: Ciro José.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização de Servidores, Outsourcing de Impressão e Substituição de Tecnologias.

Virtualização de Servidores – A virtualização de servidores atualmente é um aspecto da TI Verde que busca aumentar o tempo de uso dos equipamentos.

Antes trocavam-se os equipamentos de computação a cada 4 anos. Com a virtualização proporcionou um aumento do tempo de obsolescência, ou seja, em vez de usar o equipamento por 4 anos, conseguimos utilizá-los por até 8 anos para aplicações menos críticas.

Economizamos com a eficiência energética em até 30 % do consumo mensal dos equipamentos, além de 30% a 50% nos custos gerais de TI para esses servidores.

Atualmente já economizamos entre 800 a 1000 KW/h por mês, equivalente a aproximadamente uma economia financeira de R$ 450,00 mensais e R$ 5.400,00 anuais somente com economia da estrutura de servidores.

Porque economizar energia é importante ? Pois as usinas hidrelétricas produzem mais de 90% da energia elétrica consumida no Brasil. Elas dependem da água dos rios em níveis adequados em seus reservatórios para gerar energia. A falta de chuvas, de investimentos e o aumento do consumo resultam em racionamento de energia elétrica e cada vez mais os comuns apagões.

A construção de novas hidrelétricas significa impactos ambientais, pois tendem a alagar áreas extensas, alterando o ecossistema. Procurar a eficiência energética é fundamental para evitar a construção de novas usinas e linhas de transmissão. Novas barragens trazem custos sociais e ambientais elevadíssimos como a inundação de terras e a destruição do hábitat de animais, plantas e de comunidades inteiras que muitas vezes não recebem compensação (reassentamento ou indenização). As grandes hidrelétricas, que inundam imensas áreas de florestas, emitem grandes quantidades de gás metano prejudicial para a atmosfera.

TI/HNSG, trabalhando para a saúde do planeta.