Cristina Martins Gerso Lopes Paz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtornos Invasivos do desenvolvimento
Advertisements

Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Dislexia.
Psicopatologia.
Nome: Thamires e Maria Eduarda Turma: 611 Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Chiele.
Síndrome de Williams (SW)
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
ARGUMENTAÇÃO. DEFINIÇÃO DE ARGUMENTAÇÃO Defesa de uma tese (ou opinião) a respeito de um determinado assunto. Uso de recursos linguístico- expressivos.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Estrutura Organizacional
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
Desenvolvimento infantil
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
CASOS CLÍNICOS LARINGE. Nome: L.F.A Sexo: F Idade: 3m Menor trazida pela mãe ao ambulatório de Pediatria com queixa de ruído respiratório, o qual foi.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
O menino que cresceu no jardim Texto: Gonçalo Tavares Formatação: Maria Jesus Sousa (Juca)
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
ANFETAMINAS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Síndrome de Turner Nomes: Maiara Pereira Ficher, Tamara Pereira
Internar mudar procedimento trocar leito mudar clínica alta procedimentos especiais consulta AIH mapa de leitos pendências sair procedimentos especiais.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
O DESFIBRILADOR A desfibrilação é um procedimento terapêutico que visa corrigir arritmias cardíacas. A aplicação de uma grande corrente num tempo muito.
Campanha da Boa Visão Projeto Coorporativo. Histórico Fundada na década de 90, a ótica C&S vêm se consolidando como uma das maiores lojas especializadas.
Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI,
CARACTERIZAÇÃO DAS PERSONAGENS
MACONHA É NATURAL? WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Eco e Reverberação Eco é o som refletido percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original; e a reverberação acontece quando.
Escalas de Demência Aula 1 Bateria Breve
TESTES DIAGNÓSTICOS 1 Epidemiologia Analítica. CASO CLÍNICO (1) Passo 1: Queixa principal e HPP Homem de 61 anos, comerciário, atendido na UPA QP: tosse.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Intervenção Multidisciplinar: evidências sobre Sequência de Pierre Robin, Síndrome de Crouzon e Velocardiofacial Apresentadores: Caroline Pascon (graduanda.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
LINGUAGEM Curso de Aperfeiçoamento – Psicobiologia 2012.
Enf:saray.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
2010. A ABSW nasceu de um sonho de familiares e profissionais que, preocupados com o desconhecimento desta anomalia, viam as pessoas com SW terem um diagnóstico.
Esquizofrenia.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Psicodiagnóstico O contato com o paciente. O aparecimento do sintoma A interpretação do distúrbio pela família A decisão de procurar ajuda O movimento.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
 SOMA TOTAL DE TODAS AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS OU NEGATIVAS APRENDIDAS NA VIDA.  É FORMADO PELA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO, IMITAÇÃO, PUNIÇÃO.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Bases genéticas do Autismo e suas manifestações Acadêmicas Camila Piccoli da Rosa e Vânia Ramos dos Santos Elisa Sisti Docente do curso de Biomedicina.
HIGIENE E PROBLEMAS SOCIAIS
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
Indicadores de Saúde Conceito
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
Transcrição da apresentação:

Cristina Martins Gerso Lopes Paz Síndrome de Williams Cristina Martins Gerso Lopes Paz

Síndrome de Williams A Síndrome de Williams(SW) é uma rara desordem genética, frequentemente, não diagnosticada. Sua transmissão não é genética. E também não tem causas ambientais, médicas ou influência de fatores psicossociais. Atinge diversas áreas do desenvolvimento, incluindo a cognitiva, comportamental e motora.

Estatística da SW Tem-se por estimativa que em cada 20.000 crianças que nascem 1 é portadora da SW.

Descrição da SW Foi descrita pela primeira vez em 1960 por um médico neozelandês Dr. John Williams; Foi verificado que um grupo de pacientes pediátricos possuíam sintomas parecidos, problemas cardiovasculares, rostos com características semelhantes, atraso mental moderado, dificuldade para ler, escrever e efetuar operações matemáticas; Alguns possuíam extraordinário talento musical com alta noção de ritmo; Afeta tanto homens como mulheres; A maioria das crianças tem grandes dificuldades de alimentação no primeiro ano de vida, incluindo vômitos, recusa de alimentação, podem mostrar grande irritação e chorar excessivamente.

Sinais Clínicos da SW: A face apresenta o aumento do volume da região das pálpebras, nariz com ponta arrebitada e lábios grossos(face de duende); Problemas de cardíacos: estenose valvar supra-aórtica – estreitamento da porção que regula a saída de sangue do coração pela artéria aorta, e estenose de artéria pulmonar - estreitamento da artéria que leva o sangue para os pulmões; Alterações nos rins, na bexiga e no intestino (diverticulite, que é a dilatação de uma parte do intestino); Dificuldade de alimentação nos primeiros meses de vida; Atraso de desenvolvimento neuromotor/deficiência mental;

Sinais Clínicos da SW: Atraso de crescimento com baixa estatura na idade adulta; Aumento do nível de cálcio no sangue (mais freqüente no 1º. ano de vida); Íris ("menina dos olhos") com padrão de estrela; Problemas odontológicos: ausência de alguns dentes, dentes pequenos e, às vezes, com mau fechamento das arcadas dentárias; Voz rouca; Personalidade amigável; Aumento da sensibilidade ao som; Problemas de postura (cifose, lordose).

Diagnóstico da SW Em geral, os sinais clínicos são suficientes para o diagnóstico; Pode ser confirmado por meio de um exame de sangue específico, o cariótipo nos glóbulos brancos do sangue (linfócitos), complementado pela técnica de hibridação in situ (FISH) para os genes da elastina (ELN) e da L1Mquinase, que costuma ser positivo em 90 a 96% dos casos. Como é um exame especializado e de alto custo, pode não estar disponível na maioria dos laboratórios. Considerando essa dificuldade, dependendo do quadro clínico, sua realização pode não ser solicitada.

Causas da SW É causada pela perda de um ou mais genes do braço longo do cromossomo 7, chamado de "síndrome dos genes contíguos". Nessa região, existem 2 genes importantes para o aparecimento dos achados clínicos que foram listados acima: o gene da elastina (ELN), que parece ser responsável pelos defeitos cardíacos, e o L1Mquinase, associado à noção de visão espacial; Essa alteração pode acontecer em um filho de um casal normal,e, em alguns casos (raros), o pai ou a mãe pode ter uma forma muito leve, a qual pode não ter sido diagnosticada antes. Por isso, a consulta com o geneticista é fundamental para esclarecer a causa.

Mais algumas características Verifica-se um padrão distinto de competências e características comportamentais e de personalidades bastante particulares: as crianças são muito sociáveis e comunicativas desde a infância embora de uma maneira não-verbal: utilizam as expressões faciais, o contato visual e, eventualmente gestos para comunicar; começam a falar mais tarde do que o esperado e mostram uma grande variedade no desenvolvimento da linguagem; começam a utilizar palavras simples e algumas frases, geralmente, por volta dos 18 meses;

Mais algumas características mostram grandes facilidades em aprender canções e rimas infantis, revelando uma boa memória auditiva e sensibilidade musical. no que diz respeito ao desenvolvimento motor, as crianças começam a andar geralmente mais tarde do que o esperado e têm dificuldades motoras (motricidade grosseira e fina) e da coordenação oculo-manual. têm dificuldades na orientação espaço-temporal, na avaliação de distâncias e direções e em tarefas que incluem processamento visual.

Características comportamentais e da personalidade Nas crianças: grande sociabilidade; entusiasmo exuberante; grande sensibilidade com as emoções alheias; sentem-se excessivamente a vontade com estranhos; pequeno intervalo de atenção; memória excelente para pessoas, nomes e locais; grande sensibilidade aos sons; ansiedade; medo de alturas, escadas e superfícies irregulares como a areia, tapetes e a relva; preocupação excessiva com determinados assuntos ou objetos; podem mostrar dificuldade em fazer e manter amizades com pares da sua idade.

Características comportamentais e da personalidade Em crianças e adultos: tem personalidade ansiosas e com preocupação excessiva sobre a sua pessoa e os outros; possuem problemas de sono e de controle do esfíncter; muitas são hipersensíveis a uma variedade de sons, como bater palmas ou riso alto, batedeiras, liquidificadores, máquinas de lavar domésticas, podem mostrar ansiedade e medo quando ouvem ou antecipam estes sons. Obs.: Nem todas as crianças são diferentes e nem todas as crianças com SW apresentam todas as características mostradas.

Vídeos http://www.youtube.com/watch?v=7Gjj-FHvyPM http://www.youtube.com/watch?v=Byqvo8EMrPo

Referências Bibliográficas http://www.bengalalegal.com/swb.php http://www.swbrasil.org.br