Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Advertisements

Concurso EDUCA 4430 Representação Distrital G. 09/10 – CONARC 2009.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
A “Economia Azul” na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO NAMIBE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS INTRODUÇÃO As acções no Âmbito de Energia eléctrica desenvolvida.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.
Informação, comunicação e marketing como recurso virtual do Litoral Norte Encontros do LITORAL : uma nova visão para o Litoral Norte Viana do Castelo,
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
MISSÃO Promover a Educação de crianças e jovens carenciadas do Douro como forma de Inclusão Social no território.
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Introdução e Justificativa CAPTAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE AÇÕES COTIDIANAS Cientistas (alunos): Isabela do Lago Silva, Renan Mendes da Silva.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
IT-16 Plano de Emergência
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Formação em Engenharia e Tecnologia INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO ZAIRE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Pedro Lopes Grupo Promosoft Lisboa, 11 Abril, 2007.
Especialização Electrónica & Sistemas Electrónica e Sistemas Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores Major em Automação.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
A mobilidade sustentável como potenciador de atractividade turística Escola Profissional de Esposende Viana do Castelo – 25 de Novembro 2010 Dr. António.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Gestão de Dados para o Sector de Educação 20 de Novembro de 2014.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
 R Radicais livres são átomos ou moléculas com falta de electrões,por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” electrões.
ALTERAÇÕES DE POSICIONAMENTO REMUNERATÓRIO Lei n.º 12-A/08, de 27/2.
Gestão Ambiental Prof. Ms. Jaime Frajuca Curso de Engenharia de produção.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Apresenta Novidade destinada à Empresas fabricantes de facas e lâminas Inventores: Fernando Alves dos Santos.
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Sérgio Fortuna | 19 Novembro Decreto-Lei N.º 309/93, de 2 de Setembro.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo Encontros do Litoral Viana do Castelo de Novembro de 2009

Uma ligação ancestral ao mar

Uma ligação ao mar que se prolongou até à actualidade

Aqui onde a terra e o mar se encontram…

Será que o mar tem hoje algo para oferecer?

Produzir energia eólica no mar?

Usar as ondas e as marés para produzir energia?

Desenvolver a aquicultura e regressar à pesca?

Encontrar nas algas novas e velhas fontes de rendimento?

Concentrar em actividades de lazer?

Qual o relacionamento do IPVC com o mar?

Como se tem relacionado o IPVC com esta temática? - IDCEM (Instituto para o Desenvolvimento do Conhecimento e Economia do Mar) e através dele no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar - Ínsua de Caminha, uma referência no Litoral Norte a que deve ser dada vida - Dieta Atlântica, consagrada no Pólo de Competitividade Agro-alimentar actualmente designado pró Portugal Foods - Projecto Panthalassa. O projecto tem por objectivo promover a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental da produção, da transformação e do consumo de pescado através da implementação de sistemas integrados abrangendo toda a cadeia de produção que permitem, para cada fase do processo de fabrico, desenvolver as melhores soluções do ponto de vista ambiental e de segurança conferindo maior valor acrescentado aos produtos. - GIAP (Gestão Integrada do Ambiente e da Paisagem) - Um Mar de Oportunidades , organização do Fórum Iberoamericano dos recursos marinhos e da aquacultura

Competências do IPVC Para além dos envolvimentos referidos anteriormente, o IPVC reúne um conjunto de competências muito grande, que pode facilmente ser colocado ao serviço do mar: A Gestão e o Turismo. A Engenharia Alimentar, a Tecnologia de Computação Gráfica, a Engenharia Informática, a Engenharia Civil, a Engenharia Electrónica, Engenharia de Sistemas e Energias Renováveis, os Designs de Produto e de Ambientes. Muitas destas áreas existem a nível de CET, Licenciatura e Mestrado, para além de colaborações em Doutoramentos. Nota: A Engenharia Alimentar actual deriva do Curso de Tecnologia das Pescas e Pescado, curso extinto por não ter conseguido captar alunos.

O que falta na nossa relação com o mar?

O que é verdadeiramente importante? O que é para nós o mar? Quais os projectos que podem ser seleccionados e onde se podem concentrar os esforços com certeza de obtenção de resultados? Como vamos medir os resultados obtidos face aos investimentos efectuados? Estamos a discutir o mar de forma suficientemente aberta e participada? Onde estão as pessoas que necessitam do mar para viver? O que falta na nossa relação com o mar?

Obrigado Continuação de bom encontro