SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”
Advertisements

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DIVULGAÇÃO DA PESQUISA
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Elementos da Narrativa
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Crônica Um gênero do cotidiano.
COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Leitura de Textos Científicos
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Trabalhando em sala de aula
O L i v r o.
PROJETO LER É SABER: O HUMOR NOS GÊNEROS DO FASCÍCULO II
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Estratégias de leitura
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Linguagem publicitária
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
Saiba como interpretar imagens no Enem
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Histórias em Quadrinhos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Seminário de Análise e Produção Textual III
Avaliação de Língua Portuguesa
Domínio da Leitura e Escrita
PROVA BRASIL 2015.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
Por que o jornal na escola?
Animais conhecer para cuidar
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Didática da Alfabetização
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO FELIZ SÃO PAULO APOSTOLO Professoras: Elisângela Aparecida Bóis de Oliveira Luciani Escarmanhani Silva Luciani Escarmanhani.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
TRABALHO COLABORATIVO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Currículos e Programas
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)

Público-Alvo: 9º ano (Ensino Fundamental II) Professores: Paula Gonçalves Teixeira – E. E. Eliane Aparecida Dantas da Silva Vanessa de Sousa Nepomuceno Valentim – E. E. Eliane Aparecida Dantas da Silva Lucia Viana Barbosa – E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II Marta dos Santos Gomes - E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II Maria Aparecida Laranjeira Rufino - E. E. Conjunto Habitacional Parque Dourado II

Habilidades de Leitura Antes da leitura - Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto: Ativação de conhecimento de mundo - Antecipação do tema ou ideia principal a partir dos elementos paratextuais, como títulos, subtítulos, etc. - Antecipação do tema ou ideia principal a partir do exame de imagens. O que é um avestruz? Como ele é? Os alunos conhecem um avestruz? Listar na lousa as características dadas pelos alunos de um avestruz e depois comparar com a imagem real.

Durante a leitura - Leitura compartilhada do texto. - Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura Ler o texto e comparar com o que foi dito pelos alunos anteriormente à leitura. - Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário (palavras como “Floripa”, levar o aluno a perceber que é o “apelido” de Florianópolis;

gigolô, pode-se lembrá-los do título do filme “Gigolô por acidente”, etc) - Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática - Identificação do tipo textual narrativo: Quem é o narrador? Quais são os personagens? Tempo? Espaço? Enredo? - Identificação do gênero textual crônica (encontrar as marcas de senso de humor no texto, marcas de tempo, identificando no texto expressões que comprovem senso de humor, local, o cotidiano do autor, etc.).

Depois da leitura - Construção da síntese semântica. - Troca de impressões sobre o texto.

Material de apoio para o desenvolvimento do projeto Retroprojetor Dicionários Revistas e/ou fotos com imagens de um “avestruz” Computador Lousa

Atividades que poderão ser trabalhadas após levantamento de idéias e hipóteses. Apresentação de um teatro Ilustrações Transformar a narrativa em uma história em quadrinhos Reescrita de texto trocando o “personagem principal”, que no caso é o AVESTRUZ, para outro tipo de animal.