Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB.

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Transcrição da apresentação:

Curso: Estratégias para a construção do conhecimento na prática reflexiva do Ensino Médio Marta Fernandes Caregnato ATIVIDADE REFLEXIVA 4: ENSINO DE OSPB E MORAL E CÍVICA DURANTE O REGIME MILITAR X ENSINO DE FILOSOFIA

OSPB (Organização Social e Política Brasileira) e Moral e Cívica Durante a Ditadura Militar pretendia-se formar indivíduos que se adequassem à nova ordem social.

A Moral e Cívica e OSPB atuavam na cabeça dos estudantes inculcando certos valores, como: patriotismo, nacionalismo, obediência, fé, passividade, ordem/submissão. Evitando assim que eles se tornassem “subversivos”.

CONTROLE IDEOLÓGICO

Já o Filosofar pressupõe a universalidade, a abertura ao diálogo, o criticar, o indagar, o questionar, o propor novas respostas a velhas questões e levantar novas questões, a criatividade, a inovação.

Filosofar é ir além dos dogmas implantados nas cabeças das pessoas para manipula- las. Filosofar é confiar na razão e ouvir o que a própria consciência diz. É ter a ousadia de apresentar um ponto de vista diferente do egemônico.

Perguntar é se abrir à transcendência. As perguntas não devem ser proibidas, nem tão pouco a reflexão. Isso significa que não se pode impor uma doutrinação – não com razão. Finalmente, em 2008, a lei que torna a Filosofia obrigatória foi aprovada, trazendo o êxodo, da caverna da doutrinação, do servilismo, da obediência cega, imposta e do cabresto do Nacionalismo à liberdade da crítica, do pensar sem fronteiras, da expansão de consciência no horizonte do pensamento universal.