O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Didática e Metodologia no Ensino Superior
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Curso de Docência Universitária
Quando falamos em aprender...
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Perfil do Profissional
Planejamento - Professor
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O aluno elaborando conceitos
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Portfólios da Prática Pedagógica
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Como elaborar um plano de aula
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Didactica de Ensino Técnico 1 A Didáctica de Ensino Técnico Por Jacinto Costa, MEd CONCEITOS BÁSICOS E RELAÇÃO ENTRE ELES.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Termo de Terminalidade
AVALIAÇÃO Curso Noturno Segundo o documento:
Transcrição da apresentação:

O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem

Concepções de Didática Grécia antiga: ensinar, instruir, fazer aprender 1633 - Comênio (educador tcheco) “Didactica Magna – a arte de ensinar tudo a todos” Aurélio – técnica de dirigir e orientar a aprendizagem

Concepções de Didática Compêndio de técnicas ou receituário para um bom ensino Castro – “passar a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar”.

Concepções de Didática Candau – “reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica”. Masetto – “reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica”.

Didática como reflexão sistemática Estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.

Áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano: Filosofia Sociologia Psicologia Antropologia História Política Teorias da Comunicação Presentes no estudo da Didática

Refletir como: A criança e o adolescente aprendem É a atividade do professor em aula Os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor O professor ajuda os alunos a aprender

Refletir como: Organizar o currículo de uma escola Desenvolver a capacitação de professores Motivar os alunos Avaliar Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola

Buscando alternativas Aplica conhecimentos resolver problemas e questões do dia-a-dia Teorias válidas se solucionam problemas da prática pedagógica Teorias educacionais confronto com a prática pedagógica e consegue resolver problemas

Didática e o Processo de Ensino-aprendizagem Interesse da Didática: tudo que o aluno aprende na relação com o professor e com a turma o processo de aprendizagem

Aprendizagem Desenvolvimento da pessoa como um todo Inteligência Afetividade Padrões de comportamento moral Relacionamento com a família, local de residência, cidade e país Coordenação motora Capacidades artísticas Comunicação

Aluno em contínua evolução/história do seu povo e nação Processo de aprendizagem Três dimensões a) humana relacionamento interpessoal alunos/professores afetividade (sucesso ou fracasso)

b) político-social escola – local – época histórica orientações e diretrizes governamentais políticas governamentais material pedagógico elaborado por autores que têm posições políticas e sociais processo intencional → orientado por objetivos a serem alcançados

b) técnica definição de objetivos seleção de conteúdos técnicas e recursos de ensino organização do processo de avaliação escolha de técnicas avaliativas planejamento de curso e de aula

Dúvidas dos professores Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados?

A Didática contribuindo com os professores Planejamento de um curso com a participação dos alunos Como envolver co-responsavelmente os alunos nessa atividade Selecionar assuntos interessantes

Variar as técnicas das aulas / participação dos alunos Teoria e prática entre os conhecimentos científicos e a realidade do dia-a-dia Transformar a avaliação em incentivo

Pesquisas e conhecimentos produzidos Incentivar os professores a pesquisarem Troca de experiências entre professores e especialistas Estimular o aluno a se interessar pela matéria