O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Concepções de Didática Grécia antiga: ensinar, instruir, fazer aprender 1633 - Comênio (educador tcheco) “Didactica Magna – a arte de ensinar tudo a todos” Aurélio – técnica de dirigir e orientar a aprendizagem
Concepções de Didática Compêndio de técnicas ou receituário para um bom ensino Castro – “passar a reunir os conhecimentos que cada época valoriza sobre o processo de ensinar”.
Concepções de Didática Candau – “reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica”. Masetto – “reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica”.
Didática como reflexão sistemática Estudo das teorias de ensino e de aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.
Áreas do conhecimento que pesquisam o desenvolvimento humano: Filosofia Sociologia Psicologia Antropologia História Política Teorias da Comunicação Presentes no estudo da Didática
Refletir como: A criança e o adolescente aprendem É a atividade do professor em aula Os alunos de uma turma se relacionam entre si e com o professor O professor ajuda os alunos a aprender
Refletir como: Organizar o currículo de uma escola Desenvolver a capacitação de professores Motivar os alunos Avaliar Qual a influência dos governos e da sociedade sobre a escola
Buscando alternativas Aplica conhecimentos resolver problemas e questões do dia-a-dia Teorias válidas se solucionam problemas da prática pedagógica Teorias educacionais confronto com a prática pedagógica e consegue resolver problemas
Didática e o Processo de Ensino-aprendizagem Interesse da Didática: tudo que o aluno aprende na relação com o professor e com a turma o processo de aprendizagem
Aprendizagem Desenvolvimento da pessoa como um todo Inteligência Afetividade Padrões de comportamento moral Relacionamento com a família, local de residência, cidade e país Coordenação motora Capacidades artísticas Comunicação
Aluno em contínua evolução/história do seu povo e nação Processo de aprendizagem Três dimensões a) humana relacionamento interpessoal alunos/professores afetividade (sucesso ou fracasso)
b) político-social escola – local – época histórica orientações e diretrizes governamentais políticas governamentais material pedagógico elaborado por autores que têm posições políticas e sociais processo intencional → orientado por objetivos a serem alcançados
b) técnica definição de objetivos seleção de conteúdos técnicas e recursos de ensino organização do processo de avaliação escolha de técnicas avaliativas planejamento de curso e de aula
Dúvidas dos professores Como fazer com que os alunos se interessem pela matéria? Como motivar os alunos para que eles estudem? Como resolver os casos dos alunos indisciplinados?
A Didática contribuindo com os professores Planejamento de um curso com a participação dos alunos Como envolver co-responsavelmente os alunos nessa atividade Selecionar assuntos interessantes
Variar as técnicas das aulas / participação dos alunos Teoria e prática entre os conhecimentos científicos e a realidade do dia-a-dia Transformar a avaliação em incentivo
Pesquisas e conhecimentos produzidos Incentivar os professores a pesquisarem Troca de experiências entre professores e especialistas Estimular o aluno a se interessar pela matéria