Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Mobilidade Urbana
Advertisements

Compras governamentais: modelo e oportunidades para serviços
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
Code-P0 São Paulo, 30 de julho de 2010 Copa do Mundo de 2014: Planos e Ações do Governo Federal Documento de suporte para o 5º Congresso Internacional.
Ministério das Cidades Projetos no Rio Grande do Sul Ministro Aguinaldo Ribeiro 21/12/12 Porto Alegre - 21/12/12.
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
MOBILIDADE URBANA Miriam Belchior Ministra de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Cana de açúcar como ativo estratégico da agenda de mitigação de GEEs brasileira “O papel do setor sucroenergético na redução das emissões de gases e sua.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Perspectivas do Trem de Alta Velocidade Bernardo Figueiredo Julho/2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Coordenação Geral de Mudanças Globais de.
45ª Assembleia Nacional – ASSEMAE Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Poços de Caldas/MG – 25 de maio.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
A Secretaria de Estado da Fazenda. Projeto de Apoio à Modernização e Transparência da Gestão Fiscal do Estado do Pará (PROFISCO PA) Belém/PA, agosto de.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Brasília - DF MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC Plano Setorial.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
“Mobilidade Verde – Compartilhamento de carros e bikes elétricas” Recife-PE. 05 de Agosto de 2015 Angelo leite – SERTTEL LTDA.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano Dario Rais Lopes Secretário Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades.
Fonte: IBGE Elaboração MP PIB (% aa) 94,1% executados até dez/ ,1% 21% executados até dez/ % R$ bilhões PAC 1 – PAC 2 –
passado – presente - futuro
DENATRAN DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO Ministério das Cidades.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Trabalha pelo desenvolvimento do setor de cruzeiros no Brasil. Associação sem fins lucrativos, criada em 2006, com o objetivo de auxiliar na regulamentação,
A ERRADICAÇÃO DE LIXÕES E INCLUSÃO SOCIAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS. O papel das instituições federais e do Ministério das Cidades MINISTÉRIO.
MELHORIA DOS ACESSOS RODOVIÁRIOS À BAIXADA SANTISTA DUARTE NOGUEIRA Secretário de Logística e Transporte.
Programa Fundo Clima Agosto de Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Objetivo do Fundo Clima Apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
Construção e reforma de escolas16 Construção e reforma de Centros de Saúde09 Reforma de UPAs02 Centro Esportivo01 Infraestrutura 15 OBRAS EM ANDAMENTO.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - MAPA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO – SDC DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE.
SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Região Metropolitana de Campinas? Região Metropolitana de Campinas?
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros Delano Ferraz Ex-Diretor de Tecnologia da Informação do DFTRANS.
Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa da CESAN Ludimila Marvila Girondoli Divisão de Gestão de Resíduos e Recursos Hídricos (M-DRH) André Luiz.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
SANEAMENTO DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS 2007 A JUNHO/2011.
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Transcrição da apresentação:

Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana

Ministério das Cidades Problemas da Mobilidade Urbana Número de Mortos por Acidente de Trânsito

Ministério das Cidades Problemas da Mobilidade Urbana Mortes no Trânsito por Usuário

Mobilidade e Tempo de Deslocamento Ministério das Cidades

Mobilidade e Tempo de Deslocamento Ministério das Cidades

Meio Ambiente: gases de efeito estufa e emissões locais Ministério das Cidades

População Imobilizada Ministério das Cidades Entre os 10% mais pobres cerca de 30% das famílias não efetuam gastos com Transporte Público Urbano, o que é um indicador de exclusão dessas famílias em função da falta de capacidade de pagamento pelos serviços de transporte. Fonte: IPEA - Nota técnica nº 2/2013

Ministério das Cidades Causas Aumento da frota de veículos particulares

Custo do Transporte acima da inflação Ministério das Cidades

Deficiências na qualidade do Transporte Coletivo Ministério das Cidades Fonte:

Ministério das Cidades Resumo dos Problemas e Desafios

Ministério das Cidades DESAFIOS Lei / Política Nacional de Mobilidade Urbana Artigo 6º, II Prioridade dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado; Prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados.

Ministério das Cidades Ações em Desenvolvimento Carteira da Projetos (PAC + Copa) Valor de Financiamento e OGU Programa Recursos não orçamentários (Financiamento ) Recursos orçamentários (OGU) Projetos de mobilidade vinculados à Copa do Mundo FIFA 2014R$ 6 bilhões- Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas - 1ª etapaR$ 1,35 bilhões- Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas - 2ª etapa (Em fase de contratação) R$ 8,2 bilhões- Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas - 3ª etapa (Em fase de contratação) R$ 5 bilhões- Mobilidade Grandes Cidades (Em fase de contratação) R$ 12,16 bilhõesR$ 10,27 bilhões Mobilidade Médias Cidades (Em fase de contratação) R$ 7,9 bilhões- TOTALR$ 40,61 biR$ 10,27 bi Recursos alocados em Mobilidade Urbana pelo Governo Federal

Ministério das Cidades Ações em Desenvolvimento

Ministério das Cidades O que o Governo Federal está fazendo 200 empreendimentos em 102 cidades Km em Sistemas de Transporte Coletivo Urbano.

Ministério das Cidades Novas Ações Pacto da Mobilidade – 50 bilhões Regiões Metropolitanas São Paulo Rio de Janeiro Salvador Belo Horizonte Curitiba Fortaleza Recife 10 municípios com mais de 700 mil habitantes Grande ABC e Baixada Santista

Ministério das Cidades Novas Ações Pacto da Mobilidade – 50 bilhões Recursos já anunciados – R$ 19,2 bilhões Rio de Janeiro, Fortaleza, Guarulhos, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Paulo, Grande ABC Paulista, Campinas, Porto Alegre e Salvador e Curitiba Em Obras – R$ 19 bilhões – 42 empreendimentos Trilhos: metrôs, monotrilho e VLT Pneus: corredores de ônibus, BRTs e terminais Em Projetos e EVTEs – R$ 137 milhões – 19 empreendimentos Expectativa de alavancar mais R$ 7 bilhões em obras

Ministério das Cidades O que o Governo Federal está fazendo para a Implementação da Política de Mobilidade Urbana Lei /2012 Sistema de Informações de Mobilidade Urbana – SIMUSistema de Informações de Mobilidade Urbana – SIMU Capacitação e Desenvolvimento de Instituições dos Estados e MunicípiosCapacitação e Desenvolvimento de Instituições dos Estados e Municípios Seminário de Sensibilização para Política e Plano de Mobilidade UrbanaSeminário de Sensibilização para Política e Plano de Mobilidade Urbana Preparação de curso de capacitação para elaboração de Plano de Mobilidade UrbanaPreparação de curso de capacitação para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana Preparação de Programa de Assistência Técnica para apoios aos Estados e MunicípiosPreparação de Programa de Assistência Técnica para apoios aos Estados e Municípios Elaboração de Manuais de Procedimentos (Cadernos Técnicos de Referência) - PlanMobElaboração de Manuais de Procedimentos (Cadernos Técnicos de Referência) - PlanMob Monitoramento e Revisão do Plano Setorial de Transporte e da Mobilidade Urbana para mitigação e adaptação à mudança do climaMonitoramento e Revisão do Plano Setorial de Transporte e da Mobilidade Urbana para mitigação e adaptação à mudança do clima

Meio Ambiente: gases de efeito estufa e emissões locais Ministério das Cidades Compromisso Nacional Voluntário: Lei nº /2009 – Política Nacional sobre Mudança do Clima - Compromisso nacional voluntário de redução de emissões O Governo Brasileiro assumiu o compromisso voluntário de implementar ações de mitigação, com vistas à redução das emissões nacionais na faixa de 36,1% a 38,9%, em relação à sua projeção para O compromisso nacional voluntário deverá reduzir as emissões em pelo menos 1,168 bilhões tCO 2 eq em 2020, o que reduziria as emissões em 2020 a montante máximo de 2,068 bilhões tCO 2 eq.

Plano Setorial de Transporte e da Mobilidade Urbana para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima - PSTM Ministério das Cidades Melhoria do sistema de mobilidade urbana; Mitigação das emissões de GEE com ampliação da infraestrutura de transporte de cargas e maior utilização de modos mais eficientes para transporte de cargas e de passageiros; Previsão de redução de 19,5 MtCO2 até 2020.

Evolução de emissões de CO2 Ministério das Cidades

Cidades Considerações Finais Problemas atuais graves na mobilidade urbana Grandes projetos em implantação Mudança de paradigma - Prioridade do transporte coletivo sobre o transporte individual

Marco Antonio Vivas Motta Diretor de Cidadania e Inclusão Social Novembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana DECIS – Departamento de Cidadania e Inclusão Social