Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
Advertisements

Profa. Grasiele A.F. Nascimento
PARTES, REPRESENTAÇÃO E PROCURADORES
Aula 2: Prática trabalhista
Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
Peça
Processo do Trabalho Relações de Trabalho II – Luiz Guilherme Migliora e Ricardo H. Safini Gama.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Intervenção de terceiros
PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA PRÁTICA
Petição Inicial – Critérios para sua Elaboração e a Correção da OAB
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I/NITERÓI – TGP II/MACAÉ
D. Processual Trabalho aula 7
Procedimento ordinário, Petição inicial e pedidos
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM COMODATO
Prática Jurídica I Petição Inicial.
AJUIZAMENTO – PROVIDÊNCIAS
Juizados Especiais Federais em Ações Previdenciárias
Professor Jaques Sonntag
PETIÇÃO INICIAL.
PETIÇÃO INICIAL.
Petição Inicial Princípio da Inércia – “Art. 2o Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos.
A PETIÇÃO INICIAL NO PROCESSO CIVIL
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Assistência
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
Prática Jurídica I Contestação.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
PETIÇÃO INICIAL (EXORDIAL) E A RESPOSTA DO RÉU
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
Professor Ms. Arlei da Costa
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Jurídicas Faculdade de Direito DISCIPLINA: PRÁTICA DO PROCESSO TRABAHISTA AULA: RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
Petição Inicial.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 13 – PEDIDOS.. NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Conteúdo Programático desta aula Petição Inicial. Relação da causa.
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 03 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 3 PROAB.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Ana Beatriz Lisboa Pereira
Profº Carmênio Barroso
ESTRUTURA DE UMA CONTESTAÇÃO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I.
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Profa. Alessandra Montebelo Gonsales Rocha São Paulo, 6 de junho de 2009.
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
AULA 03 – COMPETÊNCIA 4. COMPETÊNCIA 4.1. CONCEITO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Aula I Ementa: Procurações; Substabelecimentos; Petições de Juntada.
ELABORAÇÃO DE PETIÇÃO INICIAL TRABALHISTA
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO CORRETO DA LINGUAGEM PADRÃO CULTA Prof: Leila Tosi.
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
ÓRGÃOS DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E COMPETÊNCIA
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
A competência para a apreciação do processo de falência e de recuperação judicial, bem como de seus incidentes, é do juízo do principal estabelecimento.
AULA 28 – AULA 28 – Analisados e estudados sob a ótica do vigente CPC e NCPC *Apelação *Agravo: instrumento retido *Embargos infringentes.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
PRÁTICA SIMULADA II Aula 2 – Articulação, Teoria e Prática. Os elementos da petição inicial Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 09 – Resolução do caso concreto da Aula 08 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
PROCURAÇÃO PROCURAÇÃO: É o instrumento do mandato.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 5 – Resolução do Plano de Aula 4 – Ação de Consignação em Pagamento Profª. Andréa Cleto.
PRÁTICA SIMULADA I Aula 08 – Resolução do caso concreto da Aula 07 - Contestação Profª. Andréa Cleto.
Brocardo jurídico “Da mihi factum dabo tibi jus.” “Dá-me os fatos e eu te darei o direito.”
- Princípios do Direito Processual do Trabalho Princípios gerais, princípio da proteção, princípio da gratuidade, princípio da simplificação dos procedimentos,
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio.
Professor Ms. Arlei da Costa. “ É o direito de pedir ao Estado – Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. É também o direito público.
Transcrição da apresentação:

Denominação: A petição exordial ordinária na Justiça do Trabalho, na forma do disposto no artigo 840 CLT, tem a denominação de Reclamação Trabalhista. Caso o aluno esteja sendo examinado, a fim de evitar a perda de pontos, e, eventual recurso da correção, deve-se utilizar a nomenclatura denominada pelo legislador, na figura do disposto no artigo 840 da CLT.

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Requisitos Fundamentais:  Artigo 840 da CLT, simplista, não representando a peça processual feita por advogado.  Jus postulandi  Requisitos do artigo 282 do CPC, aplicação subsidiária no processo laboral(art. 769 CLT).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Endereçamento da petição inicial:  Necessário a identificação do órgão jurisdicional que tenha competência para receber a postulação.  Competência funcional Justiça do Trabalho arts. 650 a 653).  Caso não existente, Juízo de direito, arts. 668 a 669, e, CF, art. 112).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Sergio Pinto Martins(2004, p. 250):...É comum, naquelas localidades em que há varas do Trabalho, o advogado dirigir a petição ao Senhor Doutor Juiz de Direito, quando o correto é ao Senhor Doutor Juiz do Trabalho da Vara do Trabalho. A petição só será dirigida ao juiz de Direito nas localidades em que não exista Vara do Trabalho e aquele magistrado tenha jurisdição trabalhista. Não será a petição dirigida ao Juiz Federal do Trabalho. O Juiz do Trabalho é um magistrado federal, não existe a denominação Juiz Federal do Trabalho na Constituição, apenas Juiz do Trabalho.

Reclamação Trabalhista: petição inicial  A competência da Vara do Trabalho:  Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ____ Vara do Trabalho de (localidade).  Se Juiz de Direito:  Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível de (localidade).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  A competência territorial da Justiça Laboral está disciplinada no artigo 651 da CLT.  Ver artigo 651 CLT....  Caso o empregado tenha sido contratado em Fortaleza, mas trabalhou em Recife, é nesta localidade em que a reclamatória deve ser proposta: Vara do Trabalho de Recife.

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Ademais, as exceções a regra geral estão expostas no artigo 651 da CLT.  Qualificação das partes:  A CLT é genérica – art. 840, § 1º.  CPC, especifico – artigo 282, II.  A regra é consignar o nome, prenome, estado civil, profissão e domicilio, tanto do reclamante como do reclamado.

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Exemplo:  Beltrano de Tal, brasileiro, casado, comerciário, inscrito no PIS sob o n.º......, inscrito no CPF sob o n.º , CTPS n.º....., nascido em: , residente e domiciliado nesta Capital, na Rua , n.º....., CEP:, doravante denominado reclamante, vem, propor a presente RECLAMAÇÃO TRABALHISTA contra

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Reclamante incapaz ou relativamente incapaz:  A CLT, permite o contrato de trabalho de maiores de 16 anos, enquanto os menores de 16 e maiores de 14 anos, somente firmarão contrato de aprendizagem(CF, art. 7º, XXXIII).  Caso o reclamante seja menor de 18 anos, deverá ser assistido ou representado, razão pela qual necessário se faz na inicial o registro completo do assistente ou representante(CPC, art. 8º).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Patrono(Advogado):  Como no exame de ordem, se deseja verificar que a peça processual é confeccionada por advogado, necessário registrar, exemplo: ...vem, por seu advogado infra-assinado, constituído na forma do instrumento de mandato em anexo, inscrito na OAB/BA sob o n.º....., com escritório profissional sito na AV , n.º , CEP: , Cidade(estado).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Reclamado:  Tanto reclamante e reclamado, devem estar apresentados com qualificação completa.  Observar as regras de representação processual – artigo 12 do CPC.  Nestas situações, exemplificamos:

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Massa Falida: ...Massa Falida de Fármacos Bem Te vi Ltda., pessoa jurídica de direito privado interno civil, estabelecida em (Cidade), na Rua , n.º , CEP: , representada por seu síndico, Sicrano de Tal, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado na Rua , n.º....., CEP: , (cidade), (estado).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Espólio: ...Espólio de , representado por seu inventariante, Fulano de Tal, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado na Rua , n.º , CEP: ,(cidade), (estado).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Litisconsórcio:  Ação individual plúrima (CLT, art. 842), vários reclamantes autores em demanda que tem em comum identidade de matéria e pretendem a tutela jurisdicional contra o mesmo empregador.  No passivo, mais de um reclamado no pólo passivo, ocorre nos casos de condenação subsidiária(Sumula 331 TST) ou condenação solidária(ex.:art. 2º § 2º da CLT).

Reclamação Trabalhista: petição inicial  Comissão de Conciliação Prévia:  Lei 9.958/2000, requisito essencial a propositura da ação, ou seja, antecedente subsunção do dissídio a Comissão de conciliação Prévia(CLT, art. 625-D).  Suspenso por liminar em ADIN-STF.  Ver CLT.