Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos

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Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos

ADMINISTRAÇÃO DA LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS Administração da Logística pode ser definida como sendo “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto-de-origem até o ponto-de-consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes” (Council of Logistics Management). Clique para adicionar texto

Componentes da Administração da Logística Logística: Saídas Logística: Entradas Ação Gerencial Planejamento Implementação Controle Orientação ao Marketing (vantagem competitiva) Recursos naturais, terras, instalações, equipamentos Fornecedores Clientes Recursos Humanos Matérias-Primas Estoque em Processo Produto Acabado Utilidade de Momento e Lugar Recursos Financeiros Direcionamento eficiente ao cliente Distribuidores Recursos de Informações Ativo da empresa Clique para adicionar texto Atividades da Logística Serviço ao cliente Previsão de volume de pedidos Comunicações – Distribuição Controle de estoque Movimentação de materiais Processamento de pedidos Suporte – serviço e peças de reposição Escolha local fábrica e armazém Compras Embalagem Manuseio de devoluções Remoção lixo industrial Tráfego e transporte Armazenagem e estocagem

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO FABRICANTE FORNECEDOR CLIENTE CADEIA DE SUPRIMENTOS SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO FABRICANTE FORNECEDOR CLIENTE Forneci-mento físico Planejamento e controle de produção Distribuição física FLUXO DOMINANTE DE PRODUTOS E SERVIÇOS FLUXO DOMINANTE DE DEMANDA E DE PROJETOS E INFORMAÇÕES Fluxo Reverso – Devolução ou Reciclagem.

Membros da SC fornecedor Pré fornecedor Broker Varejo Fabricante Consumidor fornecedor Pré fornecedor Distribuidor

Movimentação na Cadeia de suprimentos

Elementos Principais Fornecedor Cliente Planejar Comprar Produzir Distribuir

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores importantes: A cadeia de suprimentos inclui todas as atividades e processos necessários para fornecer um produto ou serviço a um consumidor final; Qualquer número de empresas pode ser ligada em uma cadeia de suprimentos; Um cliente pode ser o fornecedor de outro cliente de modo que a cadeia total possua muitas relações do tipo fornecedor-cliente; Embora o sistema de distribuição possa dar-se diretamente do fornecedor para o cliente, dependendo dos produtos e dos mercados, poderá também conter diversos intermediários (distribuidores), como atacadistas, depósitos e varejistas; Produtos ou serviços geralmente fluem de um fornecedor para o consumidor, enquanto demanda e projeto geralmente fluem de um cliente para o fornecedor. Raramente isso não acontece.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Fatores importantes: Embora esses sistemas variem de setor para setor e de empresa para empresa, os elementos básicos são os mesmos: suprimento, produção e distribuição. A importância relativa de cada um depende dos custos desses três elementos.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais No passado, os sistemas de suprimento, produção e distribuição eram organizados segundo funções separadas que se reportavam a diferentes departamentos de uma empresa. Muitas vezes, políticas e práticas dos diferentes departamentos maximizavam os objetivos departamentais sem considerar o efeito que poderiam ter outras partes do sistema.

Conflitos dos sistemas tradicionais CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais Enquanto cada sistema tomava decisões que eram as melhores para si mesmos, os objetivos gerais da empresa eram prejudicados. Por exemplo: o departamento de transporte poderia enviar as maiores quantidades possíveis, para minimizar os custos de transporte. Entretanto, esse procedimento fazia os estoques crescerem e resultava em maiores custos de estoque e de carregamento.

Conflitos dos sistemas tradicionais CADEIA DE SUPRIMENTOS Conflitos dos sistemas tradicionais Para obter o máximo de lucro, uma empresa deve ter pelo menos quatro objetivos principais: Prover o melhor serviço ao cliente; Prover os mais baixos custos de produção; Prover o menor investimento em estoque; Prover os menores custos de distribuição.

EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Clientes Distribuição Fornecedor Suprimentos Materias Primas Estoque em Processo Produtos Acabados PRODUÇÃO

Nova Visão da Logística Fornecedor Fábrica Cliente Logística de Abastecimento Logística Interna Logística de Distribuição PCP estoques etc sistema transporte etc sistema transporte etc Logística Integrada

INTEGRAÇÃO CARACTERÍSTICA MARCANTE NA EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA Fornecedor Cliente Produtor INTEGRAÇÃO