Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Economia
Advertisements


DO QUE TRATA A CONTABILIDADE SOCIAL
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
CONTABILIDADE NACIONAL
Sistema Econômico / Organização Econômica
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS (Cont.): AS TRUs Sílvia Helena G. de Miranda LES-ESALQ LES 200 – Contabilidade Social Setembro 2015.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
Aula Teórica nº 7 Sumário: 4. Consumo Privado, Poupança das Famílias e Investimento 4.1. Consumo privado, poupança das famílias e riqueza Bibliografia:
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
Senado Federal COMISSÃO DE SERVIC ̧ OS DE INFRAESTRUTURA Audiência Pública 15/04/2013 Energia e Desenvolvimento do Brasil Prof. Luiz A. Horta Nogueira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
Proposta de Solução para um Grande Desafio Soluções Completas com TICs para um Brasil Digital Inovador e Competitivo Meta Brasil no Top 20 até 2022 Cesar.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
REINTEGRA Audiência Pública Câmara de Deputados 19 de Novembro de 2013.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
SISCOSERV SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO BRASÍLIA, 10 DE SETEMBRO.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Aula Teórica nº 2 Sumário: 2. Medição da Actividade Económica e das Variáveis Económicas 2.1. Medição do produto e do desemprego Medição do produto.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Introdução à Administração
Capitalista Socialista Misto
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Desempenho Exportador e Políticas Públicas Rio de Janeiro.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Assuntos Finais Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra (Jan / 2011)
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Análise Econômica e Social do Brasil Prof. Jorge Luiz FACULDADES ANHANGUERA.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO Destaques preparados para reunião do grupo temático do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Rinaldo.
CH. 60h Prof. ORIGENES A. MARTINS JUNIOR. O aluno irá participar de debates sobre a ciência econômica, desde a sua definição como ciência social, passando.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Princípios de Macroeconomia Prof. Pedro Marques Esalq/USP Copyright © 2001 by Harcourt, Inc. All rights reserved. Requests for permission to make copies.
O Fluxo Circular da Renda e as interconexões na economia
Alessandro G. Teixeira Presidente Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial: Inovar para competir.
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA MPV 651/2014. Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios 80%
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Transcrição da apresentação:

Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional 17 de setembro de 2015

2 A Indústria de Defesa e Segurança no Brasil engloba aspectos estratégicos, aspectos geopolíticos, aspectos ligados à Soberania Nacional, mas principalmente aspectos ligados aos impactos econômicos e sociais das atividades de produção e de serviços.

3 Considerando que, até o momento, o Brasil não realizou um trabalho científico mensurando estes impactos econômicos e sociais, a ABIMDE solicitou uma “Avaliação da importância socioeconômica da Indústria de Defesa e Segurança no Brasil” para a FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

4 A FIPE foi criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da FEA-USP para a análise dos fenômenos econômicos e sociais com o propósito de contribuir, dentre outros, para: O debate dos problemas econômicos e sociais do Brasil; O crescimento econômico, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do País, a melhor distribuição de renda e a eliminação da pobreza; O desenho de contratos públicos e privados mais eficientes.

5 A metodologia aplicada pela FIPE foi a de insumo-produto, que permitiu que se considerassem o conjunto de atividades de produção e serviços envolvidos no Complexo Produtivo de Defesa e Segurança. A pesquisa foi Coordenada pelo Professor Joaquim José Martins Guilhoto e avalizado pelo Professor Delfim Netto. Os resultados da pesquisa mostram que, em 2014, o PIB do Complexo de Defesa e Segurança correspondeu a 3,7% do PIB do Brasil. Além da mensuração do PIB do Complexo de Defesa e Segurança, a pesquisa apresentou estimativas dos impactos diretos, indiretos e induzidos, sobre a economia brasileira como um todo, a serem propiciados pelos projetos de investimento do PAED.

Apresentação de propriedade da ABIMDE (Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) Despesa Bens e serviços comprados Receita Bens e serviços vendidos Terra, trabalho e capital Renda Insumos para a produção Salários, aluguéis e lucros FIRMAS Produzem e vendem bens e serviços Contratam e utilizam fatores de produção Compram e consomem bens e serviços FAMÍLIAS As famílias vendem MERCADOS DE FATORES DE PRODUÇÃO Fluxo de bens e serviços Fluxo de moeda As famílias compram MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS As empresas vendem Detêm os fatores de produção e os vendem As empresas compram Fluxo Circular da Renda

Apresentação de propriedade da ABIMDE (Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) Matriz de Insumo-Produto (composição) Insumos domésticos Produção corrente Insumos primários Produtos domésticos Formação de capital Consumo das famílias Governo e out. demandas Produtos importados São demandantes de: São ofertados para: TrabalhoCapital Insumos importados Terra Exportações Consumo intermediário Demanda Final Produtos Domésticos Insumos importados Insumos domésticos

Apresentação de propriedade da ABIMDE (Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) Matriz de Insumo-Produto (ligações intersetoriais) Vendas Compras Valor Adicionado Consumo intermediário Demanda Final Insumos importados Setor i Setor j Demanda Final Exportações, Cons. Familias,... Cons Intermed. Importações,... Valor Adicionad. Remunerações,... Setor j

Apresentação de propriedade da ABIMDE (Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) Complexo Produtivo da Defesa e da Segurança

10 A estimativa dos impactos econômicos diretos, indiretos e induzidos, sobre a economia brasileira como um todo, a serem propiciados pelos projetos de investimento do PAED, foram quantificados em termos de aumentos de produção, de emprego, de salários e remuneração de autônomos, de arrecadação, de valor adicionado e de PIB, que não seriam observados se tais projetos de investimento não ocorressem. Por fim, foram estimados os impactos por cada módulo de R$ 10 milhões investidos em projetos do PAED.Tomando-se como base um dos projetos do PAED (setor aeronáutico), tem-se que:

11 Investimento Modular: R$ 10 milhões Efeitos Direto e Indireto na Economia: R$ 18,6 milhões Incremento no PIB: R$ 9,7 milhões Pessoal ocupado: ,5 homem-ano Efeito Direto, Indireto e Induzido na Economia: R$ 33,4 milhões Incremento no PIB com efeito Induzido: R$ 18,6 milhões Pessoal ocupado com efeito Induzido: ,6 homem-ano.

12 Observa-se também que as atividades de Defesa e Segurança se mostram intensivas em pagamentos de salários, quando comparadas com outras atividades da economia. Como os salários pagos no Complexo de Defesa e Segurança são acima dos da média da economia, temos um Efeito Induzido (efeito renda) expressivo. Os resultados dos impactos sociais e econômicos permitem estimar e planejar os resultados das políticas de longo prazo de investimentos do Governo no setor de Defesa Nacional.

13 COMO SAIR DA CRISE? O país precisa voltar a crescer e iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, alicerçado em inovação e tecnologia de ponta. Os investimentos em inovação e em tecnologias de ponta geram produtos de alto valor agregado e com grande capacidade de competir no exterior. As estatísticas das empresas ligadas à ABIMDE mostram que para cada real investido em desenvolvimento pela União no setor privado de defesa, são gerados dez reais em exportações.

14 A pesquisa está disponível no site da ABIMDE ( OBRIGADO!