Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Título do trabalho AUTOR 1 Instituição AUTOR 2 Instituição AUTOR 2 Instituição 1 Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Universidade Federal de.
Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Coordenação de Bibliotecas Virtuais em Saúde BVS Aleitamento.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
Qualidade e Produtividade. É o programa gaúcho de qualidade de produtividade que teve seu inicio graças a vontade de melhorar os produtos e serviços,
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
AUDIÊNCIA PÚBLICA A SOBREVIVÊNCIA DA CADEIA DO LIVRO NO BRASIL COMISSÃO DE CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS Luís Antônio Torelli Presidente da CBL 17/11/2015.
Equipe de Coordenação FDJ Plano de trabalho para 2016.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Marilia Sant Anna Roberto Almeida. Definição O Colégio Invisível é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade científica.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Trabalhando com Recreação. Vinicius Cavallari – Vani Zacharias
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Conhecendo o Tutorial support.ebsco.com. EBSCOhost é uma poderosa ferramenta de referência online que oferece uma variedade de bases de dados de texto.
Princípios, Normas e Política de indexação
RELATORIO DE PESQUISA Um roteiro para registrar os resultados do trabalho de campo.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
II ENCONTRO CETELI/UFAM-SAMSUNG DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
Ferramentas interativas para comunicação à distância sobre agrotóxicos e-learning.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
PROJETO DE INTEGRAÇÃO QUALITOR E FACEBOOK Aproximação do conceito de “Social Relationship Management” (SRM) à plataforma de atendimento Qualitor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Organização de eventos II Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas 1.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
RI-Br: Proposta de um Sistema Web de Repositório Institucional Breno A. L. Andrade, Moara S. Brito, Pablo F. Matos e Alberto S. Rebouças
23ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL “Uso responsável da internet” Lema: Navegar sempre mas com Responsabilidade.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
BVS ENFERMAGEM III Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo 10 de junho de 2011.
09/03/2009Curso de LIS - Apresentação Localizador de Informação em Saúde - LIS Luciano Soares Duarte Supervisor Fontes de Informação Referenciais - FIR/PFI.
Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe Rosane Taruhn BIREME/OPAS/OMS.
MANUAL PARA O AUTOARQUIVAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UNESP.
EPORTUGUÊSe – junho de |1 | A iniciativa ePORTUGUÊSe e oportunidades para os países de língua portuguesa BIREME/OPAS/OMS - São Paulo.
PRÉ-INSPEÇÃO 1 CURSO ANS 001 – TURMA Conhecer as atividades da ASOCEA e da Equipe de INSPCEA durante a fase de pré-inspeção. PRÉ-INSPEÇÃO PROGRAMA.
Atividades para a Biblioteca Virtual em Saúde Pública na FSP/USP.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
14ª Reunião do Comitê Consultivo da BVS Saúde Pública Brasil 05 de abril de 2012 – FSP/USP - São Paulo, Resultados alcançados.
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
2 NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES A INOVA+ coordena e organiza desde 2007, um projecto europeu para a organização anual de um evento de divulgação científica.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Acesso Online às Bases de Dados MTE
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Atividades da Secretaria Executiva da Biblioteca Virtual em Saúde Pública
 Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990 Lei Municipal nº 1873/1992 Lei Municipal nº 4062/2005 Decreto nº /2009  Marco Legal Lei Federal nº 8.069/1990.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Núcleo de Apoio Técnico Científico Biblioteca do CPqRR Procedimentos Operacionais Padrões – POPs EQUIPE: Chefia Omar dos Santos Carvalho - Vínculo: Servidor.
Transcrição da apresentação:

Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo, abril de 2010.

Sobre o DirEve Definição Ferramenta para a criação de diretórios de eventos científicosObjetivo Divulgar eventos nacionais e internacionais da área da saúde

Acesso ao DirEve Regional

Acesso ao DirEve da BVS Saúde Pública

Características do DirEve multiusuário Sistema multiusuário descentralizada Permite alimentação descentralizada (altamente recomendada) descrição do evento Possui campos para descrição do evento link Disponibiliza link para o site do evento

Critérios do DirEve  Congressos  Simpósio  Seminário  Fórum  Reunião  Conferência  Encontro  Palestra  Feiras e exposições  Prêmios e concursos  Convenção  Jornada  Mesa Redonda  Colóquio  Painel  Workshop Nãoeventos fechados Não devem ser incluídos no diretório eventos fechados, que são apenas para participantes da instituição que o promove. eventos científicos na área da saúde Devem ser incluídos no diretório eventos científicos na área da saúde, como:

Critérios do DirEve cobertura da BVS A cobertura temática e regional dos eventos deve estar em concordância com a cobertura da BVS com a qual o DirEve está associado, que podem ser:  Regional  Nacional  Temática Exemplos DirEve Regional: BVS de alcance regional. Incluir eventos de todas as áreas da saúde, de toda a região da América Latina e Caribe. DirEve da BVS Saúde Pública: BVS de alcance temático nacional. Incluir eventos que tenham como tema principal Saúde Pública de todo o Brasil. Eventos fora do alcance temático ou regional favor indicar para inclusão no DirEve Regional  Temática nacional  Temática regional  Institucional* (permite eventos fechados) ...

Administração geral do DirEve Documentalista  Perfil Documentalista: inclui novos registros tem acesso a lista de eventos Editor  Perfil Editor: Completa e valida os registros do documentalista preenchendo os campos complementares Administrador  Perfil Administrador: Publica os eventos validados Administra os usuários Realiza manutenção e atualização da base

Formulário de administração Status do registro: Validado, Não validado, Indisponível, Marcado para indisponibilização (em desuso) Nome do evento: separar títulos dos subtítulos por dois pontos; separar eventos com dois nomes por ponto final (exemplo: Congresso X. Encontro Y) Datas de início e fim URL do evento: registrar URL com informações sobre o evento Cidade: Em caso de eventos virtuais, como é um campo obrigatório, registrar neste campo a informação Virtual País Outros meios de contato: telefone, fax, endereço, outros s, skype, ou qualquer outro mencionado

Formulário de administração: parte II Idioma oficial: Caso haja mais de um, como não é um campo repetitivo, registrar informação no campo de Observações. Se houver informações sobre tradução simultânea, também registrar no campo de Observações. Tipo de evento: selecionar na lista Público alvo: não redigir texto, preencher apenas se for informado Área temática: descreve a abrangência temática do evento com descritores do tesauro DeCS (Descritores em Ciências em Saúde). Escolher descritores gerais. Temas específicos: descreve os assuntos específicos abordados no evento. Escolher descritores mais específicos. Observações: descrição de informações importantes não registradas nos campos anteriores

Formulário de Administração: diferenças de versões  Local de Realização do Evento  Endereço  Telefone  Fax  Estado  Eventos Paralelos  Promoção e Organização As versões do DirEve Regional e do DirEve da BVS Saúde Pública são diferentes, sendo que a versão da BVS SP apresenta os seguintes campos adicionais:

Indicação de eventos pelos usuários Noção de cooperação e participação como elemento de extrema importância Possibilidade de contribuição de forma simples através de formulário disponível na página pública, sem necessidade de criação de usuário e senha, Sugestões devem ser validadas, submetendo-se aos critérios de inclusão

Como indicar eventos na BVS Regional

Como indicar eventos no DirEve Regional

Como indicar eventos na BVS SP

Como indicar eventos no DirEve BVS SP

Leitura recomendada DirEve: documentação sobre metodologia e aplicativos ponent=27&item=2

Links de interesse DirEve Regional – público DirEve Regional – administrativo Sistema DirEve – Versão Demo &lang=pt&graphic=yes&product=bvs- direve&mode=php&lic=true

Acesso e contato DirEve Saúde Pública DirEve Saúde Pública – público DirEve Saúde Pública – administrativo Contato: Maria de Fátima Moreira Martins Chefe da Biblioteca de Saúde Pública/ICICT-FIOCRUZ

Questões?

Muito Obrigada! Contato: