APRESENTAÇÃO DIRAD - SEAC ENCONTRO DA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Benefícios dessa Ferramenta de Gestão Como Inserir o Registro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Advertisements

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP -
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS uma ferramenta de gestão pública
Forúm de Registro de Preços e Aplicação de Sanções - Punições
SIASG - Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
CADASTRO GERAL DE FORNECEDORES - CAGEF
REGISTRO DE PREÇOS.
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE PREÇOS.
REGISTRO DE PREÇOS.
Planejamento de Materiais Exercício 2009 setembro/2008
Soraya Quixadá Bezerra. Dispõe sobre o procedimento de cotação eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns de pequeno valor, e dá providências.
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
DEFINIÇÕES PREGÃO é a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita.
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.
ORIENTAÇÕES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE PREÇOS DO SEST/SENAT
Legislação Decreto N.º de 30 de março de 2001
PROJETO COMPRAS CONJUNTAS IFES/NE
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Liege Gomes Machado de Melo
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Assuntos Administrativos XVI Reunião Extraordinária do FONDCF SIASG Odilon Borges de Souza.
Coordenação de Material e Patrimônio
Administração Contratual
LICITAÇÕES PÚBLICAS Lei Federal 8666/93 (Lei de Licitações e Contratos Públicos) Lei Estadual n /06 Escopos da Licitação Garantir a Administração.
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
Registro de Preços.
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Administração de Logística e Materiais
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Projeto do Semestre, Agosto, 2010 Turma 14/Grupo J Ministério do Meio Ambiente.
SEAGRI PONTOS RECORRENTES EM MATÉRIA DE CONVÊNIOS.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Inventário de bens móveis Fórum Procedimentos sugeridos para as Unidades Descentralizadas Inventário Rotativo e Final ou Anual.
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
Direito administrativo
Coordenadoria de Material e Patrimônio
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Pauta 1 – Procedimentos para realização de Concursos Públicos;
PREGÃO ELETRÔNICO: NOÇÕES SOBRE PROCEDIMENTOS
LICITAÇÃO.
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
Créditos Adicionais.
Consultoria em Otimização do processo de compra Versão 1.1 Setembro 2015.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Portal de Compras do Governo Federal - Comprasnet.gov.br -
Dinâmica das Compras Públicas
George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
VI SEMANA TÉCNICA ADMINISTRATIVA OFICINA DE CONTRATOS
1. Objeto Art. 1º do Decreto nº 3.931/2001, na redação dada pelo Decreto nº 4.342/2002, e art. 1º do Decreto nº 7.892/2013: Contratação de serviços e aquisição.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DIRAD - SEAC ENCONTRO DA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Benefícios dessa Ferramenta de Gestão Como Inserir o Registro de Preços na Rotina de Compras da VPPDT Demonstração do Sistema de Compras-Via Web ABRIL/2007

Legislação Aplicada  Lei n. 8666/93 art. 15 – estabeleceu o Sistema de Registro de Pre ç os  Decreto 3931 de – regulamenta o SRP  Lei 10520/2002 – admite a realiza ç ão do SRP por Pregão – art. 12  Dec. 5450/2005 – uso Pregão Eletrônico  Sistema – SIASG – SRP

Sistema de Registro de Preços O que é? É um procedimento licitatório especial que visa registrar preços de itens e serviços comuns e rotineiros, para os quais a Administração pode ou não emitir solicitações de aquisição/contratação.

Registro de Preços Quando usar? Sempre nas aquisições e contratações freqüentes; Para atendimento de mais de Órgão ou Programa de governo;(adesão de diversos interessados em um mesmo procedimento, exemplo: o IOC e a VPPDT) Quando não for possível precisar previamente o quantitativo a ser demandado; Para manter a padronização dos bens e serviços necessários ao órgão. * adaptado do art. 2º Dec. 3931/2001.

SRP No Decreto nº 3931/2001, são adotadas as seguintes definições: I - Sistema de Registro de Preços - SRP - conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços, aquisição e locação de bens, para contratações futuras; II - Ata de Registro de Preços - documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futura contratação, onde se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas; III - Órgão Gerenciador - órgão ou entidade da Administração Pública responsável pela condução do conjunto de procedimentos do certame para registro de preços e gerenciamento da Ata de Registro de Preços dele decorrente; e IV - Órgão Participante - órgão ou entidade que participa dos procedimentos iniciais do SRP e integra a Ata de Registro de Preços.

SRP Procedimentos necessários Internos: Levantamento das necessidades anuais – freqüência de utilização ou probabilidade de necessidade Pesquisa de preços no Mínimo 03(três) preços Na fase interna(preparatória) devemos convidar os Órgãos e Entidades participarem do Sistema de Registro de Preços, que poderá ocorrer no âmbito da FIOCRUZ ou se pertinente fazer a divulgação no DOU ou Jornal, para adesão de órgãos externos Realização do Pregão – (preferencialmente na forma eletrônica) Assinatura da ata de SRP(Ordenador e Fornecedor) e homologação Publicação da ata de SRP no DOU Utilização e gestão do SRP.

Sistema de Registro de Preços Diferenças entre uma licitação Padrão e o SRP Não existe contrato inicial, não existindo portanto a obrigatoriedade da Administração receber o material ou contratar o serviço. Não é necessário o empenhamento inicial, deixando o administrador com maior controle da execução orçamentária. Desobrigação da Administração de solicitar a totalidade dos itens registrados, evitando a assim a perda de materiais(insumos), que podem desgastarem-se naturalmente ou tornarem-se obsoletos. Utilizar-se do Registro de Preços do qual não fez parte(não Participante), o Decreto nº 3931 de

INSTRUÇÃO PROCESSUAL PROCESSO DE AQUISIÇÃO CONTRATAÇÃO POR REGISTRO Processo de aquisição / Contratação: A DIRAD adota o processo de letra, podendo ficar à crit é rio do gestor da ata abrir + de uma letra por fornecedor ) Justificativa da Compra/Contrata ç ão; RCO(devidamente autorizada); Pesquisa de Pre ç os – (m í nimo de 02 pre ç os ou pre ç os SISPP); Ata de RP e publica ç ão no DOU(c ó pia); OF, NE, ICNE, SICAF e CADIN; No caso de valores contratados acima de R$ ,00, dever á ser aferida a habilita ç ão parcial do detentor da ata e elaborar o Termo de contrato e encaminhar à PF para aprova ç ão; Antes da emissão do Empenho, sempre informar de forma expressa ao Fornecedor, que ser á emitido empenho em favor, referente ao RP e quantidades demandadas para que este se prepare de modo a fazer a entrega ou preste o servi ç o, de forma satisfat ó ria.

OBJETOS LICITADOS PELA DIRAD Alguns objetos realizados pela DIRAD at é setembro 2006 para atender à FIOCRUZ: Medicamentos(CECAL e FPB); Gêneros Aliment í cios(Creche/DIREH e CECAL); Material de expediente; Suprimento de inform á tica e Material de limpeza e descart á veis(Gestão/SEAM/DIRAD) Maravalha para CECAL Feno para CECAL Á gua Mineral(FIOCRUZ) Ra ç ões para animais do CECAL Gêneros Aliment í cios em vigor Servi ç o de buffet (Presidência) Servi ç o de organiza ç ões de eventos externos(DIRAD Placas de sinaliza ç ão(FPB) Swith e HUB(FPB) Material de divulga ç ão (FPB) Acess ó rio de inform á tica(FPB) Nobreak e Equipamentos de Inform á tica(DIRAD) Servi ç o de Int é rpretes de Trad. Simultânea; etc...

Unidades Centralizadas que já utilizam o Sistema de Registro de Preços como ferramenta de Gestão DIRAD/FPB CECAL PRESIDÊNCIA - VPDIGT

Problemas do SRP Dificuldade de previsão de estoque, as quantidades demandas em geral estão aquém da necessidade real; Dificuldade na realização de pesquisa de preços. Quando o detentor do Registro não quer honrar o compromisso assumido na Ata Falta de planejamento dos gestores no momento de elaboração da Requisição de Compras.

Benefícios da Ferramenta Redução de prazo na conclusão da aquisição/contratação; Desoneração do orçamento; Realizar procedimentos licitatório, mesmo que não tenha sido aprovado o Orçamento do Exercício; Planejamento da estratégia de ressuprimento dos Almoxarifados; Redução da imprevisão da contratação, no momento de necessidade do requisitante; Garantia de padronização de produtos durante o período da vigência da Ata de Registro; Liberação da equipe de compras, para atuar em objetos mais específicos ao longo do exercício e orientar de forma mais atuante os Setores requisitantes, nas questões relacionadas a compras e contratações.

Como inserir na Rotina de Compras de sua Unidade LICITAÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS A princípio podemos registrar preços para qualquer tipo de objeto. Levantamento dos itens e serviços mais contratados no último exercício. Elaboração da Requisição descrevendo as especificações / condições de execução do serviço,estabelecendo as quantidades necessárias sempre respeitando o prazo de vigência do Registro, que a princípio deverá ser de 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período; Definir o prazo de entrega/execução; O Sistema de Registro de preços é a ferramenta eficaz, quando bem empregada.

O Momento de Contratar Encaminhar aviso formal ao Detentor do Registro ; Fazer pesquisa de preços para verificar se o preço é justo; Elaborar RCO(enquadramento da despesa – art. 24 VII da Lei nº 8.666/93; Imprimir SICAF e CADIN; Gerar OF, NE(ordinário) e ICNE / Termo de Contrato; Encaminhar a NE e ICNE / Termo de Contrato ao Detentor Acompanhar a entrega / execução.