Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO
Advertisements

PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - PLDO Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2011.
ORÇAMENTO PÚBLICO 2ª Parte
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Orçamento na CF/88 Princípios
Direito Tributário Sergio Karkache
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.

Planejamento com ênfase nos créditos adicionais
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Orçamento Público e Política
LEIS ORÇAMENTÁRIAS OI OSS LEIS ORÇAMENTÁRIAS PPA LDO LOA OF.
Orçamento Tradicional:
CGU. Instrumentos de Planejamento Maria Zaira Chagas Guerra Auditora de Contas Públicas do TCE-PB.
RECEITA PLANEJAMENTO CONTROLE NA GESTÃO
Créditos Adicionais.
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
Audiência Pública Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Planejamento no Setor Público
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Lei Orçamentária Anual – LOA:
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Prefeitura Municipal de Taubaté
Orçamento governamental
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
CONTABILIDADE PUBLICA
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Lei orçamentária anual - loa
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ AUDIÊNCIA PÚBLICA Câmara de Vereadores AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013.
Levantamentos de Balanços
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
O Monitoramento das Metas Fiscais e a Gestão Orçamentária Paulo Roberto Dias Pereira, Técnico em Planejamento da SEPLAG/RS Porto Alegre, 29 de abril de.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS INTERFACES COM A LEI ELEITORAL Palestrante: Rogério de Souza Moreira.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
DESPESA PÚBLICA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Princípios Orçamentários Princípio da Universalidade
Créditos Adicionais.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
ORIGEM   CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988   SUA CRIAÇÃO: SE DEU A PARTIR DA CONCEPÇÃO PARLAMENTARISTA, EM QUE O CONGRESSO NACIONAL FORMULARIA AS DIRETRIZES.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES Professora: Gissele Souza De F. Nunes LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL LEI COMPLEMENTAR 101/2000.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Lei Orçamentária Anual
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
CONTABILIDADE PÚBLICA
Transcrição da apresentação:

Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí Manoel Lopes Batista

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Plano Plurianual - PPA Art. 165, I da CF/1988; § 1º - A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. § 4º - Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. LRF, Seção I. Art. 3º Vetado

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Art. 165, II da CF/1988; § 2º - A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Art. 4 o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2 o do art. 165 da Constituição e: § 2 o do art. 165 da Constituição I - disporá também sobre: a)equilíbrio entre receitas e despesas; b) critérios e forma de limitação de empenho, a ser efetivada nas hipóteses previstas na alínea b do inciso II deste artigo, no art. 9 o e no inciso II do § 1 o do art. 31; e) normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos; f) demais condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas;

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Art. 4 o A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2 o do art. 165 da Constituição e: § 2 o do art. 165 da Constituição § 1 o Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes. § 2 o O Anexo conterá, ainda: I - avaliação do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instruído com memória e metodologia de cálculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos três exercícios anteriores, e evidenciando a consistência delas com as premissas e os objetivos da política econômica nacional;

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) III - evolução do patrimônio líquido, também nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos; IV - avaliação da situação financeira e atuarial: a)dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores públicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos públicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado. Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) V - demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado. § 3 o A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem. § 4 o A mensagem que encaminhar o projeto da União apresentará, em anexo específico, os objetivos das políticas monetária, creditícia e cambial, bem como os parâmetros e as projeções para seus principais agregados e variáveis, e ainda as metas de inflação, para o exercício subsequente. Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei Orçamentária Anual – LOA Art. 165, III da CF/1988; § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá: I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei Orçamentária Anual – LOA Art. 165, III da Constituição Federal de 1988; § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá: § 6º - O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. § 7º - Os orçamentos previstos no § 5º, I e II, deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional. § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei Orçamentária Anual – LOA LRF Art. 5 o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: I - conterá, em anexo, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do documento de que trata o § 1 o do art. 4 o ; II - será acompanhado do documento a que se refere o § 6 o do art. 165 da Constituição, bem como das medidas de compensação a renúncias de receita e ao aumento de despesas obrigatórias de caráter continuado ;§ 6 o do art. 165 da Constituição

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei Orçamentária Anual – LOA LRF III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao : b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos. § 1 o Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual. § 2 o O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei Orçamentária Anual – LOA LRF § 3 o A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica. § 4 o É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada. § 5 o A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no § 1 o do art. 167 da Constituição. § 1 o do art. 167 da Constituição

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE)

Lei /64 - TÍTULO V Dos Créditos Adicionais Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de orçamento. Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. Art. 42. Os créditos suplementares e especiais serão autorizados por lei e abertos por decreto do Poder Executivo.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Lei /64 - TÍTULO V Dos Créditos Adicionais Art. 43. A abertura dos créditos suplementar es e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa. § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos: I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior; II - os provenientes de excesso de arrecadação; III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei; IV - o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Execução Orçamentária Para que se faça uma execução orçamentária eficiente, o requisito inarredável é uma eficiente elaboração. ESTUDO DE CASOS

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado ASSEMBLEIA LEGISLATIVA % ,82% % ,01% % ,03% % ,71% % ,90% % ,32% % ,37% TOTAL ,64% ,88%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado TRIBUNAL DE CONTAS % ,26% % ,54% % ,60% % ,53% % ,84% % ,02% % ,84% TOTAL ,02% ,15%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado TRIBUNAL DE JUSTIÇA % ,18% % ,78% % ,54% % ,33% % ,92% % ,56% % ,53% TOTAL % ,19%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado MINISTÉRIO PÚBLICO % ,80% % ,74% % ,46% % ,64% % ,07% % ,33% % ,55% TOTAL ,82% ,28%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA % ,00% % ,04% % ,55% % ,49% % ,34% % ,12% % ,00% TOTAL ,73% ,34%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DA FAZENDA % ,16% % ,15% % ,20% % ,14% % ,09% % ,71% % ,65% TOTAL ,61% ,34%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DE EDUCAÇÃO % 0 0,00% % 0 0,00% % ,00% % ,74% % ,00% % ,63% % ,66% TOTAL ,01% ,95%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DE SAÚDE % ,12% % ,00% % ,43% % ,87% % ,46% % ,51% % ,94% TOTAL ,26% ,87%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA % ,35% % ,00% % ,39% % ,77% % ,64% % ,00% % ,57% TOTAL ,15% ,13%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DO PLANEJAMENTO % ,00% % ,00% % ,06% % ,70% % ,86% % ,28% % ,28% TOTAL ,28% ,63%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Natureza da Despesa Orçamento Inicial Orçamento Atualizado Var. % Orçado Empenhado Var. % Empenhado SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL % ,00% % - 0,00% % ,47% % ,02% % ,08% % ,47% % ,01% TOTAL ,25% ,70%

Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) Acesso ao Orçamento Geral da UNIÃO www2.camara.leg.br/atividade- legislativa/orcamentobrasil/fiscalize/loa consultas-e-relatorios-de-execucao www2.camara.leg.br/atividade- legislativa/orcamentobrasil/fiscalize/loa consultas-e-relatorios-de-execucao