POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente.

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Transcrição da apresentação:

POR UMA POLÍTICA DE DESBUROCRATIZAÇÃO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados 26/03/2014 Renato da Fonseca Gerente Executivo de Pesquisa e Competitividade Seminário O Panorama da Economia Brasileira PAINEL 1 - PROBLEMAS CONJUNTURAIS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Roteiro A importância da regulação Efeitos do excesso de burocracia sobre a indústria Proposta: Uma política para reduzir a burocracia 2 A visão da população sobre a burocracia

Roteiro A importância da regulação 3 Efeitos do excesso de burocracia sobre a indústria A visão da população sobre a burocracia Proposta: Uma política para reduzir a burocracia

Regular é importante, mas o excesso é fatal 4 Mas o excesso de regulação: Empurra a economia e a sociedade para a informalidade Gera um ambiente sem proteção Regulação provê ordem e proteção à sociedade

Os males do excesso de burocracia 5 Aumento dos gastos do governo Redução da eficiência do estado Desvio de recursos produtivos para atividades não produtivas Aumento do tempo e do custo de produção Estímulo à informalidade e à corrupção

Roteiro Efeitos do excesso de burocracia sobre a indústria 6 A importância da regulação A visão da população sobre a burocracia Proposta: Uma política para reduzir a burocracia

7 Excesso de burocracia reduz competitividade Efeito da burocracia sobre a competitividade da indústria Percentual de respostas 92% Fonte: : Sondagem Especial: Burocracia e a Indústria Brasileira, agosto de 2012, CNI

8 Excesso de obrigações legais Principais dificuldades para as empresas cumprirem com as obrigações legais Percentual de respostas (%) Fonte: : Sondagem Especial: Burocracia e a Indústria Brasileira, agosto de 2012, CNI

9 Burocracia aumenta custos e desvia recursos Principais impactos da burocracia sobre as empresas Percentual de respostas (%) Fonte: : Sondagem Especial: Burocracia e a Indústria Brasileira, agosto de 2012, CNI

10 Redução da burocracia na área trabalhista Prioridades para a ação do governo Percentual de respostas (%) Fonte: : Sondagem Especial: Burocracia e a Indústria Brasileira, agosto de 2012, CNI PRIORIDADE

Roteiro Efeitos do excesso de burocracia sobre a indústria A importância da regulação A visão da população sobre a burocracia Proposta: Uma política para reduzir a burocracia 11

12 População considera o Brasil burocrático Nível de burocracia do Brasil Percentual de respostas (%) Fonte: : Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia. No. 10. Julho de 2013, CNI 80% burocrático ou muito burocrático

13 Burocracia tem sua razão de ser, mas... Efeito do excesso de burocracia Percentual de respostas (%) Fonte: : Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia. No. 10. Julho de 2013, CNI

14... excesso de burocracia é prejudicial Efeito do excesso de burocracia Percentual de respostas (%) Fonte: : Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia. No. 10. Julho de 2013, CNI

15 Efeito sobre a população Fonte: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia. No. 10. Julho de 2013, CNI Indicador de dificuldade para a realização do serviço ou procedimento (Indicador varia de 0 a 100 e aumento com a dificuldade )

16 Governo deve combater a burocracia Fonte: Retratos da Sociedade Brasileira: Burocracia. No. 10. Julho de 2013, CNI O governo deveria eleger o combate à burocracia como uma de suas prioridades Percentual de respostas (%) 68% concordam

Roteiro Proposta: Uma política para reduzir a burocracia 17 Efeitos do excesso de burocracia sobre a indústria A importância da regulação A visão da população sobre a indústria

18 Reduza a burocracia e aumente o desenvolvimento Progresso Econômico e social Mais empresas e empregos formais, mais renda Mais recursos para investir em saúde, segurança e educação Menos burocracia Menos custos para as empresas Menos custos para os governos

19 O Estado deve estimular o empreendedorismo Os gestores públicos devem reconhecer que o elemento chave de sua atividade é permitir e mesmo encorajar o progresso econômico e só intervir quando existir uma clara razão para proteção.

20 Estado e sociedade trabalhando em conjunto A sociedade é a principal interessada na proteção da regulação e a principal prejudicada pelos excessos. Ações do governo Órgãos públicos Sociedade

21 Experiências internacionais NÃO É NECESSÁRIO REINVENTAR A RODA Diversos países já desenvolveram políticas de desburocratização Organismos internacionais apoiam essas iniciativas O Reino Unido é um dos exemplos a ser avaliado pelo Brasil

22 Etapas de uma política de redução da burocracia Modernização e simplificação da regulação existente Promoção de uma mudança cultural, uma mudança de atitude e de foco dos diversos órgãos reguladores Melhoria no processo de construção de novas leis, normas e regulamentos Desburocratização

23 Modernizar e simplificar a regulação existente Todos os ministérios e órgãos públicos devem ser envolvidos e apresentar metas de redução da burocracia O caráter transversal do programa faz com que deva ser conduzido por um órgão ou comitê ligado diretamente à Presidência da República A coordenação deve estar hierarquicamente acima dos ministérios e órgãos do governo e ter poder político para estimular os estados e municípios.

24 Mudança cultural e de atitude A mudança cultural leva tempo e necessita de uma posição forte e comprometida de cima para baixo Os gestores públicos devem valorizar o empreendedorismo e substituir a visão de desconfiança pela da parceria no relacionamento entre o Estado, o cidadão e as empresas É preciso desenvolver a visão de que o Estado pertence ao cidadão, que o sucesso das empresas é o sucesso do país e que a prioridade é a eficiência e o crescimento, não o controle

25 Reduzir a complexidade e a insegurança da lei A regulação deve focar em seu objetivo e não atingir a sociedade de maneira indiscriminada Evitar regular o que não é necessário e avaliar o impacto nas empresas e na sociedade e considerar custos e benefícios É importante que os legisladores sigam o previsto na Lei Complementar nº 95/98, ou seja, que “as disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica”

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