5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio de 2012
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 5.1 Geral 5.2 Reconhecimento da RS Impactos, interesses e expectativas Reconhecimento de temas centrais e questões relevantes da RS Responsabilidade social e esfera de influência de uma organização 5.3 Identificação e engajamento das partes interessadas Geral Identificação das partes interessadas Engajamento das partes interessadas
Parte interessada Indivíduo ou grupo que tem um interesse em quaisquer decisões ou atividades de uma organização
Fig. 2 da ISO Relação entre a organização, suas partes interessadas e a sociedade Impactos, interesses e expectativas
Com quem a organização tem obrigações legais? Quem poderia ser positivamente ou negativamente afetado pelas atividades ou decisões da organização? Quem provavelmente expressará preocupação com as decisões e atividades da organização? Quem se envolveu no passado quando preocupações semelhantes precisaram ser tratadas? Quem pode ajudar a organização a cuidar de impactos específicos? Quem pode afetar a capacidade da organização de arcar com suas responsabilidades? Quem seria desfavorecido se fosse excluído do engajamento? Quem da cadeia de valor é afetado? Identificando Partes Interessadas
Compreensão dos efeitos de suas decisões e atividades Aumentar os impactos benéficos e diminuir os impactos negativos Alegações da organização sobre sua RS são vistas como confiáveis? Analisar e melhorar o desempenho Conciliar conflitos e tratar interesses conflitantes Aprendizagem contínua da organização Cumprir obrigações legais Benefícios de diferentes perspectivas Aumentar a transparência de suas decisões e atividades Formar parcerias para atingir objetivos mutuamente benéficos Engajamento das Partes Interessadas
Figura 3 da ISO 26000: Os sete temas centrais Reconhecimento de temas centrais e questões da RS
ee Esfera de Influência “amplitude/extensão as relações políticas, contratuais, econômicas ou outras relações por meio das quais uma organização tem a capacidade de afetar as decisões ou atividades de indivíduos ou organizações” Nota: a habilidade de influenciar não implica a responsabilidade de influenciar. Responsabilidade Social e Esfera de Influência Uma organização não pode ser responsável pelos impactos de outras organizações se o impacto não é resultado de suas decisões e atividades. Mas há situações onde a organização terá a responsabilidade de exercer influência. Essa situação vai ser determinada pela extensão pela qual uma relação está contribuindo para impactos negativos Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Cap. 7- Integração de RS em toda Organização 7.4 Práticas para integrar a RS em toda a organização 7.2 Relação das características da organização com RS 7.3 Compreensão da RS pela organização 7.5 Comunicação sobre RS 7.6 Fortalecimento da credibilidade em relação à RS 7.7 Análise e aprimoramento das ações e práticas as organizações relativas à RS 7.8 Iniciativas voluntárias Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Cap.7 - Integração de RS em toda Organização engajamento Partes Interessadas Fig. 4 da ISO 26000
Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização 7.2 Relação das características principais da organização com RS Tipo de organização, natureza da operação, local de atuação, características sociais, ambientais e econômicas de sua operação, características da força de trabalho, missão, valores, códigos de conduta 7.3 Compreensão de RS pela organização Identificar temas centrais e questões relevantes de RS, identificar partes interessadas; examinar temas e questões que possam surgir, identificar como as decisões e atividades podem provocar impactos nas partes interessadas e desenvolvimento sustentável Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização 7.4 Práticas para integrar a RS em toda a organização Comprometimento da alta direção; criação de uma cultura de RS; educação e capacitação em RS; códigos de conduta e ética; gerenciamento de impactos no meio ambiente e sociedade, aplicação dos princípios de RS incorporação da RS em práticas de compra e investimento e na gestão de RH 7.5 Comunicação em RS Informações completas, compreensíveis, responsivas, exatas, equilibradas, tempestivas, acessíveis 7.6 Fortalecimento da Credibilidade em RS Diálogo com partes interessadas (especialmente na resolução de conflitos); relatórios de desempenho 7.7 Análise e aprimoramento e práticas de RS Monitoramento das atividades, análise do progresso e desempenho em RS Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Cap. 7 - Integração de RS em toda Organização Análise do progresso e desempenho em responsabilidade social da organização > Os objetivos e as metas foram atingidos como previsto? > As estratégias e os processos serviram aos objetivos? > O que funcionou e por quê? O que não funcionou e por quê? > Os objetivos foram adequados? > O que poderia ter sido feito melhor? > Todas as pessoas relevantes foram envolvidas? Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Anexo: iniciativas intersetoriais e setoriais Critérios para inclusão de iniciativas ou ferramentas > Um ou mais temas centrais > Caráter internacional (elaboração e uso) > Disponibilidade pública, gratuita e em idioma oficial ISO > Não administrada por organização com fins lucrativos Slide cedido por Lisângela Reis - Furnas
Muito obrigado! José Salvador da Silva Filho