CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MISSÃO: formar professores de educação física
Advertisements

2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
CONTEÚDOS DE ENSINO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA:
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Diferentes Posturas Curriculares
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
Há algo de errado com as licenciaturas? Um convite a uma olhada no espelho Reinaldo Calixto de campos Departamento de Química, PUC-Rio.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO SÃO CARLOS 2013.
ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Componentes Ellen Gabriela RA: Gleide Almeida RA: Kamilla Dares RA: Maria Alves RA:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Rosana Fachada Daniela Marcondes
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Introdução ao Serviço Social
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
1 23º Congresso Internacional de Educação Física – FIEP VIII Fórum de Educação Física dos Países do Mercosul Congresso Euro-americano de Motricidade Humana.
Líder: Prof. Dr. Luiz Gonçalves Junior - Vice-Líder: Prof. Dr. Glauco Nunes Souto Ramos -
05/11/2015.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES Histórico da disciplina:  Opção da SEED iniciar as DC com o histórico;  Recorte histórico (séculos XIX e XX, período de afirmação.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.

Antecedentes  Implantação dos primeiros cursos de pós- graduação ( fisiologia do exercício e biomecânica)  Reestruturação dos cursos de preparação profissional (Resolução 03/87/CFE): licenciatura e bacharelado  Redimensionamento da Educação Física Escolar: movimentos renovadores - psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem motora, abordagens críticas: cultura corporal, cultura de movimento.  Publicações, eventos científicos e profissionais

Problemática  Tradição de uma preparação de professores, cuja estrutura curricular compreendia 3 grupos de disciplinas: disciplinas academicamente orientadas nas ciências mães; disciplinas orientadas às atividades de jogos, esportes, ginásticas, dança; disciplinas de orientação pedagógica. Falta de integração dessa estrutura  Oferta de atividades sem sistematização de conhecimentos  Ausência de um corpo de conhecimentos acadêmico-científicos

Problemática...  Na década de 1960, nos EUA, inicia-se um amplo movimento para a caracterização acadêmica da EF (Henry, 1964; 1978)  Especialização e fragmentação do conhecimento  Falta de compreensão e entendimento das singularidades entre pesquisa básica e aplicada.  Não distinção entre profissão e ocupação

Propostas de estrutura acadêmica  Ciência da Motricidade  Ciências do esporte  Ciência do movimento humano  Psicocinética  Ciência do exercício  Gimnologia  Cinantropometria  Cinesiologia

Epistemologias e metodologias adequadas  Fenomenologia, hermenêutica: estudar fenômenos macroscópicos em nível sócio- cultural de análise  Abordagem experimental: estudar fenômenos microscópicos  Cinesiologia: pesquisa básica  EF e esportes: pesquisa aplicada

Considerações Finais  A proposição da Cinesiologia esclarece relações entre pesquisa básica e aplicada, bem como apresenta uma reflexão epistemológica abrangente  O movimento humano pode ser estudado em diferentes níveis de análise  A Cinesiologia caracteriza-se como uma ÁREA DE CONHECIMENTO e não como DISCIPLINA ACADÊMICA  Exigência de uma estrutura administrativa adequada (universidades).

Referência  TANI, Go. Cineisologia, educação física e esporte: ordem emanante do caos na estrutura acadêmica. Revista Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.9-50, dez.1996.