CINESIOLOGIA Síntese da Proposta de estrutura acadêmica para a Educação Física e Esporte (TANI, 1996) Professora: Petrucia Nóbrega Natal, outubro de 2008.
Antecedentes Implantação dos primeiros cursos de pós- graduação ( fisiologia do exercício e biomecânica) Reestruturação dos cursos de preparação profissional (Resolução 03/87/CFE): licenciatura e bacharelado Redimensionamento da Educação Física Escolar: movimentos renovadores - psicomotricidade, desenvolvimento e aprendizagem motora, abordagens críticas: cultura corporal, cultura de movimento. Publicações, eventos científicos e profissionais
Problemática Tradição de uma preparação de professores, cuja estrutura curricular compreendia 3 grupos de disciplinas: disciplinas academicamente orientadas nas ciências mães; disciplinas orientadas às atividades de jogos, esportes, ginásticas, dança; disciplinas de orientação pedagógica. Falta de integração dessa estrutura Oferta de atividades sem sistematização de conhecimentos Ausência de um corpo de conhecimentos acadêmico-científicos
Problemática... Na década de 1960, nos EUA, inicia-se um amplo movimento para a caracterização acadêmica da EF (Henry, 1964; 1978) Especialização e fragmentação do conhecimento Falta de compreensão e entendimento das singularidades entre pesquisa básica e aplicada. Não distinção entre profissão e ocupação
Propostas de estrutura acadêmica Ciência da Motricidade Ciências do esporte Ciência do movimento humano Psicocinética Ciência do exercício Gimnologia Cinantropometria Cinesiologia
Epistemologias e metodologias adequadas Fenomenologia, hermenêutica: estudar fenômenos macroscópicos em nível sócio- cultural de análise Abordagem experimental: estudar fenômenos microscópicos Cinesiologia: pesquisa básica EF e esportes: pesquisa aplicada
Considerações Finais A proposição da Cinesiologia esclarece relações entre pesquisa básica e aplicada, bem como apresenta uma reflexão epistemológica abrangente O movimento humano pode ser estudado em diferentes níveis de análise A Cinesiologia caracteriza-se como uma ÁREA DE CONHECIMENTO e não como DISCIPLINA ACADÊMICA Exigência de uma estrutura administrativa adequada (universidades).
Referência TANI, Go. Cineisologia, educação física e esporte: ordem emanante do caos na estrutura acadêmica. Revista Motus Corporis, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.9-50, dez.1996.