1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente,
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Parâmetros Curriculares Nacionais
Pacto do Ensino Médio e o REM
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Conversando sobre Formação Integral.
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sejam bem-vindos!.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Educação corporativa no Brasil - 01
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PEI – Programa Educacional Individualizado
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Socialização e sociedade da informação
O homem e a cultura - Leontiev
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
CULTURA É a resposta do ser humano aos desafios da vida e da natureza gerando conhecimento, valores, linguagem, tecnologia. Conjunto de valores, idéias.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Transcrição da apresentação:

1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA, M. O.de. Saberes pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática.In: SILVA, A.M.M.(org). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva de inclusão social.Recife: ENDIPE,2006 EDM 615 – Educação Matemática

2 Situações (1) Equipamento corpóreo Equipamento extra-corpóreo Necessidade da mediação instintos

3 NECESSIDADES HUMANAS metabolismo Reprodução Confortos corporais segurança movimento Crescimento cultural saúde RESPOSTAS HUMANAS aprovisionamento parentesco abrigo proteção Atividades corporais Treinamento/educação /socialização higiene

4 NECESSIDADES CULTURA BÁSICAS INSTRUMENTAIS INTEGRATIVAS

5 Indivíduo Conhecimento Necessidades Criatividade

6 Necessidades Sobrevivência: (básicas) Criadas: (artificialmente) Alimento Abrigo Proteção Saúde Integrativas Movimento Reprodução Alimento quente Conforto Mover-se com velocidade

7 Problema Solução Individual Desenvolvimento Cultural HistóricoSocial É preciso seguir o movimento da criação humana para que se perceba como o homem indivíduo e homem genérico se constituem no movimento de superação de necessidades que desencadeiam ações de produção de instrumentos ( p.492)

8 Matemática “ …. Sintetiza as soluções de homens comuns no seu processo de dar solução às suas necessidades imediatas ” ( p.494) Conteúdo Matemático Símbolos, regras, conceitos, instrumentos etc Necessidades Do convívio Necessidades Da própria Ciência

9 EDUCAÇÃOINTENCIONALIDADE SIGNOS/LINGUAGEM TROCA DE SIGNIFICADOS CAPACIDADE HUMANA PARA INTERNALIZAR E USAR SEU SISTEMA DE SIGNOS INTERAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM PELO USO COMPARTILHAR SIGNIFICADOS NECESSIDADE DO CONTEXTO CAPTAÇÃO DO CONTEXTO (Ação, instrumentos, modos de ação)

10 Conhecimentos Matemáticos: Saberes específicos Medir Contar Calcular Jogar Localizar Explicar CULTURA Compartilhar Significados Signos

11 Desenvolvimento das idéias matemáticas Contar - medir - desenhar - jogar - localizar - explicar Necessidade integrativa Produção e distribuição de bens Desenvolvimento das representações Tecnologia simbólica (matemática)

12 Conhecimento Matemático Necessidade do Sujeito Desenvolvimento Social ESCOLA “ Matemática Escolar ”

13 Conteúdo Matemático Objeto de Conhecimento Instrumento de Intervenção no mundo Educador Matemático Ensina “ Modo de Aprender ” Conteúdos Modo de interagir no mundo Ensina conteúdo

14 Na Escola: Dinâmica da Produção Histórica do Conhecimento Possibilita ProdutoresConsumidores De conhecimento Referência: História da Matemática Histórico Lógico Situações-Problema

15 Atividade de Ensino objeto modo de fazer Conteúdo Forma Saber Específico Saber Pedagógico Produto social Relevante Objetivo Social Conteúdo Escolar Apropriação de Ferramentas Simbólicas Solução Coletiva de Problemas campo do