AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007. Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curvas do crescimento da criança em Amamentação
Advertisements

Estado Nutricional de crianças do ensino fundamental de escolas públicas de Curitiba BOGASZ, V1; AMORIM, STSP 2 1 Acadêmica do Curso de Nutrição da.
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
Ciências Médicas e da Saúde.
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Violência Domestica e Familiar contra a Mulher: uma realidade a ser enfrentada Elivete Cecília de Andrade - Curso de Serviço Social Campus Sul – Tubarão.
PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE E AS CONSEQUENCIAS DE UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA EM PROFISSIONAIS PLANTONISTAS DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
Introdução à Bioestatística
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Prevenção da Obesidade. José Freitas Presidente do FNDE VI Reunião Plenária do Conselho Nacional de Segurança.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
ESTUDO TRANSVERSAL.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Pós-Graduação em Nutrição Humana Publicidade para o público infantil É justo? É legal? Profa. Do.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Carlos Alberto Vale da Costa
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
PERFIL ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE MASTECTOMIZADAS DO AMBULATÓRIO MATERNO-INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Nutrição. Introdução.
Política Nacional de Atenção Básica Aprovada pela Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, preconiza a coordenação do cuidado a partir da atenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ACOMPANHANTE DURANTE AS SESSÕES DE QUIMIOTERAPIA NO INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER (IBCC) Autores: Kawata M.F., Kawamura.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Aptidão física funcional do trabalhador idoso Engenharia e Ciências da Saúde Joice Kuhnen (graduanda) Profas. Ana Regina Dutra e Anna Quialheiro A. da.
Introdução O distúrbio nutricional de maior prevalência foi o baixo peso seguido do sobrepeso. Verificou-se ingestão insuficiente de cálcio e alta de limitantes.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
IDADE PARA CONTROLE ESFINCTERIANO EM CRIANÇAS: EXPECTATIVAS E INTERVENÇÕES DOS PAIS. TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. FIDELIS,
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPÊUTICA, GUIADA PELA ESCADA ANALGÉSICA DA OMS, SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE COM DOR ONCOLÓGICA Autores: MESTIERI,
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
CEPV MORTALIDADE MATERNA. OBJETIVOS DO MILÊNIO QUINTO OBJETIVO l MELHORAR A SAÚDE MATERNA –Reduzir a mortalidade materna em 75% em 25 anos, tomando-se.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
Avaliação da atividade larvicida de soluções contendo óleo de Copaifera sp e uma fração rica em terpenóides de Melia azedarach. Farmácia. Ana Cláudia de.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Residência Multiprofissional em Saúde Mariana Rossi Bonacasata Renata Bittencourt Braga Pedro Vitor Mobiglia Marques.
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução Vários fatores influenciam no progresso e no resultado de uma grávidez, inclusive o estado nutricional da mãe antes de engravidar. E alguns fatores nutricionais podem afetar o peso de nascimento do recém-nascido. (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005). As repercussões na saúde da mãe e de seu filho, e as alterações nutricionais necessitam ser conhecidas e trabalhadas na atenção básica, permitindo intervenção dos programas de saúde materno-infantil, melhorando o resultado obstétrico – redução dos índices de morbimortalidade materna, melhoria das condições ao nascimento (peso e idade gestacional ao nascer) e redução da mortalidade perinatal. (NUCCI, et al., 2001). A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ganho de peso gestacional diferenciados sendo que Mulheres que apresentam baixo peso devem ter um ganho ponderal de 12,5 a 18,0 kg; gestantes de peso adequado de 11,5 a 16,0 kg; mulheres com sobrepeso de 7,0 a 11,0 kg; e gestantes obesas ≤ 7,0 kg. (OMS, 1995). Objetivos Verificar o estado nutricional das gestantes atendidas durante o ano de 2007 nos ESF do Município de São Ludgero; Caracterizar as variáveis biológicas da população avaliada; Avaliar o estado nutricional pré-gestacional; Identificar o ganho de peso durante a gestação. Metodologia Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo transversal, que analisa em uma dada população e em determinado momento a relação exposição-doença. (PEREIRA, 2005). Esta pesquisa foi realizada no município de São Ludgero, estado de Santa Catarina, onde foram avaliadas as gestantes atendidas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) durante o ano de 2007, através de método retrospectivo, os dados foram coletados a partir das fichas de atendimento do pré-natal, realizado pela enfermagem. Após coleta, revisão e pré-codificação, os dados foram inseridos em banco de dados no software epi. Info Os dados foram expostos em formas de tabelas e gráficos construídos no programa Excel. A avaliação nutricional foi realizada através das normas do SISVAN Tabela 1: Classificação do IMC pré-gestacional. Fonte: dados da pesquisa. São Ludgero, Através das normas do SISVAN 2008 foi avaliado o ganho de peso durante a gestação, de acordo com IMC pré-gestacional (gráfico 1). Gráfico1 – Ganho de peso durante gestação de gestantes com IMC pré- gestacional. São Ludgero, Fonte: Dados da pesquisa. São Ludgero, Conclusões Este estudo encontrou ganho de peso incorreto durante a gestação independente do estado nutricional pré-gestacional, ficando evidente que as gestantes necessitam de maior orientação nutricional e cuidados durante o pré- natal visando melhorar a qualidade de vida gestacional e condições de nascimento da criança. Bibliografia MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição & dietoterapia. 11ªed. São Paulo: Roca, PEREIRA, M. G. Epidemiologia: Teoria e Prática. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., NUCCI, L.B. et al. Nutrition status of pregnant women: prevalence and associated pregnancy outcomes. Revista de Saude Publica. V35, n6, , WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: the use and interpretation of antropometry. Report of a WHO Expert Committee. Geneva, Apoio Financeiro: Unisul Morgana PRÁ 1 ; Maria Helena MARIN 2. 1 Acadêmica do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – Tubarão (SC), Brasil. Artigo Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – Tubarão (SC), Brasil. Artigo 170. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo transversal, que analisa em uma dada população e em determinado momento a relação exposição-doença. (PEREIRA, 2005). Resultados Foram avaliadas 62 gestante atendidas nas unidades de ESF no município de São Ludgero durante o ano de 2007, os dados sobre as gestantes foram coletados nos prontuários de atendimentos, sendo que alguns não continham todos os dados. A idade referida entre as gestantes teve média de 25,11 anos ± 7,29, mínimo de 15 anos, máximo de 58 anos e moda de 19 anos. O numero de gestações foi referido em apenas 28 questionários, e a média obtida entre estas gestantes foi de 2,00 ± 1,40 gestações, com mínimo de 1,00 gestação, máximo de 8,00 gestações e moda de 1,00 gestação. Avaliando o IMC pré-gestacional encontrou-se 58,10% das mulheres eutroficas, 27,40% com sobre peso, 9,70% com obesidade e 4,80% com baixo peso. (Tabela 1). Classificação Número de gestantes % Baixo peso34,8 Eutrofia3658,1 Sobre peso1727,4 Obesidade69,7 Total62100