CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOPIRATARIA.
Advertisements

DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR Facilitação Comercial para Atração de Investimentos MANAUS,
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Visão, Valores, Missão Nível Operacional da Gestão – Responsabilidade Social.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
POLÍTICA DE SERVIÇOS AMBIENTAIS DO AMAZONAS. Área oficial redelimitada Linha Cunha Gomes (IBGE, 2011) ,7 km² (62 municípios) População (Estimativa.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Desenho teórico da pesquisa
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Programa Biota-MS: ciência, tecnologia e inovação para tomadas de decisão em biodiversidade GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado.
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO E AO CONHECIMENTO TRADICIONAL ASSOCIADO Vilma Ramos APITT/CRE/PROPP UFMS Novembro/2013.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Proteção internacional do meio ambiente. Conferências da ONU  I Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Medicamentos genéricos no Brasil: histórico e panorama atual 07 de maio de 2015 Ivo Bucaresky Diretor Presidente Substituto.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 4_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
Ecologia.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Princípios da Agroecologia
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 16.
Artesanato Políticas Culturais.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
1 Factores de Produção
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
Clique e confira o vídeo v=yhZgdzGKfC4&feature=youtu.be.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL ASPECTOS CONCEITUAIS.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Carlos RV Silva Filho Produção e Consumo Urbanização Crescimento Populacional.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO DIREITO CONCORRENCIAL. Poder econômico = Acúmulo de riquezas. O poder econômico surge das atividades de prestação de serviço.
AULA 2 REGULAÇÃO AMBIENTAL: TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS.
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
Transcrição da apresentação:

CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA

 Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato que recursos biológicos e conhecimento indígena estavam sendo apanhados e patenteados por empresas multinacionais e instituições cientificas.  De maneira geral, biopirataria significa a apropriação de conhecimento e de recursos genéticos de comunidades de agricultores e comunidades indígenas por indivíduos ou por instituições que procuram o controle exclusivo do monopólio sobre estes recursos e conhecimentos.

 Colecionadores  Zoológicos  Corporações

 Econômico – a transferência de recursos genéticos (animal ou vegetal).  Social – transferência do conhecimento tradicional sem contrapartida financeira.  Político – violação a SOBERANIA

A Convenção da Diversidade Biológica - CDB, documento assinado pelo governo brasileiro durante a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - a ECO 92, no Rio de Janeiro, e ratificado em 1994, estabelece normas e princípios que devem reger o uso e a proteção da diversidade biológica em cada país signatário. Em linhas gerais, a Convenção propõe regras para assegurar a conservação da biodiversidade, o seu uso sustentável e a justa repartição dos benefícios provenientes do uso econômico dos recursos genéticos, respeitada a soberania de cada nação sobre o patrimônio existente em seu território. O Artigo 8(j) da Convenção da Diversidade Biológica obriga os países signatários a "respeitar, preservar e manter o conhecimento, inovações e práticas das comunidades locais e populações indígenas com estilos de vida tradicionais relevantes à conservação e utilização sustentável da diversidade biológica", bem como "encorajar a repartição justa e equitativa dos benefícios oriundos da utilização desse conhecimento, inovações e práticas“

 OPERAÇÃO ODONATA  APREENSÃO DE PEIXES EM MANAUS/AM

 Dois estrangeiros tentavam embarcam para o exterior trazendo consigo grande quantidade de espécimes de peixes coletados sem licença válida dos órgãos ambientais e cadastro junto ao CNPQ.

 1 – falta de tipo penal específico  2 – necessidade de profissionais com alto grau de especialização  3 – fiscalizar o transporte de material genético  4 – situações pouco comuns aos operadores do direito