Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tributação e equidade Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA Brasília, 23 de maio de 2011.
Advertisements

Brasília, 23de maio de Seminário Sindifisco – Dieese – Ipea Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagemento Desoneração da Folha.
Sistema Tributário Brasileiro Grupo 2: Alessandra Lucas Rayane Rafaela.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
CADASTRO ÚNICO: O que é e para que serve publicado em 02/07/ h59 O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um.
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
Apostila 2 – Economia II Prof. Ms. Nilson Aguilar Slide 1 MOEDA Monetização e Desmonetização: - É a quantidade de moeda disponível na economia (Não confundir.
Formación Sindical sobre Empleo, Salarios y Piso básico de Protección Social 4 a 9 de Noviembre de 2010 México - Cancún.
Os últimos resultados da economia e o conturbado cenário nacional Reunião CIC/FIEMG Econ. Ieda Vasconcelos Março/2016.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
Rodrigo Vieira de Avila Seminário “O Panorama da Economia Brasileira” Brasília, 26 de março de 2014 PERSPECTIVAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS.
Sum á rio: Reforma administrativa e o esfor ç o fiscal para redu ç ão de despesas e incremento da eficiência do Estado Proposta de unifica ç ão dos cargos.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Reformas Constitucionais: Concessão e Atualização de Benefícios Previdenciários Fábio Souza Facebook/prof.fabiosouza.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Edson Aparecido da Silva Sociólogo Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Notas para subsidiar a discussão sobre o futuro dos orçamentos públicos no Brasil Cláudio Hamilton Matos dos Santos Diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Tributação, Previdência e Assistência Sociais: impactos distributivos “Os impostos são aquilo que se paga para se ter uma sociedade civilizada”. Oliver.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Sandro Leal Alves Brasília, 09.julho.2015 Sandro Leal Alves Brasília, 09.julho.2015 Senado Federal.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Apresentação Audiência Pública PLC 366/ /05/ /05/ ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS PROMOTORAS DE CRÉDITO E CORREPONDENTES.
1 Apresentação dos Resultados 1T15 São Paulo, 30 de Abril 2015.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Folha de Pagamento 29/10/2010.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Senado Federal Comissão Permanente de Direitos Humanos e Legislação Participativa Audiência Pública para debater “A valorização da Administração Tributária.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
B RASIL 2035 Previdência Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
O setor externo Aula 11.
Unidade III – Regime Geral de Previdência Social – Características e sujeitos. 2.Beneficiários (cont.). 4.Dependentes 5.Qualidade de segurado – instituição,
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
Instrumentos Econômicos e Política Ambiental Ronaldo Seroa da Motta Coordenador de Estudos de Regulação do IPEA
INFORMAÇÕES SOBRE REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL BOLETIM ESTATÍSTICO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE DEZ/2015 ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DE.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
Eqüidade tributária Conceitos gerais.
Análise evolutiva da aplicação de subsídios XXVIII Congresso da AIGLP
Agenda Social: Consolidação e Avanços Transferências Públicas Marcelo Neri FGV Social/CPS e EPGE IDP Brasilia, 29 de Junho de 2016.
CONJUNTURA MACROECONÔMICA E REFLEXÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO
Transcrição da apresentação:

Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil

Tributação regressiva Carga tributária sobre renda total IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 2

Tributação regressiva Política social progressiva O sistema tributário brasileiro exerce peso excessivo sobre as camadas pobres e intermediárias de renda, resultado dos impostos indiretos (sobre o consumo) Contudo, essa regressividade na arrecadação tem sido contrabalançada pela progressividade nos gastos sociais, que tem esses mesmos extratos como os principais receptores dos recursos públicos Entre e , isso se refletiu na queda expressiva da desigualdade de renda, decorrente da política fiscal IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 3

Impacto distributivo da atuação do Estado Atuação progressiva –Previdência social do regime geral (INSS) –Educação e saúde públicas –Assistência social Atuação regressiva –Tributos indiretos –Aposentadorias e pensões do funcionalismo público IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 4

Renda domiciliar per capita Renda original: considera todos os rendimentos, exceto os benefícios recebidos pelas famílias Renda inicial: considera a renda original somada aos benefícios Renda disponível: corresponde a renda inicial deduzido o pagamento de impostos diretos Renda pós-tributação: deduz da renda disponível o pagamento dos impostos indiretos Renda final: soma do valor monetário dos benefícios em espécie – saúde e educação públicas IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 5

Comportamento do índice de Gini e das rendas monetárias original, inicial, disponível e final – Brasil, e (Em R$ de janeiro de 2009) IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 6

Renda mensal domiciliar per capita e valores mensais domiciliares per capita dos tributos diretos e indiretos, dos benefícios previdenciários e assistenciais e da Saúde e Educação Pública – Brasil, 2003 (em R$ de janeiro de 2009) IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 7

Renda mensal domiciliar per capita e valores mensais domiciliares per capita dos tributos diretos e indiretos, dos benefícios previdenciários e assistenciais e da Saúde e Educação Pública – Brasil, 2009 (em R$ de janeiro de 2009) IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 8

Conclusão A política social da última década corrigiu, nas camadas pobres e intermediárias de renda, a regressividade do sistema tributário mediante o gasto social progressivo Antes de alterar o regime de impostos, processo que demanda um esforço político concentrado e de médio prazo, a atuação da política social contornou o problema da injustiça tributária com a justiça social Entendendo a equidade fiscal como uma relação abrangente entre arrecadação e gasto público, e não apenas sob a ótica da tributação, essa perspectiva introduz novos olhares sobre como a reorganização possível das condições do Estado em operar políticas públicas enfrentou obstáculos antes dados como absolutos à consolidação dos direitos sociais e constitucionais IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaEquidade fiscal no Brasil 9