1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Utilizando o QFD para promover o BA
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Instrumento GUT O método GUT serve para priorizar uma situação, devendo-se ser aliada ao consenso.
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Inovação e Criatividade
Práticas de Apoio à Gestão
Brainstorming.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Planejamento Estratégico AULA 3 Janeiro/2011
Planejamento Estratégico AULA 7 Março/2011
EMPRENDER Unir para crecer EL PROGRAMA EMPRENDER Técnica GUT.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Fundamentos de Administração
Gestão Integrada da Qualidade
GUT Ferramenta da qualidade para priorizar uma lista de atividades.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
WORKSHOP MELHORIA DE PROCESSOS
Aula 08 Revisão para AV1.
Aula 04 Processo Administrativo
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A arte de Administrar o próprio tempo
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
11 - Gerenciamento de Riscos
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
MÉTODO PASCAL P P A A S S C C A A L L Identificação do PROBLEMA ANÁLISE do problema Definição de SOLUÇÕES Escolha (CHOICE) da melhor SOLUÇÃO AÇÃO LEARNING.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Treinamento de metodologia – PGP
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Ciclo PDCA de Controle de Processos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão da Qualidade Aula 7 Prof. Fabiano Sabha.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA CONTABILIDADE
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Coordenador(es) da(s) área(s) Autor(es)
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Profª Claudia Pedro Corrêa
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Componente do Modelo de Gestão da SEFAZ Tocantins Preparação para Elaboração das Atividades das Ações Estratégicas Outubro de.
Gestão de Projetos Aula 01.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Planejamento de Comunicação
Projetos Aula 7 de 10.
Prof. Fernando Penteado
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
II WEBINÁRIO FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: BRAINSTORMING & 5W4H Léia Neri
Ferramentas para o Planejamento de Carreira
Gestão da Qualidade Aula 11 Prof. Pablo.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE. BRAINSTORMINGBRAINSTORMING  2 PRINCÍPIOS  Suspensão do julgamento  Quantidade origina qualidade  5 REGRAS  Eliminar críticas,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. POR QUE PLANEJAR? Para preparar-se para o inevitável; Para controlar: minimizar ou eliminar as influências de mercado; Minimizar.
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Gestão e Certificação de Laboratório1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus Pato Branco Gestão e Certificação de Laboratório Henrique.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

1 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Gestão Avançada com Foco na Qualidade Aula 5

2 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Ferramentas da Qualidade  Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa  Brainstorming  5s  Benchmarking  FMEA  GUT – Gravidade / Urgência / Tendência  5W1H  PDCA Lembrando

3 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial GUT Gravidade Urgência Urgência Tendência Tendência

4 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial GUT É mais uma Ferramenta utilizada na Administração que a Gestão da Qualidade incorporou. É utilizada na PRIORIZAÇÃO das soluções dos problemas. das estratégias, tomadas de decisões. Basicamente consiste em pontuar os itens. Tem uso e objetivo similar a análise de SWOT. SWOT – Forças | Oportunidades | Fraquezas | Ameaças

5 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial GUT - Funcionamento 01 – Listar as Forças (itens) 02 – Pontuar Gravidade 03 – Pontuar Urgência 04 – Pontuar Tendência 05 – Multiplicar G x U x T 06 – Calcular a média de todas as forças 0 ~ 5

6 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial GUT - Pontuar Gravidade 5 = extremamente grave 4 = muito grave 3 = grave 2 = pouco grave 1 = sem gravidade Urgência 5 = precisa de ação imediata 4 = é urgente 3 = o mais rápido possível 2 = pouco urgente 1 = pode espera

7 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial GUT - Pontuar Tendência ("se nada for feito...") 5 =...irá piorar rapidamente 4 =...irá piorar em pouco tempo 3 =...irá piorar 2 =...irá piorar a longo prazo 1 =...não irá muda

8 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial ProblemaGravidadeUrgenciaTendenciaPontos Treinamento34448 Qualidade53345 Garantia33327 Matriz GUT

9 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial 5W 1H 1H

10 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial 5W1H Após identificar o problema, é chegada a hora de tomar uma ação. O modelo 5W1H que auxilia na criação de Plano de Ação. Na prática é um mini Check-Lisk.

11 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial A Origem... Obviamente 5W1H é um sigla e tem origem nas palavras em Inglês: WHAT – WHEN – WHO – WHY – WHERE – HOW. Em português: O QUE – QUANDO – QUEM – PORQUE – ONDE – COMO

12 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Uma variante do 5W1H : 5W2H Quando,Quanto. A Variante do 5W1H é o 5W2H, onde simplesmente é incrementado após o Quando, o Quanto. Com o objetivo de incluir no Plano de Ação o valor monetário/financeiro de tal Ação.

13 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial IndicadorProjeto O que? (What)Implantacao SAP Por que? (Why)Necessidade de Integracao Quem? (Who)Empresa de Consultoria Onde? (Where)Unidade de Osasco Quando? (When)Ago – Producao Set – Financas Out – Fiscal Nov – RH Como? (Who)Modulos setoriais Quanto? (How Much)R$ Exemplo 5W2H

14 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial 5W1H / 5W2H : Divisão em níveis O 5W1H é uma ferramenta que pode ser utilizada por níveis hierárquicos da empresa, desta forma as tarefas são divididas da seguinte maneira: POR QUE QUANTO OQUE COMO QUEM QUANDO COMO Objetivo Estratégico Gerencial Tatico / Opercional Objeto Detalhes

15 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Plano de Ação É o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. O principal, sem dúvida, é saber o que fazer – identificar e relacionar as atividades. Regra prática: relacione tudo, do fim para o começo. Exemplo: Aumentar as vendas em 34% em Setembro/2014

16 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Plano de Ação Um bom Plano de Ação deve deixar claro tudo o que deverá ser feito e quando. Se a sua execução envolve mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação. Quando necessário, para evitar possíveis dúvidas, deve ainda esclarecer, os porquês da realização de cada ação, como deverão ser feitas, e onde serão feitas.

17 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Por que Fazer um Plano de Ação? Para atingir um objetivo, uma meta, precisamos fazer alguma coisa, precisamos agir – realizar uma ou geralmente várias ações. Até “não fazer nada” pode ser uma ação necessária para atingir um objetivo. E, exceto nos casos de urgência máxima, precisamos definir uma data para concluir – um prazo.

18 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial PDCA

19 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial PlanDO Check ACT

20 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Ciclo PDCA – 4 Fases

21 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Ciclo PDCA

22 Qualidade Prof. Fabio Uchôas de LimaMBA Gestão Empresarial Dúvidas ???