Portugal ainda é caracterizado por uma fraca utilização dos meios informáticos como recursos da actividade de ensino aprendizagem. Quando utilizados, são-no,

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Transcrição da apresentação:

Portugal ainda é caracterizado por uma fraca utilização dos meios informáticos como recursos da actividade de ensino aprendizagem. Quando utilizados, são-no, principalmente, em actividades não orientadas pouco levadas a sério. O mais usual é mandar pesquisar sobre um determinado assunto, ou passar um texto.

É necessário utilizar os recursos informáticos de forma sistematizada. Pelo professor: Pelo professor: Na construção de materiais apelativos e diversificados; Na fundamentação e aprofundamento de questões várias; Na partilha de materiais; Na comunicação com colegas e entidades; Na aquisição/desenvolvimento de competências de utilização do p.c. na óptica do utilizador; …….

Pelo aluno: Reconhecimento do computador como meio de comunicação; Reconhecimento do computador como meio de comunicação; Aquisição/desenvolvimento de competências na óptica do utilizador; Aquisição/desenvolvimento de competências na óptica do utilizador; Fundamentação sobre temáticas; Fundamentação sobre temáticas; Pesquisa orientada sobre assuntos de interesse académico; Pesquisa orientada sobre assuntos de interesse académico; Partilha com colegas de conhecimentos e materiais produzidos; Partilha com colegas de conhecimentos e materiais produzidos; Apresentação de materiais produzidos no âmbito de trabalhos realizados; Apresentação de materiais produzidos no âmbito de trabalhos realizados; …….. ……..

A utilização do computador (ecrã) exige vários tipos de literacia emocional emocional digital numérica mediática científica

HIPERTEXTO «texto não linear» permite ao leitor seguir diferentes percursos de leitura (textos dentro de textos) HIPERMÉDIA Condensa num único meio diferentes linguagens (gráficas, iconográficas, texto escrito, imagens, sons, filmes) Exige do professor uma supervisão sobre o acto de pesquisar Para conduzir a aprendizagens válidas e desejáveis

Tipos de pesquisa: ZAPPING pesquisa pouco estruturada (o utilizador encontra por tentativa e erro o que pretende) ZAPPING pesquisa pouco estruturada (o utilizador encontra por tentativa e erro o que pretende) SAMPLING pesquisa estruturada (o utilizador procura por vínculos, faz uma triagem do que encontra,…) SAMPLING pesquisa estruturada (o utilizador procura por vínculos, faz uma triagem do que encontra,…)

Vários dispositivos tecnológicos e comunicativos Plataforma (Moodle) Fóruns Chat Blogue