Documentos e Propostas legais

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Documentos e Propostas legais
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Documentos e Propostas legais

Diretrizes Curriculares Nacionais... Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil;  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio;  Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores; Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.

DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais – para os cursos de Química Perfil: O Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Competências e habilidades: ....

CONTEÚDOS CURRICULARES: Física, Matemática e Química Q. Analítica Q. Físico-Química Q. Orgânica Química (Teoria e laboratório): propriedades físico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e físicos e controle de qualidade analítico); termodinâmica química; cinética química; estudo de compostos: orgânicos, organometálicos, compostos de coordenação, macromoléculas e biomoléculas; técnicas básicas de laboratório. Físico-Química Q. Analítica Q. Inorgânica Q. Físico-Química Q. Analítica Bioquímica Q. Orgânica Q. Físico-Química Q. Inorgânica

Conteúdos Específicos São os conteúdos profissionais essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades. É a essência diferencial de cada curso. Considerando as especificidades regionais e institucionais, a IES estabelecerá os currículos com vistas ao perfil do profissional que deseja formar. Para a Licenciatura em Química serão incluídos no conjunto dos conteúdos profissionais os conteúdos da Educação Básica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de Professores em nível superior, bem como as Diretrizes Nacionais para a Educação Básica e para o Ensino Médio.

Parâmetros Curriculares Nacionais PCN Parâmetros Curriculares Nacionais

TEMAS ESTRUTURADORES DO ENSINO DE QUÍMICA PCN + TEMAS ESTRUTURADORES DO ENSINO DE QUÍMICA

CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIOCULTURAL, Competências e habilidades Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONTEXTUALIZAÇÃO SÓCIOCULTURAL, a inserção do conhecimento disciplinar nos diferentes setores da sociedade, suas relações com os aspectos políticos, econômicos e sociais de cada época e com a tecnologia e cultura contemporâneas. INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO, OU SEJA, O USO DE IDÉIAS, CONCEITOS, LEIS, MODELOS e procedimentos científicos associados a essa disciplina; REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENVOLVENDO A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CÓDIGOS, NOMENCLATURAS E TEXTOS próprios da Química e da Ciência, a transposição entre diferentes formas de representação, a busca de informações, a produção e análise crítica de diferentes tipos de textos.

Proposta Curricular do Estado de São Paulo