Diversidade cultural.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COND. JARDINS DA GRÉCIA Ponta da Praia – Santos - SP.
Advertisements

POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA
desafios atuais para a escola
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
DISCRIMINAÇÃO NO EXERCÍCIO DO PODER PARENTAL
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
S OCIEDADE, E CONOMIA, P OLÍTICA E E DUCAÇÃO : R ELAÇÕES RECÍPROCAS. José Roberto O. dos Santos Fundamentos sociopolíticos e econômicos da educação.
Psicologia Evolucionista. Funções adaptativas do sistema cognitivo e emocional Diferenças comportamentais = sucesso reprodutivo Temáticas: –Poligamia.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
World Café A consciência coletiva em crescimento, as relações de associação destas conversas e a importância da aprendizagem coletiva e do conhecimento.
PROGRAMA Etapa 1 Panorama do fomento e incentivo à cultura Etapa 2 Maturando a ideia Modelando o conceito Escrevendo o projeto.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Conceitos básicos Conceitos básicos O que estuda? O que estuda? Qual a finalidade? Qual a finalidade? Qual metodologia? Qual metodologia? Prof Dr. Robson.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Práticas em. Crédito: Prof. Simão Pedro Marinho Educação 1.0.
O LIVRO. O LIVRO DIDÁTICO TEM IDENTIDADE? A relação entre educação e diversidade étnico racial está relacionada aos fatores que levavam ao consistente.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (Ilma Passos Alencastro Veiga, 2006, Papirus Editora)
Um breve histórico Paulo Freire. Vida Nasceu em Recife, em 1921; Formou-se em advocacia, mas não exerceu; Foi exilado para o Chile, após o golpe militar.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Escola: Incluir o diverso é possível? PROINAPE – Grupo E.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E A PESSOA EMRC E A PESSOA.
INTRO NOl-LEOOS This project (project n° NO1-LEO ) has been funded with support from the European Commission. This publication.
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Aula 8: Pesquisa-ação.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
ENERGIA SOLAR Portugal, onde domina um clima mediterrâneo, apresenta condições propícias ao seu aproveitamento, os maiores da Europa; Portugal, onde domina.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Bruna Ferraz Souza e Carla Silvestre. A proposta apresentada aqui é a do casamento da Informática e da Educação. O significado de educar se transforma.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
LIMITES AO DIREITO DE PROPRIEDADE: A FUNÇÃO SOCIAL.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE BRICOLAGEM DO ARTIGO: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURALISMO FORMAÇÃO.
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Tutorial de acesso às aulas de reforço
Valores do Património.
Transcrição da apresentação:

Diversidade cultural

Cultura… Elitista Termo plurissemântico Pedagógico Antropológico

são diversas as coisas que não podem ser substituídas uma pela outra… Diversidade… são diversas as coisas que não podem ser substituídas uma pela outra…

É a descoberta da diferença entre o que é e o que deveria ser Ética É a descoberta da diferença entre o que é e o que deveria ser Indignação Ética Intenções e Efeitos Ética e Condição Humana

Educação Aspectos fundamentais... Social Pessoal Cultural

“Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza “Tenho direito de ser igual quando a diferença me inferioriza. Tenho direito de ser diferente quando a igualdade me descaracteriza” (BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS)

Imposição histórica de uma hegemonia cultural Formação de uma sociedade multicultural Possibilidade de um grupo minoritário ser a um só tempo dominador e dominado