Por Josiane da Conceição Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Advertisements

24 Acorde Maior X Acorde Menor - Conteúdo
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
A VOLTA DA MÚSICA ÀS ESCOLAS
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Mini Grupo e G1 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
João Tarcísio Alves Maia Filho
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Curso de Teoria Musical
Planejamento PNAIC 2014.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
Aula - 02 – Fundamentos básicos Part - 02
Canto de Paz Aperfeiçoamento Teórico
TEORIA MUSICAL Iniciante
Música Medieval.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Gerais Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aprendiz: Dunalva Elenita Prof. Gilca Vilarinho.
O PODER DO SILÊNCIO (Automático) Eckhart Tolle.
A Importância da musicalização
Política Educacional Brasileira
Aperfeiçoamento Teórico
MÚSICA É a arte de ajustar fenômeno acústico e silêncio.
A Arte na Literatura de Cordel
Educação Especial: Surdez
Etapas de uma sequência didática
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carlos Antonio Fragoso Guimarães
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Instruções para realização de ditados
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Introdução O que é necessário retomar? Identificando o padrão maior na melodia Identificando o padrão menor na melodia Tonalidades homônimas Intervalos.
METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Aula 1 Modos. Modos Litúrgicos São escalas diatônicas que guardam entre seus graus os intervalos de um tom ou um semitom. Têm nomes de povos gregos e.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
DE TRAMAS E FIOS Marisa Trench Oliveira Fonterrada Apresentação da página Diego Wilxenski.
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
TRABALHO COLABORATIVO
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Revolução Francesa  Criação de conservatórios;  Aproveitamento político da arte;  “A música deve ser suficientemente simples, para que possa ser por.
Currículos e Programas
Ricardo Breim. Cantor, arranjador, compositor, tecladista, formado em Engenharia Eletrônica, educador. Atuou na Coordenação do PAM "Projeto Alfabetização.
Aperfeiçoamento técnico grupo canto de paz
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
CACILDA BORGES BARBOSA (1914 – 2010)
DE TRAMAS E FIOS um ensaio sobre a música e educação
Notas Musicais.  Do  Re  Mi  Fa  Sol  La  Si  Do  Re  Fa.
Transcrição da apresentação:

Por Josiane da Conceição Paulo Kódály Por Josiane da Conceição Paulo

Zoltán Kódály Nasceu em Keskémet, na Hungria em 1882. Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Filho de músicos amadores desde pequeno aprendeu tocar piano, violino e cantava o coro da igreja. No período anterior a Kodály, era distante da autêntica música húngara, redescoberta no século XX. Música húngara sofre declínio após invasões, o marco deste declínio foi o chamado “desastre de Mohács”, ocupação dos turcos em 1526. Final do século XVIII e início do século XIX retorna a preocupação com a cultura do país. Na música isso ocorre principalmente com os trabalhos de Lizst e Erkel. Música utilizada por Lizst era uma adaptação das musicas folclóricas originais húngaras. As verdadeiras fontes folclóricas foram desvendadas por Kodály, Bartók e sua equipe.

A pesquisa musicológica. Muitos compositores sentiam que o sistema tonal caminhava para o fim e o renascimento da música estava na exploração de antigos sistemas, como modal e o pentatônico tão fundamentais na música folclórica húngara. Folclore passa a ser a fonte de cultura do povo Trabalho divido em quatro fases: coleta de material, classificação , transcrição e publicação. Teve inicio em 1905 e Bartók se juntou um ano depois. Cerca de cem mil canções coletadas em aproximadamente 60 anos. Com o fim da segunda guerra se abre espaço para as idéias revolucionarias de Kodály e Bartók. Material folclórico é utilizado como base para livros didáticos em educação musical e começam a se proliferarem com o apoio da no República Popular Húngara. 1954: Criação do Instituto de Pesquisas Folclóricas, do qual Kodály era presidente, aumenta o índice de produtividade em pesquisa.

O método O objetivo é ensinar o espírito do canto, além da alfabetização musical, trazendo a música para o cotidiano de todos. Desenvolvimento curricular inclui: leitura e escrita da música, treinamento auditivo, rítmica, canto e percepção musical. A consciência rítmica nas crianças é desenvolvida através de movimentos e jogos. Para notação rítmica Kodály utiliza uma única linha, na qual se colocam os valores.Ao ouvir uma frase as crianças respondem criando suas próprias frases. Ritmo não é ensinado separado da melodia. Canto é baseado em modelos melódicos simples que provêm do repertorio folclórico húngaro, quase sempre baseado em escalas pentatônicas. Intervalo mais assimilável pelas crianças é a terça menor descendente Ensino baseia-se no canto em grupo e no solfejo Escala utilizada até a criança estar no quinto grau (6ª série do ensino médio) é a pentatônica menor, e posteriormente esse material se expande para outras organizações, como as escalas modais. Quando a escala pentatônica e os intervalos estão assimilados, os alunos já são capazes de fazerem leitura à primeira vista. Vocabulário se amplia até as escalas maior, somente depois disso os acidentes serão apresentados. Utiliza-se da manossolfa: sistema que alia sinais manuais à notas musicais Tonic Solfa: método que trabalha a leitura relativa das notas, onde os nomes do, ré, mi, fá , sol, lá e si , são dados para a escala maior em qualquer tonalidade.

Aplicações a) Arte: Pesquisas de Kodály e Bartók em relação ao estilo da musica folclórica possuíam focos diferentes. Bartók: Foco geográfico. Kodály: Foco histórico. Pesquisas se completavam. b) Ensino: Método encontrado por Kodály e Bartók para reconstruir a identidade baseou-se em dois princípios: Desenvolver a musicalidade de todo o povo; manter a cultura musical “natural.” A idéia era trazer a música para o cotidiano das pessoas, proporcionar o enriquecimento da vida, valorizando os aspectos criativos e humanos. Primeiro passo era a alfabetização musical para todos. Propunha reforma educacional em todos os níveis da educação. Ênfase era colocada no canto em grupo e o material utilizado era canções folclóricas nacionalistas.

Manossolfa: sistema que alia sinais manuais às notas musicais Manossolfa: sistema que alia sinais manuais às notas musicais. Esse sistema ajuda a criança a "ler" os sinais e a transformá-los em sons.

Tonic Solfa Trabalha a leitura relativa, em que os nomes das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são dados para os graus da escala maior, em qualquer tonalidade, enquanto a escala menor corresponde a lá, si, dó, ré, mi, fá e sol.

Sistema Kodály são adaptações de propostas existentes em outros países planejadas de forma gradativa e coerente. Componentes: Sistema de símbolos de duração rítmica Sistema de altura relativa Sistema de sinais manuais que auxiliam o solfejo. No Brasil o sistema é difundido pela Sociedade Kodály do Brasil, que oferece cursos regulares de curta duração e buscam equivalências do folclore brasileiro às constantes encontradas nas canções húngaras.