TREINAMENTO DE SEGURANÇA 1 TREINAMENTO DE SEGURANÇA PARA SUPERVISOR E ENCARREGADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Na vida temos que ter atitude.
Advertisements

9 IDÉIAS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO
... A ATITUDE É TUDO ....
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Agora aqui estão as regras do lado masculino.
Convidando e Recebendo Participantes.
Slides/automáticos...aguarde
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Espirito, as reuniões de unidade já é um sucesso!! Espirito, já tenho acima de 10 consultoras em todas as reunião de unidade Espirto, deste momento em.
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
INTRODUÇÃO -A cada dia somos surpreendidos por um novo desafio ou problemas, mas existem ocasiões em que não temos forças nem para reagir. -É nas reações.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
As aplicações do Genius X. No cenário atual do mundo dos negócios e da vida de um modo geral a tecnologia está substituindo muitas funções que antigamente.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
GESTÃO DO TEMPO.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Informática Básica Karine Alessandra Córdova O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Pr. Marcus Alexandre Conferência Interna para Líderes Igreja Shalon – SJP/PR 07/maio/2015.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
Como organizar melhor os estudos. DICAS DE COMO ESTUDAR!
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Noticenter – Tarcísio Queiroz Cerqueira Pirataria de software O material.
A CPCJ EXPLICADA AOS JOVENS CONTACTOS: Morada: Praça da Paz, Bloco F - Cave Lagos Telefone: E – mail:
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
ABORDAGENS E OBJEÇÕES.  Abordar pessoas que você não conhece;  Pode ocorrer em qualquer lugar: banco, consultórios, rua, supermercado, farmácia... 
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
A Gestão das Reclamações. Numa indústria de serviços como o turismo é inevitável que um cliente apresente uma reclamação. Como a empresa lida com as queixas.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
SEIS RAZÕES PARA DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS Pesquisa Realizada Pelo Prof. MARINS – Com Vários Empresários – Demonstra os Motivos Pelos Quais Uma Empresa.
Software do amor. Cliente: Alô... é do Setor de "Atendimento ao Cliente"??? Atendente:Boa tarde Senhora. Em que lhe posso ser útil?
Atingindo Metas. 1. Estabelecer metas 2. Criar planos de ação 3. Gerenciar suas metas.
CINCO PASSOS PARA MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS Quais as Características Necessárias ao Líder Para Enfrentar Tempos Turbulentos? O Que Nos Indica.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
DEZ DICAS DE ATENDIMENTO
Quando uma etapa chega ao final... Progressão Automática.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 1 TREINAMENTO DE SEGURANÇA PARA SUPERVISOR E ENCARREGADO

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 2 FILOSOFIA TODOS OS ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS PODEM SER EVITADOS SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DA GERENCIA DE LINHA TODA EXPOSIÇÃO EM ÁREAS OPERACIONAIS E DE CONSTRUÇÃO PODE SER RAZOAVELMENTE PROTEGIDA A GERENCIA DE LINHA TEM A RESPONSABILIDADE DE TREINAR TODOS OS COLABORADORES A TRABALHAR COM SEGURANÇA PREVENIR ACIDENTES E INCIDENTES É UM BOM NEGÓCIO TRABALHAR DE FORMA SEGURA É UMA CONDIÇÃO DE EMPREGABILIDADE

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 3 SEGURANÇA É RESPONSABILIDADE DA GERENCIA DE LINHA NENHUMA ORGANIZAÇÃO PODE TER O SUCESSO EM ELIMINAR ACIDENTES, A NÃO SER QUE TODOS OS MEMBROS DA GERENCIA DE LINHA DEMONSTREM, ATRAVÉS DE SEUS ATOS, SEU COMPROMETIMENTO COM A SEGURANÇA. SUAS OBSERVAÇÕES DIÁRIAS COMO MEMBRO DA GERENCIA DE LINHA, SUA FUNÇÃO É FAZER COM QUE DETERMINADAS COISAS SEJAM FEITAS E DE FORMA CORRETA. VOCÊ ESTÁ CONTINUAMENTE ALERTA PARA PROBLEMAS NA PRODUÇÃO, QUALIDADE, CUSTOS OU MORAL É IMPORTANTE QUE VOCÊ COLOQUE AS TÉCNICAS EM AÇÃO DIARIAMENTE, DE FORMA QUE POSSA DESENVOLVER UM MESMO ESTADO DE ALERTA PARA VIOLAÇÕES DE SEGURANÇA.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 4 VOLTAS DE OBSERVAÇÃO VOLTAS PERIÓDICAS SÃO ESSENCIAIS PARA UM PROGRAMA DE SEGURANÇA BEM SUCEDIDO. VOCE E SEU SUPERVISOR IMEDIATO DEVEM CONDUZIR NO MÍNIMO, UMA VEZ POR SEMANA, ESTAS VOLTAS DE OBSERVAÇÃO. ESTABELEÇAM UM TEMPO, NO QUAL SE CONCENTRARÃO EXCLUSIVAMENTE EM OBSERVAR AS PESSOAS EM SUA ÁREA DE RESPONSABILIDADE, VENDO SE ESTÃO TRABALHANDO COM SEGURANÇA.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 5 ACIDENTES E ATOS INSEGUROS QUASE TODOS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR ATOS INSEGUROS ATO INSEGURO É COMETIDO QUANDO UMA PESSOA FAZ ALGO QUE PODE CAUSAR UM ACIDENTE OU FERIMENTO UM OBSERVADOR EXPERIENTE OLHA TODAS AS COISAS EM SEU LOCAL DE TRABALHO, MAS SE CONCENTRA NAS PESSOAS E EM SUAS AÇÕES. CONDIÇÃO INSEGURA É TODA SITUAÇÃO GERADA OU EXISTENTE QUE PODE LEVAR A UM ACIDENTE

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 6 TODOS OS ACIDENTES E DOENÇAS OCUPACIONAIS PODEM SER EVITADOS ADOTAR ESTE PRINCIPIO BÁSICO É UMA DAS CHAVES PARA SUCESSO EM SEGURANÇA EVITE A PERIGOSA ATITUDE SEGUNDO A QUAL ACIDENTES SIMPLESMENTE FAZEM PARTE DO TRABALHO

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 7 RESPONSABILIDADE DOS SUPERVISORES PELA SEGURANÇA QUAL É A RESPONSABILIDADE PELA SUA SEGURANÇA? COMO É AVALIADO SEU DESEMPENHO DE SEGURANÇA? EM QUE LUGAR DEVE ESTAR A SEGURANÇA EM SUA LISTA DE PRIORIDADES COMO SUPERVISOR? ALGUMAS RESPOSTAS A ESTAS PERGUNTAS PODERÃO SURPREENDER VOCÊ. COMO SUPERVISOR VOCÊ É O RESPONSÁVEL PELO DESEMPENHO DE SEGURANÇA DE CADA UM DE SEUS SUBORDINADOS. O SUCESSO DE SEU DESEMPENHO NO TRABALHO DEPENDE DO DESEMPENHO DE SEGURANÇA DE CADA UM DE SEUS SUBORDINADOS.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 8 ESTUDO DE CASO SUPONHA QUE, DE TEMPOS EM TEMPOS, VOCÊ PASSA POR UM SETOR ONDE NO CHÃO DO CORREDOR PRINCIPAL, MUITAS VEZES, SE ENCONTRAM CABOS ELÉTRICOS E PEÇAS SEM APROVEITAMENTO. HÁ ALGUNS DIAS ATRÁS VOCÊ ANALISOU ESTA CONDIÇÃO INSEGURA COM A SUPERVISORA DE PRIMEIRA LINHA DESTA ÁREA. ELA DISSE: “EU SEI DOS PERIGOS, MAS NÃO TEMOS TEMPO PARA APANHAR CADA COISINHA E ARRUMAR CADA CABO. TEMOS QUE MANTER A PRODUÇÃO A TODO VAPOR”.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 9 QUESTIONÁRIO 1- INDIQUE AQUELA RESPONSABILIDADE DAS CINCO ABAIXO QUE VOCÊ SABE SER IMPORTANTE PARA ESTA SUPERVISORA DE PRIMEIRA LINHA. SEGURANÇA – QUALIDADE – MORAL – CUSTOS – PRODUÇÃO 2- NA LISTA ACIMA, QUAL A RESPONSABILIDADE QUE A SUPERVISORA ESTA MAIS NEGLIGENCIANDO? (SEGURANÇA) 3- SERÁ QUE O SUPERVISOR É RESPONSÁVEL POR DAR O MESMO PESO À SEGURANÇA, QUALIDADE, MORAL, CUSTO E PRODUÇÃO ? SIM OU NÃO. 4 – SERÁ QUE A SUPERVISORA ESTÁ FAZENDO SEU TRABALHO DE FORMA SATISFATÓRIA ? SIM OU NÃO 5 – SE ESTA SUPERVISORA TRABALHASSE PARA VOCÊ, COMO CLASSIFICARIA SEU DESEMPENHO DE SEGURANÇA? SATISFATÓRIO OU NÃO. ESTA SUPERVISORA PENSA ESTAR TRABALHANDO DE MANEIRA A MANTER A PRODUÇÃO A PLENO VAPOR; MAS O QUE ACONTECERIA COM A PRODUÇÃO SE ALGUÉM SE ACIDENTASSE? (PARARIA)

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 10 O CICLO DA OBSERVAÇÃO DECIDIR PARAR OBSERVAR AGIR RELATAR

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 11 O CICLO DA OBSERVAÇÃO PASSO 1 AO USAR AS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO EXPERIENTE VOCÊ DEVE PRIMEIRO_DECIDIR__ FAZER UMA OBSERVAÇÃO DE SEGURANÇA. ESTE PASSO É IMPORTANTE, POR QUE A MAIORIA DAS PESSOAS PRECISA SER LEMBRADA PARA PENSAR EM SEGURANÇA PASSO 2 EM SEGUIDA VOCÊ_ PARA__PERTO DAS PESSOAS DE FORMA QUE POSSA OBSERVAR CLARAMENTE O QUE ESTÃO FAZENDO. SE VOCÊ APENAS OLHAR DE RELANCE E DE PASSAGEM, SUA OBSERVAÇÃO NÃO SERÁ COMPLETA. PASSO 3 EM SEGUIDA VOCÊ _OBSERVA_AS PESSOAS DE FORMA SISTEMÁTICA E CUIDADOSA, OLHANDO TUDO O QUE FAZEM E SE CONCENTRANDO EM QUAISQUER ATOS INSEGUROS

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 12 O CICLO DE OBSERVAÇÃO PASSO 4 AO VER QUALQUER ATO INSEGURO VOCÊ ENTÃO__AGE___PARA CORRIGIR A SITUAÇÃO E PARA PREVENIR UMA REINCIDÊNCIA. ESTA AÇÃO INCLUI CONVERSAR COM A PESSOA QUE COMETEU O ATO INSEGURO, ATÉ QUE ELA ENTENDA PORQUE ESTE ATO REPRESENTA UM PERIGO PARA ELA E PARA OS DEMAIS. PASSO 5 APÓS DIALOGAR COM A PESSOA PARA CORIGIR O ATO INSEGURO E PREVENIR SUA REINCIDÊNCIA, VOCÊ _RELATA__SUAS OBSERVAÇÕES E AÇÕES POR ESCRITO.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 13 O CICLO DA OBSERVAÇÃO OBSERVE QUE NO QUARTO ESTÁGIO VOCÊ AGE NÃO SÓ PARA CORRIGIR A SITUAÇÃO, MAS TAMBÉM PARA INFORMAR QUAIS SÃO SEUS PADRÕES DE SEGURANÇA PARA A PESSOA QUE FOI OBSERVADA O NÍVEL MÁXIMO DE DESEMPENHO QUE VOCÊ PODE ESPERAR DE SEUS SUBORDINADOS DEPENDE DOS PADRÕES MÍNIMOS QUE VOCÊ ESTABELECE E MANTÉM. AO VER UM ATO INSEGURO E DEIXAR DE TOMAR UMA AÇÃO CORRETIVA, VOCÊ SINALIZA ÀS PESSOAS A SUA VOLTA QUE SEUS PADRÕES DE DESEMPENHO SÃO BAIXOS. O RESULTADO É O MESMO QUE NÃO VER O ATO INSEGURO. SEJA COMO FOR, AO DEIXAR DE CORRIGIR VOCÊ ACEITA O ATO INSEGURO.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 14 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ATOS INSEGUROS INDICAM ATITUDE: ATOS INSEGUROS, TAIS COMO DEIXAR DE USAR O EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CORRETO, MUITAS VEZES INDICAM QUE A ATITUDE DAS PESSOAS É TAL QUE IRÃO IGNORAR OUTRAS PRÁTICAS SEGURAS. O ENTENDIMENTO AUMENTA A MOTIVAÇÃO: QUANDO AS PESSOAS ENTENDEM QUAIS AS RAZÕES PARA A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS SEGURAS, AUMENTA A SUA MOTIVAÇÃO PARA TRABALHAR COM A SEGURANÇA. PERIGOS PODEM SER MINIMIZADOS: UTILIZANDO-SE EPI OU EPC.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 15 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL OBSERVE CADA PESSOA DA CABEÇA AOS PÉS ASSEGURANDO-SE QUE CADA PARTE DO CORPO ESTEJA PROTEGIDA. A OBSERVAÇÃO MEDE O DESEMPENHO: MEÇA O DESEMPENHO DO SEU TRABALHO E DA SEGURANÇA DO SEU SETOR AO OBSERVAR SEUS SUBORDINADOS DURANTE O SERVIÇO AÇÕES INFLUEM NO DESEMPENHO: LEMBRE-SE QUE CALAR(FALHA EM AGIR) É CONSENTIR. TOME UMA AÇÃO CORRETIVA IMEDIATA PARA MANTER O DESEMPENHO DE SEGURANÇA DE SEU SETOR NO MESMO NÍVEL TOME UMA AÇÃO PARA EVITAR A REINCIDÊNCIA A FIM DE MELHORAR O DESEMPENHO DE SEGURANÇA DE SEU SETOR

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 16 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL “ CONVERSAR COM “ AJUDA A PREVENIR REINCIDÊNCIA: FALE COM A PESSOA ENVOLVIDA ATÉ QUE ELA ENTENDA PORQUE SEU ATO INSEGURO É PERIGOSO. USE SEU BOM SENSO: A AÇÃO PARA PREVENIR REINCIDÊNCIA DEVE ESTAR DE ACORDO TANTO COM A SITUAÇÃO, QUANTO COM AS POLÍTICAS DA EMPRESA.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 17 POSIÇÃO DAS PESSOAS PARA OBTER OS MELHORES RESULTADOS VOCÊ PRECISA LEMBRAR-SE DO PORQUÊ DE ESTAR OBSERVANDO A FORMA DE TRABALHAR DAS PESSOAS, DO PORQUÊ DE ESTAR SE CONCENTRANDO EM ATOS INSEGUROS E DO PORQUÊ DE ESTAR CORRIGINDO E PREVENINDO ATOS INSEGUROS. O MOTIVO PARA VOCÊ ESTAR FAZENDO ISTO PODE SER RESUMIDO EM POUCAS PALAVRAS: SEU OBJETIVO É ELIMINAR ACIDENTES. EM OUTRAS PALAVRAS, VOCÊ QUER PROTEGER AS PESSOAS E AJUDÁ-LAS A SE PROTEGEREM. SE VOCÊ NÃO PERDER SEU OBJETIVO DE VISTA, SERÁ FÁCIL PARA VOCÊ MOSTRAR, ATRAVÉS DE SUAS AÇÕES, O SEU COMPROMETIMENTO COM A SEGURANÇA DAS PESSOAS DO SEU SETOR. QUANDO AS PESSOAS DO SEU SETOR SOUBEREM QUE VOCÊ ESTÁ COMPROMETIDO COM A SEGURANÇA DELES, E QUANDO ENTENDEREM E ACEITAREM A IMPORTÂNCIA DE SEMPRE SEGUIR PRÁTICAS SEGURAS, ENTÃO VOCÊ TERÁ CRIADO UM AMBIENTE DE TRABALHO SEGURO.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 18 POSIÇÃO DAS PESSOAS OBSERVANDO A POSIÇÃO DAS PESSOAS AO OBSERVAR AS PESSOAS NO TRABALHO, VOCÊ DEVE SE PERGUNTAR SE AS SUAS POSIÇÕES PODEM CAUSAR ACIDENTES. A PESSOA ESTÁ MUITO PERTO DO PERIGO? AS PESSOAS ESTÃO PROTEGIDAS?

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 19 POSIÇÃO DAS PESSOAS CAUSAS DO ACIDENTES BATER CONTRA OU SER ATINGIDO POR OBJETOS FICAR PRESO DENTRO, SOBRE OU ENTRE. CAIR NO MEMSO NÍVEL OU CAIR PARA UM OUTRO NÍVEL CONTATO COM TEMPERATURAS EXTREMAS CONTATO COM CORRENTES ELÉTRICAS INALAR,ABSORVER PELA PELE OU ENGOLIR UMA SUBSTÂNCIA PERIGOSA SOBRECARGA AO LEVANTAR, PUXAR, EMPURRAR OU ALCANÇAR

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 20 POSIÇÃO DAS PESSOAS O QUE SIGNIFICA “CONVERSAR COM”UMA PESSOA? EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊ NÃO DEVE REPREENDER A PESSOA; VOCÊ NÃO DEVE XINGÁ-LA. EM SEGUNDO LUGAR VOCÊ NÃO DEVE DESPEJAR PALAVRAS EM CIMA DE NINGUÉM. MUITO PELO CONTRÁRIO, VOCÊ DEVE TANTO OUVIR QUANTO FALAR PARA TROCAR IDÉIAS COMO VOCÊ JÁ SABE, AO OBSERVAR UM ATO INSEGURO É IMPORTANTE QUE VOCÊ IMEDIATAMENTE TOME UMA AÇÃO CORRETIVA E UMA AÇÃO PARA EVITAR A REINCIDÊNCIA. AMBAS REQUEREM QUE VOCÊ “ CONVERSE COM” A PESSOA

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 21 REAÇÕES DAS PESSOAS PESSOAS QUE ENTENDEM E ACEITAM A IMPORTÂNCIA DE SE TER PRÁTICAS SEGURAS TÊM UMA MOTIVAÇÃO MAIOR PARA TRABALHAR COM SEGURANÇA. QUANTO MAIOR FÔR A SEGURANÇA COM QUE AS PESSOAS TRABALHAM EM SEU SETOR, TANTO MAIOR SERÁ A SUA POSSIBILIDADE DE ELIMINAÇÃO DE ACIDENTES. O QUE VOCÊ PODE FAZER NA SUA ÁREA PRA AUMENTAR A MOTIVAÇÃO E O SUCESSO EM MATÉRIA DE SEGURANÇA DE TODAS AS PESSOAS?

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 22 REAÇÕES DAS PESSOAS TRÊS PALAVRAS SÃO IMPORTANTES PARA SEREM LEMBRADAS NESTE CONTEXTO: COMPROMETIMENTO, CONSISTÊNCIA E PERSEVERANÇA COMPROMETIMENTO: É PRECISO MOSTRAR AOS SEUS SUBORDINADOS QUE VOCÊ ESTÁ PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DELES. CONSISTÊNCIA: CADA VEZ QUE OBSERVAR UM ATO INSEGURO, VOCÊ DEVE CORRIGÍ-LO E AGIR PARA PREVENIR SUA REINCIDÊNCIA PERSEVERANÇA: É IMPORTANTE QUE VOCÊ SEJA PERSEVERANTE, CONTINUE AGINDO E CONVERSANDO COM AS PESSOAS, ASSEGURANDO-SE QUE ELAS ENTENDAM E ACEITEM AS PRÁTICAS SEGURAS NECESSÁRIAS PARAS AS SUAS FUNÇÕES. ATÉ QUE AS PESSOAS ENTENDAM QUE TRABALHAR COM SEGURANÇA É EM SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO, AS PESSOAS IRÃO SIMPLESMENTE REAGIR À SUA PRESENÇA

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 23 REAÇÕES DAS PESSOAS SE VOCÊ NOTAR QUE AS PESSOAS REAGEM A SUA PRESENÇA, SERÁ QUE ISTO É UM BOM SINAL? SIM OU NÃO. BOM SINAL POR MOSTRAR QUE AS PESSOAS ESTÃO FICANDO MAIS CONSCIENTES DE SEUS ATOS INSEGUROS. MAU SINAL QUANDO INDICA QUE ELAS AINDA NÃO DESENVOLVERAM UMA ATITUDE CORRETA EM MATÉRIA DE SEGURANÇA SEUS SUBORDINADOS PODEM ENCARAR A APLICAÇÃO DE PRÁTICAS SEGURAS SIMPLESMENTE COMO ALGO QUE A SUPERVISÃO QUER QUE SEJA SEGUIDO E NÃO COMO ALGO PARA SEU PRÓPRIO BENEFÍCIO. PORTANTO, PODEM ACHAR QUE OS ATOS INSEGUROS DEVEM SER ESCONDIDOS E QUE NÃO SÃO PERIGOSOS PARA ELES SE ESTIVEREM COM ESTA ATITUDE, SEUS SUBORDINADOS PROVAVELMENTE REAGIRÃO À SUA PRESENÇA E EVITARÃO OS ATOS INSEGUROS APENAS QUANDO VOCÊ ESTIVER POR PERTO. VOCÊ É RESPONSÁVEL POR ESTAR ALERTA PARA AS REAÇÕES DAS PESSOAS, POIS ESTAS SÃO INDÍCIOS POSSÍVEIS DE ATOS INSEGUROS.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 24 REAÇÕES DAS PESSOAS AJUSTANDO OU ADICIONANDO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL MUDANDO DE POSIÇÃO REPENTINAMENTE REARRANJANDO O TRABALHO PARANDO OU DEIXANDO O TRABALHO CONECTANDO TRAVAS DE SEGURANÇA

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 25 REAÇÕES DAS PESSOAS INVESTIGAÇÃO DEPOIS QUE VOCÊ OBSERVA UMA REAÇÃO, HÁ DUAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA DESCOBRIR. EM PRIMEIRO LUGAR, SERÁ QUE A PESSOA QUE REAGIU ESTAVA TENTANDO ESCONDER OU CORRIGIR UM ATO INSEGURO OU HOUVE OUTRO MOTIVO PARA A AÇAO? EM SEGUNDO LUGAR, SE UM ATO INSEGURO FOI COMETIDO, QUAL FOI ESTE ATO?

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 26 REAÇÕES DAS PESSOAS MUITAS PESSOAS COMETEM ATOS INSEGUROS POR NÃO ENTEDEREM POR QUE SEUS ATOS SÃO PERIGOSOS. SERÁ QUE ESTA É A ÚNICA RAZÃO PELA QUAL AS PESSOAS COMETEM ATOS INSEGUROS ?

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 27 REAÇÕES DAS PESSOAS CAUSAS ORIGINADORAS FALTA DE CONHECIMENTO OU TREINAMENTO A CRENÇA DE QUE “ ISTO NÃO ACONTECE COMIGO”, OU ENTÃO “NÃO VAI ACONTECER JUSTO AGORA”. UM HÁBITO A INEXISTÊNCIA DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL CORRETO A CRENÇA DE QUE A PRÁTICA DE ATOS INSEGUROS É UM PADRÃO ACEITÁVEL, UMA VEZ QUE NINGUÉM OS CORRIGIU NO PASSADO

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 28 REAÇÕES DAS PESSOAS CAUSAS ORIGINADORAS UMA TENTATIVA DE CHAMAR ATENÇÃO OU FAZER PARTE DO GRUPO UMA DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA UMA NOÇÃO DE PRIORIDADES QUE COLOCA CONFORTO, PRODUÇÃO OU QUALIDADE ACIMA DA SEGURANÇA UM PROBLEMA DE MORAL, REFLETINDO SITUAÇÕES DENTRO OU FORA DO TRABALHO.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 29 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS RELATO DE UM CASO UM CONSULTOR DE SEGURANÇA E UM GERENTE DE UMA EMPRESA, EFETUARAM UMA VISITA NA ÁREA DE PRODUÇÃO E NO FINAL DA VOLTA O GERENTE ESTAVA SATISFEITO EM PODER DIZER QUE NÃO TINHA VISTO NADA INSEGURO. O CONSULTOR COMENTOU: MAS E AQUELE FUNCIONÁRIO TRABALHANDO LÁ? OU AQUELA PESSOA LÁ EM CIMA? OU..? NÃO ESTÁ EM CONDIÇÃO INSEGURA? O GERENTE TEVE QUE ADMITIR QUE ELE NÃO TINHA PERCEBIDO QUE AQUELAS PESSOAS NÃO ESTAVAM TRABALHANDO DE FORMA SEGURA. O GERENTE PENSOU UM POUCO E DISSE: “ACHO QUE AO LONGO DOS ANOS EU ME CONDICIONEI A OLHAR A PRODUTIVIDADE E É ISTO ENTÃO QUE VEJO. ESTOU CEGO PARA QUALQUER OUTRA COISA. SE UM FUNCIONÁRIO ESTÁ TRABALHANDO, SÓ DOU UMA RÁPIDA OLHADA. MAS SE ALGUÉM ESTÁ PARADO, ME CONCENTRO NELE E ME PERGUNTO POR QUE ELE NÃO ESTÁ PRODUZINDO”. O HÁBITO DESTE GERENTE É COMUM. MUITAS PESSOAS SIMPLESMENTE NÃO ENXERGAM ATOS INSEGUROS, MESMO DURANTE AS VOLTAS DE SEGURANÇA. POR QUÊ? POR QUE A MAIORIA DAS PESSOAS CRIOU O HÁBITO DE OLHAR PARA AS COISAS E CONDIÇÕES OU PARA PESSOAS QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 30 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS AO OBSERVAR PESSOAS USANDO FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS, VOCÊ DEVE ESTAR ATENTO PARA OS SEGUINTES ATOS INSEGUROS: USO DE FERRAMENTAS OU EQUIPAMENTOS INADEQUADOS PARA O TRABALHO FERRAMENTAS OU EQUIPAMENTOS USADOS INCORRETAMENTE USO DE FERRAMENTAS OU EQUIPAMENTOS EM CONDIÇÕES INSEGURAS _____________________ É SUA RESPONSABILIDADE GARANTIR QUE TODAS FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE SEU SETOR SEJAM USADOS COM SEGURANÇA. _____________________ QUALQUER UM DESTES ATOS INSEGUROS PODE CAUSAR ACIDENTES

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 31 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÃO TOTAL OLHA ATRÁS, PARA BAIXO, PARA CIMA E DENTRO. ESCUTA VIBRAÇÕES E SONS INCOMUNS CHEIRA ODORES INCOMUNS SENTE TEMPERATURAS E VIBRAÇÕES INCOMUNS NOTE QUE AO USAR A OBSERVAÇÃO TOTAL VOCÊ OLHA ATRÁS, PARA BAIXO, PARA CIMA E PARA DENTRO. PARA SE LEMBRAR DE OLHAR EM TODOS ESTES LUGARES, LEMBRE- SE DO ABCD.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 32 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS VOCÊ ALGUMAS VEZES FICA EM DÚVIDA SOBRE O QUE FALAR PARA A PESSOA, APÓS TER OBSERVADO SEU ATO INSEGURO? FAÇA PERGUNTAS, MAS NÃO QUALQUER TIPO DE PERGUNTAS. LEMBRE-SE DE FAZER PERGUNTAS QUE COMEÇAM COM : “O QUE ACONTECERIA SE.....? “ “COMO É QUE ESTE TRABALHO PODE SER FEITO COM MAIS SEGURANÇA? “ “QUE ACIDENTE PODE OCORRER SE VOCÊ NÃO UTILIZAR EPI?”.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 33 FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS RESPONSABILIDADE DE LINHA “SEGURANÇA VÊM EM PRIMEIRO LUGAR” É BONITA, MAS NA PRÁTICA TEM QUE ESTAR EM HARMONIA COM AS OUTRAS PRIORIDADES DA SUPERVISÃO. VOCÊ DEVE DAR À SEGURANÇA O MESMO PESO DADO À QUALIDADE, MORAL, CUSTOS E PRODUÇÃO. SE ALGUÉM CORRE PERIGO IMEDIATO E O SUPERVISOR DA ÁREA NÃO ESTÁ POR PERTO, VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TOMAR UMA AÇÀO CORRETIVA IMEDIATA E UMA AÇÃO PARA EVITAR A REINCIDÊNCIA.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 34 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO É NECESSÁRIO DEDICAÇÃO PARA SE TER UM RESULTADO VITORIOSO EM MATÉRIA DE SEGURANÇA SERÁ QUE OS PROCEDIMENTOS EXISTENTES NO SEU SETOR AJUDAM PARA QUE FAÇAM O TRABALHO DA FORMA MAIS SEGURA? SE OS PROCEDIMENTOS FOREM: 1- INADEQUADOS PARA O TRABALHO(NÃO REVISADOS E ATUALIZADOS) 2- DESCONHECIDOS E NÃO ENTENDIDOS PELOS ENVOLVIDOS 3-CONHECIDOS E ENTENDIDOS MAS NÃO SEGUIDOS O ACIDENTE PODE ACONTECER.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 35 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO SE VOCÊ ACHA QUE QUALQUER PROCEDIMENTO DE SEU SETOR É INADEQUADO, DESCONHECIDO E NÃO ENTENDIDO, OU NÃO SEGUIDO, É A SUA RESPONSABILIDADE TOMAR AÇÃO. PREVENIR A REINCIDÊNCIA LEMBRE-SE, CORRIGIR AS CAUSAS ORIGINADORAS DE ATOS INSEGUROS É A FORMA MAIS EFICAZ DE PREVENIR SUA REINCIDÊNCIA

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 36 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO OS TRÊS PASSOS PARA IMPLEMENTAR PROCEDIMENTOS SEGUROS SÃO: 1- ASSEGURAR-SE QUE OS PROCEDIEMTNOS SEJAM ADEQUADOS. 2- ASSEGURAR-SE QUE OS PROCEDIMENTOS SEJAM CONHECIDOS E ENTENDIDOS. 3- ASSEGURAR-SE QUE OS PROCEDIMENTOS SEJAM SEGUIDOS.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 37 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO TODA EXPOSIÇÃO EM ÁREAS OPERACIONAIS E DE CONSTRUÇÃO PODE SER RAZOAVELMENTE PROTEGIDA A GERÊNCIA DE LINHA TEM A RESPONSABILIDADE DE TREINAR TODOS OS FUNCIONÁRIOS A TRABALHAR COM SEGURANÇA

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 38 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO SE UM SUPERVISOR ACEITA ACIDENTES COMO “SIMPLESMENTE PARTE DO TRABALHO” DE SEUS FUNCIONÁRIOS, SERÁ QUE ESTE SUPERVISOR ESTÁ CUMPRINDO SUA RESPONSABILIDADE ? SE UM SUPERVISOR SIMPLESMENTE “DEIXA QUE SEUS FUNCIONÁRIOS CUIDEM DE SUA PRÓPRIA SEGURANÇA”, SERÁ QUE ELE ESTÁ CUMPRINDO TODAS AS RESPONSABILIDADES DE SEU TRABALHO ? SE UM SUPERVISOR NÃO OBSERVA ROTINEIRAMENTE SEUS FUNCIONÁRIOS PARA ASSEGURAR-SE QUE ESTÃO TRABALHANDO COM SEGURANÇA, SERÁ QUE ELE ESTÁ CUMPRINDO SUAS RESPONSABILIDADES NO TRABALHO ? TRABALHAR COM SEGURANÇA É CONDIÇÃO DE EMPREGABILIDADE

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 39 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO __________________ COMO É QUE AS PESSOAS ESTÃO TRABALHANDO? COMO ESTÁ O LOCAL? ESTÁ ARRUMADO? A ORGANIZAÇÃO – OU DESORGANIZAÇÃO – EM SEU SETOR É UM ANÚNCIO PÚBLICO DE SEUS PADRÕES.

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 40 PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO SE A ORGANIZAÇÃO EM SEU SETOR É INSATISFATÓRIA, QUALQUER UM DOS TRÊS PROBLEMAS SEGUINTES PODE SER A CAUSA: SE SEUS PADRÕES DE ORGANIZAÇÃO SÃO: 1- INADEQUADOS PARA O TRABALHO(NÃO REVISADOS E ATUALIZADOS) 2- DESCONHECIDOS E NÃO ENTENDIDOS POR TODOS OS ENVOLVIDOS. 3- CONHECIDOS E ENTENDIDOS MAS NÃO SEGUIDOS. OBSERVE QUE OS PROBLEMAS QUE VOCÊ PODE TER COM A ORGANIZAÇÃO SÃO OS MESMOS QUE VOCÊ PODE TER COM PROCEDIMENTOS

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 41 BOM SENSO COMO MEMBRO DA GERÊNCIA DE LINHA, VOCÊ É RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA E ESTÁ EM UMA BOA POSIÇÃO PARA LIDAR EFICAZMENTE COM ESTES TIPOS DE PROBLEMAS. USE SEU BOM SENSO. LEMBRE-SE DE AVALIAR CORRETAMENTE A SITUAÇÃO E DE CONSIDERAR AS POLÍTICAS DE SUA EMPRESA. SE OCORREM ATOS INSEGUROS GRAVES EM SEU SETOR OU SE ESTÃO AUMENTANDO OS ATOS INSEGUROS MENOS GRAVES, VOCÊ TAMBÉM DEVE: 1- INVESTIGAR PARA DESCOBRIR A(S) CAUSA(S) ORIGINADORA(S). 2- TOMAR AÇÃO APROPRIADA QUE ENVOLVA TODO O SETOR 3- ALERTAR SEU SUPERVISOR IMEDIATO DE FORMA QUE AS NECESSIDADES EM OUTRAS ÁREAS POSSAM SER ANALISADAS

TREINAMENTO DE SEGURANÇA 42 COMPROMETIMENTO UM FORTE COMPROMETIMENTO DA GERÊNCIA DE LINHA COM A SEGURANÇA É ESSENCIAL PARA QUALQUER ORGANIZAÇÃO MELHORAR SEU DESEMPENHO DE SEGURANÇA. COMPROMETIMENTO ENVOLVE TANTO ATITUDE QUANTO AÇÃO. COMPROMETIMENTO COM SEGURANÇA REQUER TREINAMENTO, BOM SENSO, COMUNICAÇÃO E AÇÃO