Plano de AEE
Estudo de Caso Ana é uma aluna com 8 anos de idade, repetente do 2º ano, diagnosticada com laudo CIDX F70 pela neuropediatra que a acompanha. Mora com a avó e a mãe, sendo a segunda filha de uma prole de cinco. É de um meio sócio-econômico desfavorecido. Sua mãe é responsável pelo sustento familiar, trabalhando como diarista. Na sala de aula Ana não se concentra, tem poucos amigos na escola e demonstra dependência para realizar as atividades, dizendo não saber. Segundo a profª de sala, Ana não gosta de participar das atividades em grupo, pois constantemente se sente menosprezada por não conseguir contribuir. Não apresenta sequência lógica e nem coerência de ideias ao narrar fatos e histórias lidas pela profª, no entanto, se interessa em ouví-las. A profª não incentiva sua participação e nem tem paciência, levando a aluna na coordenação logo que começa a interromper a aula com perguntas sobre o conteúdo ou qdo se nega a fazer as atividades.Não reconhece as letras do alfabeto e nem os numerais, gosta de cantar músicas da Xuxa e algumas sertanejas qdo está de bom humor. Ana gosta de participar das aulas de educação física, a mesma se sobressai nas atividades sendo bem aceita pelos colegas e elogiada pela profª.
Questões orientadoras para elaboração do plano de AEE Identificar as potencialidades e dificuldades do caso em estudo, segundo o desenvolvimento e funcionamento cognitivo e linguagem, ambiente, aprendizagens escolares, desenvolvimento afetivo-social e interações sociais, comportamentos e atitudes do aluno em situações de aprendizagem, desenvolvimento psicomotor e saúde; Compreender como o aluno com deficiência estabelece relação com o conhecimento, entendendo as diversas possibilidades de expressão de sua aprendizagem; Elaborar um plano de AEE que corresponda às especificidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno em questão, considerando as possibilidades de parcerias quando pertinentes.
Questões para identificação e solução do problema O problema é de: escola, sala comum, professor, saúde, família, acessibilidade, material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção e outras? Quem são as pessoas envolvidas no problema? O que precisamos fazer e aprender para entender o problema? Identificação do tipo (natureza) do problema: cognitivo e linguagem, contexto(ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento físico, afetividade e socialização, aprendizagem. Identificação da(s) ideia(s) central (s) do problema- o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE? Que potencialidades e possibilidades podem ser identificadas para a resolução do problema? Por que esta solução atende ao problema apresentado?
Apresentação do Plano de AEE Que recursos humanos e materiais são necessários? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Este Plano de AEE é coerente com a solução proposta para o problema? Este Plano de AEE é exequível na realidade? Os conhecimentos apreendidos foram suficientes para elaborar este Plano de AEE?
Planos de AEE das salas de recursos do polo V Antônio Lopes Lins Elízio Ramirez Gonçalina Faustina Imaculada Conceição Irene Szukala Maria Tereza Rodrigues Nagen Jorge Saad Passarelli Plínio Mendes Rafaela Abrão
Obrigada! Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência. Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce... As quedas te mantém humilde. Mas, só Deus te mantém caminhando. Obrigada! NUMAPS Polo V