Plano de AEE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Qual concepção de ensino sustenta esta proposta?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
ESTUDO DE CASO.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
um desafio contemporâneo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação no contexto do Trabalho
O sucesso do trabalho pedagógico
Quando falamos em aprender...
Currículo oficial de São Paulo
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Escola Municipal Professoras:
Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Profa. Dra. Adriana Limaverde – UFC
Profa. Dra. Adriana Limaverde – UFC São Bernardo – Setembro/2011
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
Competências e Habilidades
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
Inclusão que bicho é esse?
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Situação de Aprendizagem
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
PEI – Programa Educacional Individualizado
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
AMIGOS DO ZIPPY em casa. Objetivos Potencializar o desenvolvimento emocional das crianças participantes do AZ Compartilhar c/pais os conceitos básicos.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
Curso de Formação Continuada de Professores para o AEE UFC 2010 MEC / SEESP / UAB PASSOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE Proposição do caso Análise e clarificação.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Matriz de avaliação processual
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Plano de AEE

Estudo de Caso Ana é uma aluna com 8 anos de idade, repetente do 2º ano, diagnosticada com laudo CIDX F70 pela neuropediatra que a acompanha. Mora com a avó e a mãe, sendo a segunda filha de uma prole de cinco. É de um meio sócio-econômico desfavorecido. Sua mãe é responsável pelo sustento familiar, trabalhando como diarista. Na sala de aula Ana não se concentra, tem poucos amigos na escola e demonstra dependência para realizar as atividades, dizendo não saber. Segundo a profª de sala, Ana não gosta de participar das atividades em grupo, pois constantemente se sente menosprezada por não conseguir contribuir. Não apresenta sequência lógica e nem coerência de ideias ao narrar fatos e histórias lidas pela profª, no entanto, se interessa em ouví-las. A profª não incentiva sua participação e nem tem paciência, levando a aluna na coordenação logo que começa a interromper a aula com perguntas sobre o conteúdo ou qdo se nega a fazer as atividades.Não reconhece as letras do alfabeto e nem os numerais, gosta de cantar músicas da Xuxa e algumas sertanejas qdo está de bom humor. Ana gosta de participar das aulas de educação física, a mesma se sobressai nas atividades sendo bem aceita pelos colegas e elogiada pela profª.

Questões orientadoras para elaboração do plano de AEE Identificar as potencialidades e dificuldades do caso em estudo, segundo o desenvolvimento e funcionamento cognitivo e linguagem, ambiente, aprendizagens escolares, desenvolvimento afetivo-social e interações sociais, comportamentos e atitudes do aluno em situações de aprendizagem, desenvolvimento psicomotor e saúde; Compreender como o aluno com deficiência estabelece relação com o conhecimento, entendendo as diversas possibilidades de expressão de sua aprendizagem; Elaborar um plano de AEE que corresponda às especificidades de aprendizagem e desenvolvimento do aluno em questão, considerando as possibilidades de parcerias quando pertinentes.

Questões para identificação e solução do problema O problema é de: escola, sala comum, professor, saúde, família, acessibilidade, material pedagógico, aprendizagem, afetividade, sociabilidade, cognição, comunicação, locomoção e outras? Quem são as pessoas envolvidas no problema? O que precisamos fazer e aprender para entender o problema? Identificação do tipo (natureza) do problema: cognitivo e linguagem, contexto(ambiente escolar, familiar e cultural), saúde e desenvolvimento físico, afetividade e socialização, aprendizagem. Identificação da(s) ideia(s) central (s) do problema- o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE? Que potencialidades e possibilidades podem ser identificadas para a resolução do problema? Por que esta solução atende ao problema apresentado?

Apresentação do Plano de AEE Que recursos humanos e materiais são necessários? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los? Estão disponíveis na sua comunidade? Este Plano de AEE é coerente com a solução proposta para o problema? Este Plano de AEE é exequível na realidade? Os conhecimentos apreendidos foram suficientes para elaborar este Plano de AEE?

Planos de AEE das salas de recursos do polo V Antônio Lopes Lins Elízio Ramirez Gonçalina Faustina Imaculada Conceição Irene Szukala Maria Tereza Rodrigues Nagen Jorge Saad Passarelli Plínio Mendes Rafaela Abrão

Obrigada! Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência. Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce... As quedas te mantém humilde. Mas, só Deus te mantém caminhando. Obrigada! NUMAPS Polo V