Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática
Blocos temáticos: Eixos norteadores Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação
Operações com naturais Para a primeira série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema compreendendo o significado da adição e da subtração; Construir fatos básicos da adição e subtração a partir de situações-problema, utilizando para o cálculo; Utilizar a decomposição numérica para realizar cálculos que envolvam adição e subtração; Resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação e divisão, utilizando estratégias pessoais.
Operações com naturais Para a segunda série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema envolvendo adição e subtração; Utilizar decomposição numérica para a realização de cálculo mental e exato das adições e subtrações; Calcular a soma ou a subtração entre dois números naturais utilizando técnica convencional ou não; Construir fatos básicos da adição e subtração a partir de situações-problema, utilizando para o cálculo; Utilizar a decomposição numérica para realizar cálculos que envolvam adição e subtração; Resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação e divisão, utilizando estratégias pessoais; Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma adição ou de uma subtração;
Operações com naturais Para a segunda série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação, utilizando estratégias pessoais; Calcular resultados de multiplicação, por meio de estratégias pessoais; Construir fatos básicos da multiplicação (por:2, 3 4 e 5), a partir de situações-problema para realizar cálculos; Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da divisão, utilizando estratégias pessoais;
Operações com naturais Para a terceira série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações envolvendo números naturais; Construir fatos básicos da multiplicação (por:6, 7, 8 e 9), a partir de situações-problema para realizar cálculos; Utilizar decomposição numérica para a realização de cálculos que envolvam a multiplicação e também a divisão; Calcular o resultado de operações com os números naturais por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
Operações com naturais Para a quarta série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Compreender diferentes significados das operações envolvendo números naturais; Resolver adições, subtrações, divisões e multiplicações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e uso das técnicas operatórias convencionais; Compreender diferentes significados da adição e subtração, envolvendo números racionais escritos na forma decimal; Resolver operações de adição e subtração de números racionais, na forma decimal, por meio de estratégias pessoais e convencionais; Resolver problemas que envolvam o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%.
Atividades envolvendo números Utilizar como eixo norteador situações-problema; Identificação de resultados de cálculos usando estimativas; “Assinale a resposta que indica o intervalo em que se encontra o resultado da soma entre 750 e 230” Entre 1000 e 1.100 Entre 900 e 1000 Entre 800 e 900 Uso da calculadora em situações de cálculos estratégicos (vídeos)
Atividades envolvendo números Vídeo sobre decomposição de números: Transformando números baixos na calculadora: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-calculadora-2a-serie-429141.shtml Aprendendo a explicar os resultados da calculadora : http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-aprendendo-explicar-429150.shtml Decomposição de números com a calculadora "quebrada" : http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-decomposicao-numeros-429234.shtml Transformando os números altos na calculadora: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-transformando-numeros-429238.shtml
Atividade envolvendo tabelas e gráficos (individual) Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico (manualmente) que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.
Atividade envolvendo números (grupo) Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.