Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Cristiane Toniolo Dias
Radiciação O número n é chamado índice;
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Discutindo práticas em Matemática
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
PESQUISA: Prof. ALECIO DAMICO 2007
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
Não considere nenhuma prática como imutável
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Matemática Bárbara e Gabriela - 6ª 18 Prof. Kênia EMPSOM.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Objetivos Desenvolver estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações. Possibilitar o exercício de capacidades mentais como memória, dedução,
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
MATEMÁTICA Análise das Questões.
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Oficina de Apropriação de Resultados
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
REGRAS OPERATÓRIAS EM EXPRESSÕES MATEMÁTICAS COM POTÊNCIAS
Planejamento da Rotina Semanal
Resolução de problemas: concepções
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Conceitos e Procedimentos
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Números complexos Professora:Janaína Fernandes Lacerda.
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
ADIÇÃO SEM REAGRUPAMENTO PROFª MARIA DENISE PAULO TAVARES
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
Sequência Didática Adição até o número 20
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
Situações-problema – Campo multiplicativo
Elementos para a cobertura da área de Educação
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Critérios de Avaliação de Matemática para o Primeiro Ciclo.
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Transcrição da apresentação:

Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática

Blocos temáticos: Eixos norteadores Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

Operações com naturais Para a primeira série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema compreendendo o significado da adição e da subtração; Construir fatos básicos da adição e subtração a partir de situações-problema, utilizando para o cálculo; Utilizar a decomposição numérica para realizar cálculos que envolvam adição e subtração; Resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação e divisão, utilizando estratégias pessoais.

Operações com naturais Para a segunda série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema envolvendo adição e subtração; Utilizar decomposição numérica para a realização de cálculo mental e exato das adições e subtrações; Calcular a soma ou a subtração entre dois números naturais utilizando técnica convencional ou não; Construir fatos básicos da adição e subtração a partir de situações-problema, utilizando para o cálculo; Utilizar a decomposição numérica para realizar cálculos que envolvam adição e subtração; Resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação e divisão, utilizando estratégias pessoais; Utilizar estimativas para avaliar a adequação do resultado de uma adição ou de uma subtração;

Operações com naturais Para a segunda série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da multiplicação, utilizando estratégias pessoais; Calcular resultados de multiplicação, por meio de estratégias pessoais; Construir fatos básicos da multiplicação (por:2, 3 4 e 5), a partir de situações-problema para realizar cálculos; Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os significados da divisão, utilizando estratégias pessoais;

Operações com naturais Para a terceira série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações envolvendo números naturais; Construir fatos básicos da multiplicação (por:6, 7, 8 e 9), a partir de situações-problema para realizar cálculos; Utilizar decomposição numérica para a realização de cálculos que envolvam a multiplicação e também a divisão; Calcular o resultado de operações com os números naturais por meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas operatórias convencionais.

Operações com naturais Para a quarta série: Operações básicas com números naturais (N) por meio de situações-problema Compreender diferentes significados das operações envolvendo números naturais; Resolver adições, subtrações, divisões e multiplicações com números naturais, por meio de estratégias pessoais e uso das técnicas operatórias convencionais; Compreender diferentes significados da adição e subtração, envolvendo números racionais escritos na forma decimal; Resolver operações de adição e subtração de números racionais, na forma decimal, por meio de estratégias pessoais e convencionais; Resolver problemas que envolvam o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%.

Atividades envolvendo números Utilizar como eixo norteador situações-problema; Identificação de resultados de cálculos usando estimativas; “Assinale a resposta que indica o intervalo em que se encontra o resultado da soma entre 750 e 230” Entre 1000 e 1.100 Entre 900 e 1000 Entre 800 e 900 Uso da calculadora em situações de cálculos estratégicos (vídeos)

Atividades envolvendo números Vídeo sobre decomposição de números: Transformando números baixos na calculadora: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-calculadora-2a-serie-429141.shtml Aprendendo a explicar os resultados da calculadora : http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-aprendendo-explicar-429150.shtml Decomposição de números com a calculadora "quebrada" : http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-decomposicao-numeros-429234.shtml Transformando os números altos na calculadora: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-d-transformando-numeros-429238.shtml

Atividade envolvendo tabelas e gráficos (individual) Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico (manualmente) que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.

Atividade envolvendo números (grupo) Cada um pense em alguma pergunta que envolva respostas diretas e qualitativas; Coloque em uma folha a pergunta e numere para que cada colega responda; Elabore uma tabela e um gráfico que achar conveniente para apresentar os dados. Tentar formar grupos nas respostas para facilitar a construção do gráfico e da tabela.