Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Administração Financeira
DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA POLITICA MONETÁRIA
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Ambiente Financeiro Brasileiro
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
Mercado Financeiro: noções
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Anna Beatriz Santos Varjao Elisangela Cristina Ortolan Ingrid Caroline Simielli de Araujo Alves Paolla Cardozo Wesley Rufino da Silva 1 Grupo 2 – Anna,
Apostila 2 – Economia II Prof. Ms. Nilson Aguilar Slide 1 MOEDA Monetização e Desmonetização: - É a quantidade de moeda disponível na economia (Não confundir.
Breve apresentação de dados macroeconômicos brasileiros Parte 1: PIB Ricardo Sabbadini – Doutorando IPE-USP Monitoria de Macroeconomia I - Graduação FEA-USP.
“O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E VOCÊ” Prof. Jorge Luiz de Oliveira.
Prestação de Contas: LRF Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia e Cambial Prestação de Contas: LRF Objetivos das Políticas Monetária, Creditícia.
I Jornadas de Contabilidade e Finanças – ISVOUGA Os Efeitos de Alterações em Taxas de Câmbio “NIC 23” Graça Casimiro I Jornadas de Contabilidade e Finanças.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
Aula Teórica nº 19 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9.3. Taxa de juro e procura agregada 9.4. Crescimento monetário.
CENÁRIO ECONÔMICO, ALOCAÇÃO DE ATIVOS E GESTÃO DE RISCOS Ricardo Weiss 25/09/2012.
MACROECONOMIA. Quais são os objetivos, pelo menos do ponto de vista Quais são os objetivos, pelo menos do ponto de vista teórico, de uma boa política.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Mercado Financeiro 1/15. Mercado Financeiro 2/15 Aula 1 Intermediação Financeira ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª.
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 10.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
Aula 1 de Mercado de capitais Orientações gerais A estrutura do Sistema Financeiro Nacional Professor Eduardo Olbera Ferrer.
Giovanni Portolani Baldan Guilherme Ferreira de Lima Michel Sebastião Rodrigues Patrik Donizetti Rodrigues da Silva
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
Capitalista Socialista Misto
Comissão Valores Mobiliários. O que é CVM ? A CVM é orgão oficial, governamental, ou seja, uma autarquia administrativa jungida ao Ministéria da Fazenda.
Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações Política Monetária, Creditícia e Cambial e Impacto Fiscal de suas Operações.
O HIATO DO PRODUTO E A REGRA DE TAYLOR TEORIA, APLICAÇÕES E COMENTÁRIOS.
AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA II Elaborado por: Manuel Miranda da Mota em Set./2010 O RISCO E OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Evolução da Gestão do Risco - Métodos Risco.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 O Crescimento da Participação do Setor Público na Atividade Econômica As Funções Econômicas do Setor Público.
Análise Econômica e Social do Brasil Prof. Jorge Luiz FACULDADES ANHANGUERA.
Conquistas Recentes da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Henrique Meirelles Dezembro de 2003.
CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL YOSHIAKI NAKANO DIRETOR DA ESCOLA DE ECONOMIA DE SAO PAULO FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.
O cenário macroeconômico brasileiro atual e suas perspectivas
B RASIL 2035 Oficina Dimensão Econômica - Financiamento de Longo Prazo Definição das Sementes de Futuro.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Rentabilidade de Títulos Públicos GRUPO Priscila Zitelli Leidiane Sardinha Dyana Anselmo.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
O setor externo Aula 11.
Consumo e Investimento Candido Neto, Diego Marques, José Mauro, Madson Kalil, Rayana França Wankley Ayrton e Wellison Nascimento. UNIVERSIDADE ESTADUAL.
O Plano Cruzado Amaury Gremaud Economia Brasileira Contemporânea
Mercado Financeiro e de Capitais Professor: Manoel Messias Santos de Oliveira Graduado em Economia - UEFS Especialista em Administração Pública - FUNDESP.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS- parte 2 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
Objetivos e Instrumentos
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Disciplina Economia 30 de março a 03 de abril. História da Moeda Escambo Moeda mercadoria Moeda simbólica Moeda escritural Moeda sofisticada.
POLÍTICA CAMBIAL.  Mercado cambial são os mercados nos quais se compram e vendem as moedas dos diferentes países. A TROCA DA MOEDA NACIONAL PELAS MOEDAS.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 12.
29. SETEMBRO Paulo Rabello de Castro Thiago Biscuola.
Transcrição da apresentação:

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária FEA-PUC-SP OPERAÇÕES DE OPEN MARKET São Paulo, 13 de maio de 2009

Definição Consistem em técnicas de intervenção dos Bancos Centrais nos mercados monetários através da compra e venda de títulos; Conseguem regular a oferta de moeda em uma economia e, por essa via, influenciar as taxas de juro praticadas pelos bancos comerciais.

Histórico e Evolução deterioração dos esforços que alguns governos provocaram - (déficit público); manter o Brasil em uma rota de crescimento; política econômica - passa a ser orientado pela lógica da acumulação financeira, na qual predomina a renda dos juros; meios de superar a crise; venda e compra de títulos públicos (open-market); taxa de juros alta com o intuito de tornar os títulos públicos atraentes; após a estabilização da economia com o Plano Real, o Estado continuou a executar essa política para angariar recursos que financiassem conjuntamente com a elevada carga tributária a sobrevivência dele.

Entidades Participantes Banco Central; Bancos Comerciais e instituições financeiras credenciadas pelo BACEN, os chamados “dealers”.

Funcionamento BC entra no mercado para vender ou comprar títulos; Expandir a base monetária=> entra no mercado e compra títulos, chama-se a isso, política monetária expansionista - um determinado montante de massa monetária em poder do BC é colocado em circulação - mais dinheiro - aumento na renda; Reduzir a base monetária => BC vende títulos, a isso chamamos de política monetária contracionista - retira dinheiro do mercado - nível de atividade diminui.

Relação com as Variáveis Macro Mais importante é a influência direta sobre as taxas de juros – Base SELIC; Os principais títulos atualmente emitidos são: LFT, LTN, NTN-B, NTN-C, NTN-D e NTN- F; Taxas pré-fixadas e pós-fixadas; Variações do IPCA, IGPM, PTAX e TIR.

Rentabilidade Através do casamento de duas operações o investidor consegue financiar a compra com o objetivo de reduzir os riscos para uma rentabilidade esperada.

Rentabilidade Acumulada de Títulos Públicos em 12 meses Índices de Mercado da Andima (IMA) Fonte: Andima

Conclusão “Open-Market” - forma de financiamento que faz com que o governo altere os níveis de inflação, assim os Bancos Comerciais e o Governo fazem a intermediação dos títulos públicos com a emissão de um certificado de dívida lastreado por um papel que são as Letras do Tesouro. Com esta política criou-se uma instituição de financiamento não inflacionário.

Bibliografia Gestão do Risco Básico, Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro, São Paulo, Brasil. (apostila). Sachs, Jeffrey D. e Larrain, Felipe B. Macroeconomia, Makron Books, São Paulo, Internet:

Realização... Patrícia Lutaif Thaís Martin Vanessa Duarte Docente: Verônica Favato FINANÇAS II APLICADA À ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS