CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR

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Transcrição da apresentação:

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR ROTEIRO DE AULA MÓDULO 11 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

AVALIAR É refletir sobre uma determinada realidade, a partir de dados e informações, e emitir um julgamento que possibilite uma ação.

AVALIAÇÃO – PRINCIPAIS TIPOS Diagnóstica Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Avaliação Interna/Escola Avaliação Externa/Sistemas Processo da aprendizagem Desempenho dos alunos Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio Testes de proficiência Questionários contextuais TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM

O USO DOS RESULTADOS

OS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA Monitoramento do desempenho dos alunos Acompanhamento, ao longo do tempo, da qualidade da educação ofertada Melhor eficiência do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar Identificação de fatores intra e extra-escolares que interferem no desempenho dos alunos Avaliação Externa em Larga Escala

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS - EXEMPLOS Internacional PISA Nacional SAEB, PROVA BRASIL Estadual SAEPE, PROEB, PAEBES Municipal AVALIA BH, PROMOVER

IDEB – UM IMPORTANTE INDICADOR O IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

IDEB = 1/T x N CÁLCULO DO IDEB Acesso Fluxo Qualidade Tempo médio para a conclusão da etapa escolar Alto desempenho escolar IDEB = 1/T x N

FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO Fatores Extra-escolares Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais

FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO Fatores Intra-escolares Gestão e administração Prática pedagógica Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

SAEPE possibilita à rede pública de ensino de Pernambuco os seguintes objetivos: Dar maior transparência pública aos processos e resultados das avaliações educacionais; subsidiar as escolas de forma permanente e sistemática, com os resultados por elas obtidos, com insumo para aprofundar seu Projeto Pedagógico e as condições de gestão autônoma da unidade escolar; subsidiar as políticas das diversas instâncias de gestão das redes de ensino; focalizar a atuação do Sistema e das escolas, nos aspectos considerados críticos para a educação no Estado; estabelecer estratégias de incentivo, em função da melhoria de seu desempenho e da qualidade de seus resultados; modernizar as estratégias de gestão do Sistema Educacional de Pernambuco, centrando sua atuação na melhoria da qualidade da educação e no desempenho dos estudantes da Educação Básica.

OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA UTILIZADA NO SAEPE

COMO ENCONTRAR O RESULTADO DA SUA ESCOLA NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO? www.educacao.pe.gov.br

ATIVIDADE 1 Através do SAEPE, a Secretaria de Educação pode criar o IDEPE – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, um indicador anual da evolução da qualidade de cada escola a cada ano. Como os resultados do SAEPE contribuem na reorganização do processo de ensino e aprendizagem?