FAN - Faculdade Nobre Modalidades das Obrigações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS DE SOLVER AS OBRIGAÇÕES
Advertisements

COMPRA E VENDA MERCANTIL
Noções Básicas e Notas Introdutórias
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Aula 2 – Modalidades das obrigações – Obrigação de dar coisa certa
Aula 5 – Obrigações de não fazer Obrigações alternativas Obrigações divisíveis e indivisíveis Prof. Alexandre Guerra.
Aula 4 – Obrigações de dar coisa incerta Obrigações de fazer Obrigações de não fazer Prof. Alexandre Guerra.
DIREITO DA OBRIGAÇÃO EM TODA OBRIGAÇÃO EXISTE A SUBMISSÃO A UMA REGRA DE CONDUTA, POR ISSO TEM A PROTEÇÃO DO DIREITO.
Classificação das obrigações: Obrigação de Dar, Fazer e não-Fazer
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES – 2.ª PARTE
MODALIDADES DAS OBRIGAÇÕES
Transferência de Propriedade Obrigação de entrega de coisa Obrigação de pagar o preço ACB - Ana Cristina Borges.
Obrigações: conceito, formas de cumprimento e inexecução
Modalidades de obrigações
DIREITO CIVIL V Conteúdo Programático: Contrato de Compra e Venda;
Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito
Modalidades de obrigações
01/04/2017.
Modalidades de obrigações Classificação quanto aos elementos
02/04/2017.
02/04/2017.
RECURSOS Art Da decisão que decreta a falência cabe agravo, e da sentença que julga a improcedência do pedido cabe apelação Agravo de instrumento:
02/04/2017.
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
DIREITO CIVIL II Prof.Dra. Belinda Pereira da Cunha
A CISG e o Brasil O direito de o vendedor adimplir ou corrigir a falta de conformidade do produto (Art. 37 CISG) Prof. Dr. Paulo Nalin.
10/04/2017.
DIREITO REAL DE AQUISIÇÃO
EFEITOS DOS CONTRATOS.
PROFESSORA KARINE DAMIAN
UNIDADE II – NOÇÕES GERAIS DE OBRIGAÇÃO
Da ação de consignação em pagamento art. 890 a 900
DIREITO CIVIL II - AULA ª Parte – Correção da atividade
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Direito Civil III – Contratos
EXTINÇÃO DOS CONTRATOS
EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGA DE COISA
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
Legados O direito brasileiro anterior à 1916 com relação ao legado apresentou apenas certas disposições esparsas conferindo-lhe um aspecto omisso e lacunoso.
CONTRATOS MERCANTIS EM ESPÉCIE
Execução de entrega de coisa certa e incerta
U NIDADE 9 D A D AÇÃO EM P AGAMENTO Profª Roberta C. de M. Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado.
DIREITO CIVIL II - Obrigação de dar coisa certa -
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Direito Civil III – Contratos
CONTRATOS Profa. Juliana Cavalcante "O mundo se afasta e dá passagem
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES OBRIGAÇÃO DE FAZER E NÃO FAZER
Direito Empresarial Professor: Otto Eduardo Fonseca Lobo.
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Profº Carmênio Barroso
Enriquecimento sem causa – texto do Menezes Leitão
DO CONTRATO DE DEPÓSITO
TITULOS DE CRÉDITO Arts. 887 a 926 – CC. 2002
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO (Comodato/Mútuo) Código Civil - Parte Especial – Livro I – Título VI – Capítulo VI – arts. 579 a 592.
AULA 04 –CIVIL Das obrigações alternativas Existindo uma pluralidade de obrigações, está pode ser considerada como cumulativa, alternativa ou facultativa.
Responsabilidade Civil (2) Prof. MSc. Renato Duro Dias.
ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Acadêmicos: Amanda Maciel; Cibely Saticq; Gláucio Pereira; Julia Mazon e Julyana Brizola.
AULA 02 – OBRIGAÇÕES E RESP. CIVIL
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Direito das Obrigações Aula 23 – Do inadimplemento das obrigações Profª. MSc. Jane Cesca.
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações II.
OBRIGAÇÕES DIVISÍVEIS E INDIVISÍVEIS
FAN - Faculdade Nobre Modalidades de Obrigações. b) Obrigação de Fazer (arts.247 a 249,CC.) -Conceito: Obrigação de fazer é aquela em que o devedor compromete-se.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
DA LOCAÇÃO DE COISAS Profª SOANE LOPES. 1. DEFINIÇÃO E NATUREZA JURÍDICA Na locação de coisas, uma das partes se obriga a ceder à outra, por tempo determinado.
Contrato de Depósito Daiane de Araujo Monteiro Dalana Rosele Prochnow.
CRISE NO CUMPRIMENTO DA OBRIGAÇÃO. INADIMPLEMENTO. MORA
Transcrição da apresentação:

FAN - Faculdade Nobre Modalidades das Obrigações

1. Classificação quanto ao objeto. b) Obrigação de fazer. Obrigação Positiva a) Obrigação de dar. Coisa certa. Coisa incerta. Negativa: obrigação de não fazer

Obrigações de dar: As obrigações de dar, que têm por objeto prestações de coisas, consistem na atividade de dar (transferindo-se a propeiedade da coisa), entregar (transferindo-se a posse ou a detenção da coisa) ou restituir (quando o credor recupera a posse ou a detenção da coisa entregue ao devedor) – As obrigações de dar, subdividem-se em: I – Obrigações de dar coisa certa (arts. 233 a 242, CC- 02). O devedor obriga-se a dar, entregar ou restituir coisa específica, certa, determinada.

Ex: “Um carro marca X, placa X, ano 2008, chassis Nº X, proprietário X...” Um animal reprodutor bovino da raça nelore, com o peso de X arrobas, Nº de registro X, proprietário X...” Nesse sentido, claro é a dicção do art. 313 do CC – 02 “O credor não é obrigado a receber prestação diversa da que lhe é devida, ainda que mais valiosa. Ensina Fábio Ulhôa Coelho que “a obrigação de dar coisa certa é sempre determinada, já que a definição do objeto da prestação não depende de uma declaração negocial definidora no momento da execução”.

1.1.2 – Consequências jurídicas da PERDA da coisa antes da tradição: (Prejuizo total). a)Sem culpa do devedor (caso fortuito, força maior). = Resolve-se a obrigação, para ambas as partes, que voltam à situação primitiva; se o vendedor já recebeu o preço da coisa que pereceu, sem culpa sua, deve devolvê- lo com correção monetária. b) Com Culpa do devedor. (art parte final do CC – 02). = Indenização pelo valor da coisa, mais perdas e danos.

Consequências jurídicas da DETERIORAÇÂO da coisa antes da tradição: (Prejuizo Parcial) a)Sem culpa do devedor: Poderá o credor, a seu critério, resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu (art.235, do CC – 02). b) Com Culpa do devedor: Poderá o credor exigir o equivalente, ou aceitar a coisa no estado em que se acha, com direito a reclamar, em um ou em outro caso, a indenização pelas perdas e danos (art. 236, do CC – 02).

II – Obrigação de dar coisa incerta: (arts. 243 a 246, do CC – 02). = Coisa incerta indica que a obrigação tem objeto indeterminado (o objeto é indicado de forma genérica no início da obrigação),no entanto deve ser indicada, ao menos pelo gênero e quantidade, faltando determinar a qualidade. Ex: entregar dez bois (já há determinação quanto ao gênero (bois) e quanto a quantidade (dez), falta individualizar quais os bois que serão entregues). Na falta de disposição contratual, estabelece a lei que o devedor não poderá dar a coisa pior nem ser obrigado a prestar melhor ( art. 244, do CC – 02).

1.1.4 – Obrigações de dar dinheiro (obrigações pecuniárias). “Obrigação pecuniária ou obrigação de solver dívida em dinheiro é uma espécie de obrigação de dar, que abrange prestação em dinheiro, reparação de danos e pagamento de juros. O pagamento em dinheiro será feito em moeda corrente, (art. 315, do CC – 02) São nulas as convenções de pagamento em ouro ou em moeda estrangeira – (art. 318 do CC – 02). Sobre os contratos e títulos referentes à importação e exportação.