Apresentação AMPROGÁS Brasília, 15/12/2.010 Câmara Federal – Plenário 14 - Anexo II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Conceitos e Modelos de Saúde e Segurança
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Alterações da norma OHSAS 18001:2007
Gestão Socioambiental no Brasil
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
Pré-sal e Royalties do Petróleo
Melhores Práticas de Gestão
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
A Construção de um País Desenvolvido e Sem Miséria Senador Wellington Dias (PT/PI)
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
Fundo de Participação de Estados e Municípios e Distribuição de Royalties  Bernard Appy   Economista, Diretor da LCA Consultores e Ex-Secretário Executivo.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
NRs.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultoria Legislativa Liderança do Democratas.
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
As disputas políticas pela divisão dos royalties do petróleo no Brasil. Para onde devem ir os recursos ? Amanda Dornela, n° 2 Anna Carolina Kindel, n°
Os Recursos Naturais e a sua utilização
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
A divisão dos royalties de petróleo. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde o princípio participou da discussão dos projetos do marco regulatório.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Cúpula Justina Rio de Janeiro, 21 de junho de 2013 Everardo Maciel Pacto federativo, atração de investimentos e desenvolvimento regional equitativo.
O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil
Sistemática de Importação e Exportação
Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho
Transferências Governamentais Constitucionais e Legais.
Blocos Econômicos OPEP
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
26/3/2004 X Congresso Brasileiro de Energia 1 Reformas e inovação tecnológica no setor elétrico brasileiro João Lizardo R. H. de Araújo, CEPEL.
O financiamento da educação e o Regime de Colaboração
Movimentando a estrutura nacional
ASPECTOS DA ECONOMIA AMBIENTAL
APRESENTAÇÃO NO SINDIPETRO-MG
O gasto público em saúde: visões para um debate relevante Sérgio Francisco Piola Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública Núcleo de.
SISTEMA COOPERATIVO DOS TAXISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANERO.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira.
Segurança da Informação
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Ministério da Fazenda 11 CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Reforma Tributária e Seguridade Social Brasília Agosto de 2009.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
AS DISPUTAS POLÍTICAS PELA DIVISÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO:
Riscos Ocupacionais em segmentos específicos
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
Contabilidade Aula 3.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
DE/STBR DE/STBR AEROPORTO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA /PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK NOVEMBRO/2011 Demolição da Rampa central de acesso às salas.
A OMPETRO E OS ROYALTIES. Royalties são um compensação financeira destinada às regiões impactadas pelas atividades petrolíferas com o objetivo de compensá-las.
ANP - Consulta Pública nº 16/2010 Apuração dos cálculos da Participação Especial de modo que passem a ser considerados os volumes de gás natural consumidos.
COMO COMPENSAR O SETOR PESQUEIRO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS ?
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
Maio/2008 Royalties e Participação Especial Critérios de repartição.
Transporte Hidroviário Interior Alegre, 3 de setembro de Associação Brasileira dos Terminais Portuários F. Miguel A. Pires Porto Alegre, 21 de julho de.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
Transcrição da apresentação:

Apresentação AMPROGÁS Brasília, 15/12/2.010 Câmara Federal – Plenário 14 - Anexo II

Distribuição de Royalties  Os municípios que hoje recebem royalties de petróleo por força da lei de 1.997, na modalidade de participações especiais, por estarem na zona de influencia das instalações de embarque e desembarque de Petróleo e Gás Natural, não podem e não devem ficar sem esta receita. São eles que suportam todos os riscos dos danos ambientais quando ocorrem nestas instalações.

Risco Permanente das Instalações  Mesmo com todas as mudanças implantadas nas normas de segurança para embarque e desembarque, os riscos permanentes para estes municípios ainda permanecem, não tem com findar, é inerente a atividade petrolífera.

Impacto Nas Finanças dos Municípios  Podemos afirmar que a cessão dos recebimentos das participações especiais aos municípios que se encontram na zona de influencia das instalações de embarque e desembarque, causará impacto econômico devastador nas finanças municipais.

A Indústria Petrolífera  As atividades da indústria petrolífera trás riscos ambientais. Os municípios incluídos nas zonas de influencias das instalações de embarque e desembarque tem sofrido intensamente nos últimos anos, e seguramente sofrerá por indefinidas gerações, com os impactos de acidentes ambientais ligados ao petróleo e gás natural.

PROVÍNCIA PETROLÍFERA DO PRÉ – SAL  A manutenção desta modalidade de compensação aos municípios que se encontram na zona de influencia das instalações de embarque e desembarque, que receberão o petróleo e o gás oriundos da PROVINCIA PETROLIFERA DO PRÉ – SAL é condição única para que os municípios de riscos permanentes de serem afetados por danos ambientais possam ser recompensados.

PRÉ – SAL – MAIORES VOLUMES  Ocorrendo os danos, seguramente serão em maiores volumes, dado aos estoques anunciados aos quatros cantos do mundo pela mídia nacional e internacional das reservas existentes no Pré - Sal.

Riscos Elevados no Pré – Sal  Da mesma forma os municípios produtores da PROVÍNCIA PETROLÍFERA DO PRÉ – SAL, não podem ter suas regras alteradas. Afinal os riscos mais elevados decorrem da exploração de petróleo e gás na camada do Pré – Sal, cujos campos são enquadrados como os mais perigosos do mundo.

Migrações de todo Pais  Lembramos ainda que a exploração da PROVINCIA PETROLIFERA DO PRÉ – SAL tem sido envolvidos em grandes expectativas de produção, que prometem atrair para os municípios litorâneos, migrações de todo pais, gerando impactos sociais bem maiores que aqueles possíveis de serem suportados.

Políticas e Serviços Públicos  Exigindo a rápida implementação de políticas e serviços públicos, que somente será suportados com o recebimento desta receita de royalties, no modelo que hoje está estabelecido na legislação vigente.

Os Impactos Já Existentes  Atualmente os municípios já convivem com os impactos por conta da PROVÍNCIA PETROLÍFERA DO PRÉ SAL, sem estarem recebendo nenhuma parcela de royalties.  Exemplo disso, são os Municípios que estão sediando equipamentos e Instalações voltadas ao Pré – Sal, que estão perdendo profissionais, principalmente da rede publica de saúde para as empresas dos consórcios.

Distribuição dos Royalties  “A grande riqueza da exploração da camada do pré-sal está na repartição do Fundo Social “.  Presidente Eleita: DILMA ROUSSEFF