Módulo 1 Histórico da ABNT NBR ISO/TS 16949 APQP Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
Gestão de Mudanças – NGK do Brasil Indústria Metalúrgica de origem Japonêsa (49 anos no Brasil), atuando nos segmentos Automotivo e Cerâmico. Possui certificações.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Qualidade em Serviços de Informação
Gerenciamento de Projetos e
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Tipos de Melhoria Contínua
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
AMIGOS DA QUALIDADE - amigosdaqualidade.blog.terra.com.br
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerenciamento da Integração
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Teste de Software Conceitos iniciais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
INTERNATION ORGANIZATION FOR STANDARZATION
Instrutor: Objetivos:.
Qualidade Total Ana Neri Keila da C. Rodrigues.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
ISO 9000.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
M Hall 8/22/05 All Rights Reserved ISO/TS Características principais Comitê Brasileiro Da Qualidade 21 September 2005 Sao Paulo, Brasil Morgan Hall.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Curso de Administração Disciplina: TGA
Engenharia de Produtos
na Indústria Automobilística e a Evolução da Qualidade
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
NORMAS DA GESTÃO DA QUALIDADE Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade ISO 9000 QS 9000 Helder Vago.
TESTES DE SOFTWARE – AULA 1 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Aula 04 – Ensaio de materiais
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Módulo 1 Histórico da ABNT NBR ISO/TS APQP Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz1

2  Em 1988, durante uma conferência da Divisão Automotiva da ASQC ( American Society for Quality Control ), atual ASQ, Foi criada uma equipe de trabalho para discutir as preocupações dos fornecedores com relação à duplicação de esforços e de documentação necessária para satisfazer às exigências das três maiores companhias automotivas norte-americanas.  Esse grupo trabalhou na harmonização dos procedimentos de qualidade das companhias Chrysler, Ford e GM e desenvolveu a norma QS-9000 como uma interpretação da ISO-9000 para o setor automotivo.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz3  A QS-9000 evoluiu para a TS-16949, que é uma especificação técnica que combina e une os atuais, modernos e principais requisitos mundiais da indústria automotiva, possibilitando uma padronização mundial para o modelo de sistema e ferramentas da qualidade no setor.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz4 Advance Product Quality Planning O APQP - sigla para o termo em inglês Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - é uma série de procedimentos e técnicas usadas para gerenciar a qualidade produtiva.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz5 Advance Product Quality Planning Estes procedimentos foram desenvolvidos e padronizados pela AIAG ( Automotive Industry Action Group ), – formado pela empresas do ramo automotivo General Motors, Ford, Chrysler e seus fornecedores. Hoje, o APQP é utilizado em empresas de diversos portes, especialmente no ramo automotivo, a fim de assegurar a qualidade dos produtos e processos desenvolvidos em sua planta, e é regido pelo manual do APQP, traduzido no Brasil pelo IQA – Instituto de Qualidade Automotiva.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz6 Advance Product Quality Planning  Planejamento avançado da qualidade do produto é um processo desenvolvido no final de 1980 por uma comissão de especialistas reunidos dos fabricantes 'Big Three' de automóveis dos EUA: Ford, GM e Chrysler.  Essa comissão investiu cinco anos para analisar o então atual desenvolvimento do setor automotivo e status de produção em os EUA, Europa e especialmente no Japão. Na época, o sucesso das empresas automotivas japonesas estava começando a ser notável no mercado dos EUA. História

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz7 Advance Product Quality Planning  APQP é utilizado hoje por estas três empresas e algumas afiliadas. Fornecedores Tier 1 são normalmente necessários para seguir os procedimentos de APQP e técnicas e também são normalmente necessários para ser auditado e registrado em ISO / TS  Esta metodologia já está sendo usado em outros setores industriais também. História

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz8 Advance Product Quality Planning O processo está definido na APQP manual do AIAG, que faz parte de uma série de documentos interrelacionados que os controlam AIAG e publica. A base para a composição de um plano de controle do processo está incluído no manual do APQP. Estes manuais incluem: História  modo de falha e análise de efeitos (FMEA) Manual  Controle estatístico de processos (CEP) Manual  análise de sistemas de medição (MSA) o manual  produção processo de aprovação de parte (PPAP) Manual

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz9 Advance Product Quality Planning APQP serve como um guia no processo de desenvolvimento e também uma forma padrão para compartilhar resultados entre fornecedores e empresas automotivas. Conteúdo principal do APQP APQP especificamente apresenta três fases: 1.Desenvolvimento, 2.Industrialização e 3.lançamento de produto.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz10 Advance Product Quality Planning Através destas fases 23 temas principais serão monitorados. Estes 23 temas serão todos concluídos antes da produção ser iniciada. Conteúdo principal do APQP Eles abrangem aspectos como: robustez design, testes de design e conformidade com a especificação, projeto do processo de produção, normas de inspeção de qualidade, capacidade de processo, capacidade de produção, embalagem de produtos, testes de produtos e operadoras de planos de formação entre outros itens.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz11 Advance Product Quality Planning Conteúdo principal do APQP Eles abrangem aspectos como:  robustez design,  testes de design e conformidade com a especificação,  projeto do processo de produção,  normas de inspeção de qualidade,  capacidade de processo,  capacidade de produção,  embalagem de produtos,  testes de produtos e operadoras de planos de formação entre outros itens.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz12 Advance Product Quality Planning Conteúdo principal do APQP APQP se concentra em:  Planejamento da qualidade Up-front  Determinar se os clientes estão satisfeitos, avaliando a produção e apoiar a melhoria contínua APQP é composto por cinco fases: Planejar e Definir Programa Design de Produto e Desenvolvimento de Verificação Design de processo e Desenvolvimento de Verificação Produto e Processo de Validação e Produção feedback Lançamento, Avaliação e Ação Corretiva

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz13 Advance Product Quality Planning Conteúdo principal do APQP Há cinco principais atividades: 1.Planejamento 2.Design de Produto e Desenvolvimento 3.Design de processo e Desenvolvimento 4.Produto e Processo de Validação 5.Produção

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz14 Advance Product Quality Planning Conteúdo principal do APQP O processo de APQP tem sete elementos principais: 1.Compreender as necessidades do cliente 2.A resposta pró-ativa e ação corretiva 3.Projetando dentro das capacidades de processo 4.Analisar e mitigar os modos de falha 5.Verificação e validação 6.O projeto comentários 7.Controle de características especiais / crítico.

Prof. MSc. Nixon Silva Lima de Queiroz15