Saberes docentes.

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Transcrição da apresentação:

Saberes docentes

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Saberes docentes Ofício do professor Conhecimentos Saberes docentes Habilidades Competências Atitudes Ofício do professor SABER - FAZER

Saberes docentes Associado a uma situação de trabalho com os outros ALUNOS, COLEGAS, PAIS ETC. Ancorado numa tarefa complexa ENSINAR Saberes docentes Situado num espaço de trabalho A SALA DE AULA, A ESCOLA Enraizado numa INSTITUIÇÃO e numa SOCIEDADE

  Saberes dos professores: articulação entre aspectos sociais e aspectos individuais

Os SABERES DOCENTES constituem SABERES SOCIAIS: São saberes partilhados por todo um grupo de agentes – os professores – que possuem uma formação comum e uma estrutura coletiva de trabalho na escola. A posse desses saberes repousa num sistema que vem garantir sua legitimidade e orientar sua definição e utilização (universidade; Ministério da Educação; administração escolar; sindicato; associações profissionais etc.). Os próprios objetos dos saberes docentes são objetos sociais, isto é, práticas sociais. Esse saber se manifesta através das relações complexas entre o professor e seus alunos. O que os professores ensinam (os “saberes a serem ensinados”) e sua maneira de ensinar (o “saber-ensinar”) tem um historicidade, transformam-se com o tempo e as mudanças sociais. Os saberes docentes são adquiridos no contexto de uma socialização profissional, onde são incorporados, modificados, adaptados em função dos momentos e fases de uma carreira, ao longo de uma história profissional.  

DOCENTES Identidade pessoal e profissional Experiência de vida Os SABERES DOCENTES são também saberes dos ATORES INDIVIDUAIS Os saberes docentes são saberes sociais, mas sua existência depende dos professores enquanto atores individuais empenhados numa prática. . Identidade pessoal e profissional DOCENTES Experiência de vida História profissional Relação com os alunos em sala de aula Relação com outros atores na escola

Saberes disciplinares Saberes da experiência SABERES DOCENTES Saber plural, compósito, heterogêneo Saber temporal Formados por um AMÁLGAMA DE SABERES Saberes da formação profissional Saberes disciplinares Saberes da experiência Saberes curriculares

Importância dos saberes experienciais Saberes disciplinares Saberes da formação profissional Saberes curriculares

Saberes experienciais Conjunto de saberes adquiridos, atualizados e necessários no âmbito da prática da experiência docente. São saberes que brotam da experiência e são por ela validados. São saberes práticos: se integram à prática e dela são partes constituintes enquanto prática docente. Formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores interpretam, compreendem e orientam sua profissão e sua prática cotidiana em todas as suas dimensões. Esses saberes incorporam-se à experiência individual e coletiva sob a forma de habitus (disposições adquiridas da e na prática) e de habilidades, de saber-fazer e saber-ser. Saberes experienciais

A prática docente cotidiana permite a avaliação dos outros saberes, através de uma retradução em função das condições limitadoras da experiência. A prática pode ser vista como um processo de aprendizagem através do qual os professores retraduzem sua formação e a adaptam à profissão. A experiência provoca, assim, um efeito de retomada crítica (retroalimentação) dos saberes adquiridos antes ou fora da prática profissional. Ela filtra e seleciona os outros saberes, permitindo assim aos professores reverem seus saberes, julgá-los e avaliá-los e, portanto, objetivar um saber formado de todos os saberes retraduzidos e submetidos ao processo de validação constituído pela prática cotidiana.