Enf:saray.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leucemia, Hemofilia, Medula óssea e Anemia
Advertisements

ESCOLA SECUNDÁRIA D. AFONSO SANCHES
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO HEMOFILIA
Síndrome de Rett Conceito Distúrbio neurológico que acomete crianças do sexo feminino no 1o. Ano de vida. Desenvolvimento normal entre 6 a 12 meses Perda.
Alunos: Cristiane Matos, Darlene, José JR, Letícia, Paula,
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenia Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas FBC 0522 – Fisiologia do Sistema Hematopoético Plaquetopenias Débora Cardoso Rodrigues Elaine Cabral Serrão Francisco.
1 Hereditariedade Ligada aos Cromossomas Sexuais OuHeterossomas.
Curso Básico de Hematologia para Iniciantes. Por Joice Raposo Ferreira.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
AIDS Universidade Estácio de Sá Faculdade de Medicina Seminário Integrado – M8 Rio de Janeiro, Outubro de 2007.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.
PUBERDADE Profa. Adriana Pires Neves UNIPAMPA REPROLAB – UFRGS.
:. Usina a Carvão 955g Usina a Óleo 818g Usina a Gás 446g Usina Nuclear: 4g!!!
CASOS CLÍNICOS LARINGE. Nome: L.F.A Sexo: F Idade: 3m Menor trazida pela mãe ao ambulatório de Pediatria com queixa de ruído respiratório, o qual foi.
É indiscutível a importância da atividade física na vida de qualquer indivíduo, pois ela é capaz de contribuir de forma significativa para o bem-estar.
E STUDO B ASE 8 ° ANO Professora: Néia Becker. FORMA E FUNÇÃO.
Hereditariedade É um conjunto de processos biológicos, que asseguram que cada indivíduo receba e transmita carateres (ou caraterísticas) hereditárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sustentabilidade e Desenvolvimento Projeto Irmã Dulce Um parceria:
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
6 remédios caseiros para aumentar a inteligência e a memória
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
Jordão José Ademar Juliana Coutinho Juliana Yoko
Histologia – Introdução Professor Ms. Hélcio Marques Junior 1.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Uma das funções que caracteriza os seres vivos é a reprodução. É através dela que é assegurada a continuidade da vida. É pela reprodução que os seres.
LESÕES MUSCULARES Profa. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
R4 – Lara Zupelli Lauar Orientadora: Dra Cecília H. Miyake. 12/05/2016.
Infectologia Caso clínico 01. Caso: ASF, 10 anos, masculino. HMA: Febre elevada(39,5C), cefaléia holocraniana e vômitos frequentes e espontâneos há 2.
Genes e Genoma. . Sequências de DNA que contem a informação para codificar uma proteína. Genes. Responsáveis pela forma do organismo: paredes celulares,
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Natália de Azevedo Modesto; Rui Godoy Maciel; Lucas Cortizo Garcia; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia.. TRATAMENTO.
Demências Potencialmente Reversíveis ou Evitáveis (PREV) Residente: Camila Campitelli Fernandes Preceptora: Jussane Cabral Mendonça.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
EPIDEMIOLOGIA DAS FRATURAS TRATADAS NO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA AUTORES: Fernando Cal Garcia Filho; Fabio Matos; Lucas Cortizo Garcia;
ANA VALESCA LOTHHAMMER MACHADO ESPECIALIZAÇÃO EM DTM E DOR OROFACIAL OCLUSÃO DENTAL: Uma reflexão crítica dos conceitos passado, presente e futuro  Variabilidade.
PROJETO GENOMA PROFESSORA: CAROLINA BOSSLE. PROJETO GENOMA LEMBRAR: GENOMA É o conjunto de todo o material genético presente em cada célula do organismo.
FEBRE.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
Distúrbios Circulatórios Parte II
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Profa. Adriana Nogueira
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Da perfeição distorcida de Picasso à Missão Impossível. Avanço Automático - com som -
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
CICLO OVARIANO E MENSTRUAL
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Doenças Auto imunes Trabalho realizado por: Disciplina : Biologia
O CÂNCER BUCAL.
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Isoenzimas e Diagnóstico de doenças do músculo esquelético.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Herança e sexo.
Transcrição da apresentação:

Enf:saray

Hemofilia CONCEITO: Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

Hemofilia A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação

TIPOS DE HEMOFILIA A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).

TRANSMISSÃO A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada. O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe.

TRANSMISSÃO Cada um destes possui um núcleo com 23 pares de cromossomos, que se juntam e dão origem aos 23 pares de cromossomos que contem todas as informações necessárias para a formação de uma pessoa, como tipo de cabelo, cor dos olhos, etc. Cada cromossomo é formado por um conjunto de genes. Se apenas um desses genes apresentar alguma alteração, também representará uma alteração na criança que está sendo gerada.

CAUSA O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade.

DIAGNÓSTICO Além dos sinais clínicos, o diagnóstico é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea.

Sintomas Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo. sangramentos, principalmente dentro das juntas e dos músculos.

Sintomas Outros locais que podem apresentar sangramento espontâneo são: a pele, os músculos e as mucosas (revestimento que cobre os orifícios naturais, como a boca). Manchas roxas na pele são chamadas equimoses. Se ocorrerem no tecido subcutâneo (camada de gordura abaixo da pele) e nos músculos, gerando coleções de sangue, são chamados hematomas

Tratamento O tratamento da hemofilia evoluiu muito e, basicamente, consiste na reposição do fator anti-hemofílico. Paciente com hemofilia A recebe a molécula do fator VIII, e com hemofilia B, a molécula do fator IX. Os hemocentros distribuem gratuitamente essa medicação que é fornecida pelo Ministério da Saúde.

Tratamento Quanto mais precoce for o início do tratamento, menores serão as seqüelas que deixarão os sangramentos. Por isso, o paciente deve ter em casa a dose de urgência do fator anti-hemofílico específico para seu caso e ser treinado para aplicá-la em si mesmo tão logo apareçam os primeiros sintomas. Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque.

Tratamento Deve também fazer também aplicações de gelo, no mínimo, três vezes por dia, por 15 ou 20 minutos, até que a hemorragia estanque. Vencida a fase aguda, o portador de hemofilia deve ser encaminhado para fisioterapia a fim de reforçar a musculatura e promover estabilidade articular.

Recomendações * Os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do trauma; * Manchas roxas que aparecem no bebê, quando bate nas grades do berço, podem ser um sinal de alerta para diagnóstico da hemofilia;

Recomendações * Os pais precisam ser orientados para saber como lidar com o filho hemofílico e devem estimular a criança a crescer normalmente; * A prática regular de exercícios que fortaleçam a musculatura é fundamental para os hemofílicos. No entanto, esportes como judô, rúgbi e futebol são desaconselhados; * Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.

Recomendações * Episódios de sangramento devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.