AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Direito ao Meio Ambiente
Direito Ambiental brasileiro
Art. 5o, - LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que.
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 8º ENCONTRO - SINDILAV – 22/11/13
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Política Nacional do Meio Ambiente
Augusto Henrique Lio Horta
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Curso Técnico em Meio Ambiente
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
Professora Cristiane Dupret
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
O Art. 225 exerce na Constituição o papel de principal norteador do meio ambiente, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigação do.
Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
Sistema Nacional do Meio Ambiente
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Princípios do Direito Ambiental na Constituição Federal Direito Ambiental – Aula 3 Prof. MSc. Laura.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
Curso de Extensão Universitária em Direito Urbanístico da Escola Paulista da Magistratura Alexandre Levin.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
A Regulamentação da Lei /2010 Florianópolis, 15 de Outubro de 2010.
Dever de licitar : Licitar é a regra. A Contratação direta é a exceção (art. 2º Lei 8.666/93 e art. 37, XXI CF/88).
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
F ISCALIZAÇÃO DA Q UALIDADE DOS S ERVIÇOS DE D ISTRIBUIÇÃO DE G ÁS C ANALIZADO - I NSTRUMENTO DE P ERMANENTE A PRIMORAMENTO DA R EGULAÇÃO Vasco Agostinho.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Aula 13 A política nacional de recursos hídricos.
1 Audiência Pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal destinada a instruir o Projeto de Lei do Senado nº 220, de 2014, que altera o CLT.
Profa. Daniele G. de Moura. Interferir em... Não intervenção.
Profa. Daniele G. de Moura. Estrutura básica da Federação e os Entes Federados. Intervenção Federal: Pressupostos materiais e formais controle político.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
RSA DIREITO AMBIENTAL Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
1 PODER DE POLÍCIA 1. Considerações gerais: 1.1 É um poder administrativo, portanto uma atividade do Estado sujeita ao Direito Público; 1.2 Subordinado.
DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO. TRIBUTO  1.1. Definição de Tributo: Código Tributário Nacional, art. 3º  Tributo é receita derivada?  Tributo não é multa,
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Transcrição da apresentação:

AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal

Constituições Função clássica: limitar poderes e definir competências Constituições modernas: Garantem direitos fundamentais Garantem direitos fundamentais Regras sobre intervenção do Estado na economia Regras sobre intervenção do Estado na economia

Constituição Federal e Meio Ambiente 1) Eleva o direito ao meio ambiente sadio à condição de direito fundamental; 2) Constitucionalização de instrumentos já previstos na legislação; 3)Divisão de competências em matéria ambiental e estabelecimento do tratamento jurídico de alguns recursos naturais; 4) Regras de domínio sobre Recursos Naturais 5)Função social da propriedade rural

MA como direito fundamental Todos têm direito ao MA ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao P. público e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 3a. Geração de direitos fundamentais: Estado deve respeitar o MA e também promover sua defesa.

Constitucionalização de regras já existentes – Incumbências do Poder Publico Lei 6938/81: PNMA Lei 6938/81: PNMA Criação de Áreas protegidas (artigo 9º. VII) Art. 225, §1º:II: definir em todas as unidades da federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos seus atributos. Art. 225, §1º:II: definir em todas as unidades da federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos seus atributos.

Constitucionalização de regras já existentes Poluidor pagador e usuário pagador - responsabilidade Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas a sanções penais e administrativas, independemente da obrigação de reparar os danos causados. Art 225 §3º: As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas a sanções penais e administrativas, independemente da obrigação de reparar os danos causados. “Tríplice responsabilidade. “Tríplice responsabilidade.AdministrativaCivilPenal

Constitucionalização de regras já existentes EIA/RIMA Lei 6938: Instrumento da avaliação de impacto ambiental (artigo 9º) Lei 6938: Instrumento da avaliação de impacto ambiental (artigo 9º) Art 225, §1º, IV – Exigir EIA para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ambiental, a que se dará publicidade. Art 225, §1º, IV – Exigir EIA para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ambiental, a que se dará publicidade.

Divisão de competências em matéria ambiental Competências: diversas modalidades de poder atribuídos aos órgãos ou entidades estatais. Competências: diversas modalidades de poder atribuídos aos órgãos ou entidades estatais. Estado federal. Necessidade de distribuir competências entre as unidades da federação Estado federal. Necessidade de distribuir competências entre as unidades da federação Meio ambiente: competências definidas na CF Meio ambiente: competências definidas na CF

Divisão de competências em matéria ambiental Constituição: Competência para legislar Competência para legislar Competência para administrar. Competência para administrar. Competência para legislar pode ser: Exclusiva Exclusiva Concorrente: leis gerais pela União e suplementação pelos Estados e/ou municípios Concorrente: leis gerais pela União e suplementação pelos Estados e/ou municípios

Competência para legislar em matéria ambiental Art. 24 da CF: Compete à União, aos Estados e ao DF legislar concorrentemente sobre: VI – florestas, caça, pesca, fauna, conservação da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e controle da poluição VII – proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico. VIII- responsabilidade por dano ao meio ambiente, histórico e paisagístico. XII – proteção e defesa da saúde.

Competência para legislar em matéria ambiental Estados: Cumprem a função de normas gerais se não houver normas federais sobre a matéria. Estados: Cumprem a função de normas gerais se não houver normas federais sobre a matéria. Edição da norma federal: suspende a eficácia da lei estadual no que lhe for contrário. Edição da norma federal: suspende a eficácia da lei estadual no que lhe for contrário. Suplementação: qual é o limite? Suplementação: qual é o limite?

Competência para legislar em matéria ambiental Art 30. Competência do município: legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a lei federal ou estadual no que couber. Art 30. Competência do município: legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a lei federal ou estadual no que couber.

Competência administrativa em matéria ambiental É comum à União, aos Estados,DF e Municípios. É comum à União, aos Estados,DF e Municípios. Art 23: VI: proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas Art 23: VI: proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas VII: preservar as florestas, a fauna e a flora VII: preservar as florestas, a fauna e a flora Não há hierarquia entre a atuação dos 3 entes. Não há hierarquia entre a atuação dos 3 entes. Estados e municípios podem fiscalizar o cumprimento de normas federais. Estados e municípios podem fiscalizar o cumprimento de normas federais.

LC 140/2011 Regras para fiscalização (polêmica). Cada ente controla e fiscaliza atividades e empreendimentos para os quais tenha a atribuição para licenciar ou autorizar (art 17) Brecha: Par 3o: “ o disposto no caput deste artigo não impede o exercício pelos entes federativos da atribuição comum de fiscalizaçao da conformidade de empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidores...prevalecendo o auto de infração ambiental que lavrado por orgão que detenha a competência para o licenciamento.

Ordem econômica e função social da propriedade Art 170, VI – defesa do meio ambiente Art 186. Função social, quando a propriedade rural atende: I- aproveitamento racional e adequado II – utilização adequada dos recursos naturais e preservação do meio ambiente