As pessoas desejam controle ou responsabilidade?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comprometimento.
Advertisements

MERCADO DE TRABALHO.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
EMPREENDEDORISMO Prof. Fabiana do Patrocínio Vieira 2010.
O Público e o Privado na Economia Contemporânea Professor: Dr. Rinaldo Ribeiro Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
INTRODUÇÃO Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir. Deve ter uma VISÃO DE FUTURO que o norteia. Deve definir os VALORES que pretende consagrar. Conceitos.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Estrutura e comportamento organizacional Trabalho realizado por: Anabela Magalhães n º 2 Carminda Ribeiro nº3 Elvira Rodrigues nº6 Juelma Ambr ó sio n.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
ELETRO FORMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL II. INTRODUÇÃO A Eletro Forma: Empresa nacional que atende aos segmentos de telecomunicações, energia e informática;
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
Gerenciamento de Ferramentas da Qualidade
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. PILARES DOOS 7 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
FATOR HUMANO UMA VISÃO BASEADA EM STAKEHOLDERS. CONCEITOS DE STAKEHOLDERS “ Qualquer grupo de indiv í duos que afeta, ou pode ser afetado, pela realiza.
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Práticas de Gestão e Resultados 3 Fundamentos Prof. Fabio Uchôas de Lima.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.
Alessandro D. R. Fazenda
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Quanto aos melhores líderes, as pessoas não percebem sua existência.” Lao Tsu.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
OS 8 S – OITO SENSOS DA QUALIDADE
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
Bem-vindo ao. Você tem as perguntas.Nós temos as respostas! Juntos podemos alcançar melhores resultados de negócios.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

As pessoas desejam controle ou responsabilidade?

As pessoas desejam permanecer o que são ou desejam se tornar o que não são? As pessoas são confiáveis até que provem o contrário ou o contrário?

O contexto psicossocial (O cheiro do lugar) (Sumantra Ghoshal, 2000) (Sumantra Ghoshal, 2000)

5 Quando você entra num lugar, qual é o cheiro percebido? -Ruído, Umidade, Luminosidade, “Olhar das pessoas”, Modo como caminham, Palavras que expressam, características de relacionamento interpessoal, Expressão corporal, Tipo de vestuário, etc. -Ruído, Umidade, Luminosidade, “Olhar das pessoas”, Modo como caminham, Palavras que expressam, características de relacionamento interpessoal, Expressão corporal, Tipo de vestuário, etc.

Características Enfraquecedoras: (Geram um cheiro ruim) Restrição ao pensamento, iniciativa, criatividade e autonomia; Restrição ao pensamento, iniciativa, criatividade e autonomia; Submissão as múltiplas regras e sistemas que não foram criadas pelos empregados; Submissão as múltiplas regras e sistemas que não foram criadas pelos empregados; Controle para que os empregados não façam as coisa de modo errado; e Controle para que os empregados não façam as coisa de modo errado; e

Contrato formal como modo de estabelecer a relação do empregado com a organização. Contrato formal como modo de estabelecer a relação do empregado com a organização. Tempos Modernos

Características Fortalecedoras: (Geram um cheiro agradável) Esticamento por meio da criação de um sentido de propósito que seja claro e compartilhado; Esticamento por meio da criação de um sentido de propósito que seja claro e compartilhado; Disciplina por meio do gerenciamento por comprometimento ( autodisciplina); Disciplina por meio do gerenciamento por comprometimento ( autodisciplina);

Apoio por meio da orientação, acesso a recursos relevantes e satisfação, sempre que possível, de necessidade e expectativas; e Apoio por meio da orientação, acesso a recursos relevantes e satisfação, sempre que possível, de necessidade e expectativas; e Confiança por meio de relacionamentos justos, francos e abertos. Confiança por meio de relacionamentos justos, francos e abertos.

O empregado se identifica com a organização quando: Conhece e concorda com a missão e visão da Organização; Conhece e concorda com a missão e visão da Organização; Recomenda a organização para parentes e amigos; Recomenda a organização para parentes e amigos; Acredita que a organização melhora a vida da comunidade e preserva o meio ambiente; Acredita que a organização melhora a vida da comunidade e preserva o meio ambiente;

Tem orgulho de trabalhar na organização; Tem orgulho de trabalhar na organização; Percebe que a organização trata igualmente bem empregados, clientes, fornecedores e acionistas; e Percebe que a organização trata igualmente bem empregados, clientes, fornecedores e acionistas; e Participa das decisões que o afeta e ao trabalho que realiza. Participa das decisões que o afeta e ao trabalho que realiza.

O empregado sente-se satisfeito quando: Percebe que é reconhecido e recompensado quando faz um bom trabalho; Percebe que é reconhecido e recompensado quando faz um bom trabalho; Confia na organização, no chefe e nos colegas; Confia na organização, no chefe e nos colegas; Trabalha num lugar limpo, seguro e confortável; Trabalha num lugar limpo, seguro e confortável; Dá conta do trabalho no horário normal; Dá conta do trabalho no horário normal;

Percebe como justo, os benefícios, o salário e a participação nos lucros da organização; e Percebe como justo, os benefícios, o salário e a participação nos lucros da organização; e Percebe que as informações de que necessita são transmitidas com clareza e rapidez. Percebe que as informações de que necessita são transmitidas com clareza e rapidez.

A cruzada da IBM

Gestão baseada no comando e controle Gestão orientado por meio de valores Confiança e responsabilidade –Inovação –Sucesso do cliente

Características das Empresas orientadas à Gestão de Pessoas: (Revista Human Resource Executive, 2007) Respeito a valores idealizados/racionalizados; Respeito a valores idealizados/racionalizados; Cultura Organizacional forte; Cultura Organizacional forte; Clareza em relação ao que é prioritário; Clareza em relação ao que é prioritário; Compreensão do negócio pela área de Gestão de Pessoas; e Compreensão do negócio pela área de Gestão de Pessoas; e

Consideração de seus valores fora do país de origem. Consideração de seus valores fora do país de origem.

Valores Organizacionais Exibição em Placas e Sites X Tentativas reais de vivenciar os valores por meio de comportamentos no dia-a-dia

Valores da Procter & Gamble Integridade;Liderança;Propriedade; Competitividade; e

Confiança.

Idéias Norteadoras na Procter & Gamble Orientação para o cliente; Preocupação em melhorar a vida das pessoas; e A unidade da organização é mantida por meio de valores atemporais.

Clientes Marcas P&G Pessoas da P&G

Papel da Área de Gestão de Pessoas: Garantir a compreensão e observação dos valores organizacionais. Garantir a compreensão e observação dos valores organizacionais. A violação dos valores implica em advertência ou ser solicitado a deixar a empresa. A violação dos valores implica em advertência ou ser solicitado a deixar a empresa.

MISSÃO E VISÃO DE FUTURO Ambiente Físico e Psicossocial Comportamentos Observáveis Idéias Norteadoras Valores Racionalizados/Idealizados Certezas Tácitas Compartilhadas