Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Ao suporte financeiro do CNPq. XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP III F ó rum Internacional de Inicia ç ão Cient í fica da UNESP Formação.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
A implantação do Centro Nacional de Pesquisas do Mar IFSC Apresentação: Widomar P. Carpes Jr. Diretor Geral do Campus Itajaí novembro
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
IBAMA Diretoria de Licenciamento Ambiental Pavimentação/Reconstrução da Rodovia BR-319 Senado Federal, 06 de dezembro de 2013.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Administração Rural: Uma análise da Depreciação Ciências Agrárias/Agronomia Autor: Victor Boppré (PUIC 2008) Orientador Prof. M.Sc. Sílvio Tiago Cabral.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
Vinhos do Brasil.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
ERGONOMIA É o estudo da adaptação das
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE A Extensão Rural e a FEPAGRO Porto Alegre, 2008.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Princípios da Agroecologia
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Análise do valor na conformação de tailored- blanks Ronnie Peterson Schröder Paulo Victor P. Marcondes.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
A Aprovale A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos foi fundada em 15 de fevereiro de 1995 por seis empreendedores vinícolas.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
Projeto: Vanguardas Europeias
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Diagramas de Sequência e Comunicação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VITICULTURA DE QUALIDADE DA FECUNDAÇÃO À COLHEITA PATRICIA DE SOUZA DOS SANTOS DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MAIO/2016.
Maira de Souza Flôr: bolsista do PUIC; acadêmica do Curso de Psicologia, Campus Norte, Pedra Branca. Anita Bacellar: orientadora do PUIC; docente do Curso.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Análise evolutiva da aplicação de subsídios XXVIII Congresso da AIGLP
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG ID-192 Cláudio Antônio de Andrade Lima Professor.
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Acompanhamento da Implantação de Vinhedo de Origem Européia na Região de Braço do Norte (ART 170 Pesquisa) Ciências Agrárias Lucas Vendramini, Gilmar Pezzopane Plá e Juliano Frederico da Rosa Cesconeto ( Art. 170 Pesquisa) Curso de Agronomia – Campus Tubarão. Introdução A produção de vinhos no Brasil se desenvolveu a partir do século XIX, quando os imigrantes italianos iniciaram a fabricação da bebida principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde aquela época, a maior parte das variedades de uvas cultivadas no Brasil foram as americanas e híbridas, chamadas de comuns. Somente a partir da década de 70, com o investimento de grandes empresas estrangeiras na produção de uvas e vinhos no Rio Grande do Sul, houve um significativo aumento da área cultivada com uvas viníferas, destinadas à elaboração de bebidas finas. Mesmo assim, atualmente a porcentagem de vinhos finos fabricados no Brasil em relação ao total do que é produzido é de cerca de 10%. Hoje, a adaptação de cultivares viníferas em determinadas regiões do país está sendo avaliada por instituições de pesquisa e desenvolvimento agrícola com o objetivo de incrementar a qualidade dos produtos. A cultura da videira (Vitis spp) e seu principal produto, o vinho, sempre estiveram intimamente ligados à história e costumes da região de Urussanga município localizado na região sul-catarinense. A região de Urussanga compreende vários municípios (Urussanga, Pedras Grandes, Criciúma, Siderópolis, Treviso, Cocal do Sul, etc) que têm em comum a colonização, predominantemente, italiana. Urussanga tornou- se, no início da colonização, em núcleo receptor dos imigrantes que se dirigiam para esta região em busca de melhores condições de vida. Adaptação de espécies européias nas condições edafoclimáticas da região sul de Santa Catarina, em especial na região de Braço do Norte, certamente passam pelo estudo das necessidades nutricionais, técnicas e de manejo adequadas à estas variedades utilizadas para a produção de vinhos de alta qualidade, que se forem utilizadas corretamente, a região sul de Santa Catarina responderá de forma positiva a produção destas uvas. Objetivo Verificar a adaptação das variedades viníferas européias na região de Braço do Norte, no que diz respeito as variedades que melhor resistem a doenças pragas, bem como na seleção dos porta-enxertos que melhor se adaptem as condições edafoclimáticas da região em estudo. Metodologia O experimento, foi realizado a nível de campo, onde, a partir do vinhedo implantado, foram feitas medições do peso dos ramos podados de cada planta de cada variedade, após isto foi feita uma separação da parte não lignificada dos ramos, posteriormente foi feita uma nova pesagem apenas da parte lignificada dos ramos. As cultivares que foram utilizadas na análise são: Agliânico VCR11 sobre o porta enxerto Paulsen 1103, Sagrantino sobre o porta enxerto Paulsen 1103, Sangiovese VCR23 sobre o porta enxerto Paulsen 1103 e Riesling Itálico sobre o porta enxerto Pausen Após a realização dos experimentos, os valores obtidos referentes aos pesos da planta e da fração lignificada para cada variedade de planta foram transformados em valor médio. Foi aplicado o teste de Tukey ao nível de probabilidade de 5%, para comparação entre as médias obtidas. Bibliografia Dal Molin, f. Vitivinicultura moderna. Castelfranco-Veneo Itália ª Edicione, 84 pg. Dazzan, El Silvoz. Pubicazione sevola enologia di conegliano. Veneto, Itália Resultados Pela tabela 1, a qual mostra os valores médios do peso dos ramos viníferos (planta integral) obtidos para cada variedade cultivada, feito durante a poda de condução na UNISUL/Campus de Braço de Norte, pode-se observar que estatisticamente a variedades que se destacou foi a Sangiovese sobre o porta enxerto P1103. Tendo a sagrantino o menor peso médio dos ramos viníferos da planta integral. As variedades Riesling Itálico e Agliânico ficaram com valores intermediários, com a Agliânico se sobressaindo sobre a Riesling Itálico. *Médias seguidas pela mesma letra não diferem significativamente entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Já na tabela 2, onde estão os valores médios do peso dos ramos viníferos (fração lignificada) obtidos para cada variedade cultivada, nota-se que o melhor valor de peso médio de ramos viníferos (fração lignificada) foi da variedade Sangiovese sobre porta enxerto P1103. A pior média ficou com a variedade Sagrantino. As variedades Agliânico e Riesling Itálico ficaram com valores intemediarios, tendo a Agliânico melhor média que a Riesling Itálico. Tabela 2 - Valores médios do peso dos ramos viníferos (fração lignificada) obtidos para cada variedade cultivada Conclusões Nesta pesquisa, objetivou-se obter dados científicos para se avaliar a adaptação de variedades viníferas européias na região de Braço do Norte, tendo como referência o peso do material lignificado dos ramos das plantas. A partir destes dados, observou-se que a variedade vinífera mais adaptada a região de Braço do Norte foi a Sangiovese sobre porta enxerto Paulsen 1103, tendo média de material lignificado de 276,03 gramas por planta, diferenciando-se estatisticamente das demais variedades. Com estas análises é possível indicar preliminarmente ao produtor qual planta vinífera tem as melhores características, com potencial de implantação e desenvolvimento na região. As características de vinificação só poderão ser observadas a partir do segundo semestre de 2009, quando o vinho ficará pronto.. A Tabela 1 - Valores médios do peso dos ramos viníferos (planta integral) obtidos para cada variedade cultivada