Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves
A Revolução Industrial A mudança a partir do século XVIII Avanços no comércio e na indústria Avanço da tecnologia e do conhecimento Mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais As reações humanas e as qualificações As divisões, fragmentações e especializações
A pós-modernidade O século XXI e a grande ciência Pesquisas e a determinação do poder O Estado e as universidades As universidades e as pesquisas A eclosão da Revolução da Informação
A Revolução da Informação Alta competitividade Desaparecimento de certas funções Desaparecimento de certos papeis Alta tecnologia Desemprego Salário e produtividade Terceirização
A Internet: da guerra à guerra A criação em 1960 A finalidade de comunicação O e a transferência de arquivos O uso comercial (World Wide Web) A relação empresarial O marketing, o planejamento e a estratégia
A informação A geração A formatação O processamento O armazenamento A divulgação O ciberespaço
Algumas tecnologias Computadores Smartphones TV e a TV por assinatura (19 milhões) A Internet ◦Sites ◦Vídeos ◦Streaming (Netflix – mais de 50 milhões de assinaturas) ◦Podcasting
Contribuições Viabilizam o crescimento econômico, mediante investimentos em tecnologias, crescimento do setor de TICs e impacto em outros setores; Proporcionam bem-estar social, por meio do aumento da competitividade, melhores oportunidades de negócio e maiores possibilidades de emprego; Oferecem qualidade de vida, por intermédio da aplicação das TICs na educação e na saúde; Promovem a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos e o aperfeiçoamento dos processos de tomada de decisão.
Alguns dados 105 milhões de internautas, segundo o IBOPE O Brasil é o 4ª país mais conectado do mundo 57,2 milhões de usuários acessam a internet regularmente Em 2015, o Brasil vendeu R$ 41,3 bilhões pela internet 32,3 milhões de domicílios têm internet 81,5 milhões acessam a internet por celular 148,2 milhões de celulares no Brasil 138 conexões móveis para cada 100 habitantes
Pesquisa brasileira de mídia mil entrevistas 95% afirmam ver tv 55% afirmam ouvir rádio 48% usam a internet 21% leem jornais toda semana 7% leem diariamente 13% leem revistas
Algumas questões Celebridades – o culto Privacidade – BBB A liberdade de imprensa O direito à privacidade Cibercultura As redes sociais A nova cidadania
Algumas questões Segurança – Programa americano de espionagem Impressão 3D Saúde
Questões Simulado