O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como elaborar um texto Argumentativo
Advertisements

Texto argumentativo  Oficina de escrita.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
A dissertação: esmiuçando o gênero
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA INTRODUÇÃO A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera cronologicamente como idosa a pessoa a partir.
 Horta da FSP – dia 05/04 das 13 às 14h - Alícia  Horta da FMUSP – 12/04 das 13 às 14h - Osvaldinete  Centro de Referência de SAN (CRSAN) Butantã –
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
+ Tecnociência Educação e Cultura Isa Beatriz da Cruz Neves - Faculdade de Educação da UFBA -
“É indigno de um homem não saber se defender pela palavra, a arma própria do homem”. Aristóteles “É indigno de um homem não saber se defender pela palavra,
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Expõe uma opinião fundamentada (favorável ou desfavorável) a propósito de um determinado objeto (livro, filme, jogo, peça de teatro, anúncio, desfile de.
Aula de Redação Professor Daniel Jorge. Esquemas de redação.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Produção textual - Enem
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 16 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
IFRN Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Orientações para à Prática Profissional / TCC Prof. Gilbert Azevedo Prof. Fabiano Papaiz.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Introdução a Pesquisa Científica
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Texto escrito: o texto de opinião
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
D O P ARÁGRAFO - P ADRÃO A O T EXTO A RGUMENTATIVO.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Texto escrito: a entrevista
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Diálogos – Português, 7.º ano
Texto escrito: o diálogo
Elaborado por Prof. Denys Sales SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LV – MOODLE 1.9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Trabalhando com produção textual
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril. AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão.
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
Ressignificando relações em benefíco da Sociedade e do Meio Ambiente Miguel Bahiense Presidente Caxias do Sul, 2 de junho, 2015.
Introdução a atividade acadêmica
luizfmramos.blogspot.com TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO PARA REUNIÕES
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Tecnociência e suas implicações para a educação
Diálogos – Português, 8.º e 9.º anos
Transcrição da apresentação:

O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos Diálogos – Português O texto argumentativo Metas Curriculares 8.º e 9.º anos E8 e E9 – 17. Escrever textos argumentativos. 1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posição; a apresentação de razões que a justifiquem, com argumentos que diminuam a força das ideias contrárias; e uma conclusão coerente. E8 e E9 – 19. Rever os textos escritos.

O texto argumentativo Alguns objetivos: Diálogos – Português O texto argumentativo Alguns objetivos:  convencer o recetor do texto de um determinado ponto de vista  contestar uma determinada posição  debater um determinado tema Estrutura:  introdução  desenvolvimento  conclusão Algumas características:  emprego dos verbos no presente do indicativo  uso de conectores Exemplos de textos argumentativos:  o texto publicitário  o debate  a crítica

A redação do texto argumentativo – exemplificação Diálogos – Português A redação do texto argumentativo – exemplificação Introdução a) Apresentação do tema [por exemplo, a utilização de tecnologia na sala de aula]. b) Posição assumida – a favor ou contra. A utilização de tecnologia na sala de aula é um tema que provoca alguma discussão.  A favor: Na minha opinião (Estou convencido de que / Acho que / A meu ver / Parece-me que / Considero que…), o uso de instrumentos como o computador ou o telemóvel pode ser positivo (apresenta vantagens / é benéfica).  Contra: Considero que (Estou convencido de que / Acho que / A meu ver / Parece-me que / Na minha opinião…) o uso de instrumentos como o computador ou o telemóvel é negativo (tem desvantagens / é prejudicial).

Diálogos – Português Desenvolvimento c) Argumentos que apoiem a tua opinião (com exemplos, factos ou provas). Exemplo 1: A minha opinião baseia-se em duas (três, quatro…) razões fundamentais. Em primeiro lugar, porque…; em segundo lugar, pois… Exemplo 2: Existem duas (três, quatro…) razões fundamentais para defender (apoiar) esta posição: por um lado, dado que…; por outro, já que… Exemplo 3: Porque motivo defendo esta posição? Fundamen-talmente, por duas (três, quatro…) razões. Primeiro, porque…; depois, visto que… Conectores que organizam a informação Conectores que anunciam a causa/razão

Conectores que introduzem os contra- Diálogos – Português Desenvolvimento (continuação) d) Previsão de contra-argumentos e sua refutação. Exemplo 1: Contudo, os que defendem a posição oposta apresentam como principal argumento… Considero que este argumento não é válido, uma vez que… Exemplo 2: No entanto, também existem aspetos negativos, como, por exemplo,… Porém, penso que as vantagens são claramente superiores. Exemplo 3: Porém, há quem defenda uma perspetiva diferente (oposta), argumentando que… Este argumento baseia-se num raciocínio errado, pois… Contra-argumento Refutação do contra-argumento Conectores que introduzem os contra- -argumentos

Conectores que introduzem a conclusão Diálogos – Português Conclusão e) Apresentação de uma conclusão baseada nas ideias defendidas. Exemplo 1: Em suma, tendo em consideração todos os argumentos apresentados, considero que… Exemplo 2: Em conclusão, este tema levanta muitas questões, mas parece-me que… Exemplo 3: Logo, considerando todas as razões enumeradas, defendo que… Exemplo 4: Portanto, após esta breve reflexão, reafirmo que… Conectores que introduzem a conclusão

Razões que a justificam Diálogos – Português Atividade Planificação de um texto argumentativo 1. Planifica um texto argumentativo sobre o seguinte tema: Devem ser criados impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar? Define a tua posição – totalmente a favor/parcialmente a favor/contra – relativamente ao tema e apresenta duas razões que a justifiquem. Razões que a justificam a) b) Posição adotada

Razões que a justificam Diálogos – Português Planificação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Devem ser criados impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar? Razões que a justificam a) O excesso de açúcar no sangue provoca inúmeras doenças, como diabetes e obesidade. b) O aumento do preço desses alimentos diminuiria o consumo e, consequentemente, melhoraria a saúde dos cidadãos e reduziria os custos no tratamento deste tipo de doenças. Posição adotada Totalmente a favor

Refutação dos contra-argumentos Diálogos – Português Planificação de um texto argumentativo 2. Prevê dois contra-argumentos e a sua refutação, isto é, a sua contestação. Contra-argumentos Refutação dos contra-argumentos a) b) a) b)

Planificação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Diálogos – Português Planificação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Contra-argumentos Refutação dos contra-argumentos a) Os cidadãos devem ter liberdade de escolher os produtos que querem consumir. b) A diminuição do consumo pode levar à extinção de postos de trabalho em empresas associadas à produção destes produtos. a) Os custos das más escolhas de alguns cidadãos não devem ser suportados pelo Estado. b) Se os cidadãos adotarem um modo de vida mais saudável, poderão ser criados empregos em áreas associadas ao desporto e ao lazer.

Atividade Redação de um texto argumentativo Diálogos – Português Atividade Redação de um texto argumentativo 3. Redige, agora, um texto argumentativo sobre o tema proposto, tendo em consideração os argumentos, os contra-argumentos e a sua refutação.

Redação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Diálogos – Português Redação de um texto argumentativo (proposta de resolução) Introdução Apresentação do tema A criação de impostos para alimentos que contêm níveis elevados de açúcar é um tema muito atual, que origina diferentes opiniões. Pessoalmente, sou a favor desta medida. Considero a criação deste imposto benéfica por duas razões: por um lado, devido ao seu impacto na saúde e bem-estar do cidadão, uma vez que o excesso de açúcar no sangue provoca inúmeras doenças, como diabetes e obesidade; por outro lado, devido a motivos económicos, uma vez que a diminuição do consumo destes produtos, melhoraria a saúde dos cidadãos e reduziria os custos no tratamento deste tipo de doenças. No entanto, alguns argumentam que os cidadãos devem poder escolher livremente os produtos que querem consumir. Dizem, ainda, que a criação destes impostos reduzirá postos de trabalho nas empresas que produzem estes produtos. Considero, porém, que estes argumentos não são válidos, pois os custos das más escolhas de alguns cidadãos não devem ser suportados pelo Estado e, embora seja possível a redução de postos de trabalho, estas medidas também poderão conduzir à criação de empregos em outros áreas como o desporto e o lazer. Em suma, tendo em conta os argumentos e contra-argumentos expostos, defendo que as vantagens da criação deste imposto se sobrepõem às suas desvantagens. Posição a defender Argumentos Desenvolvimento Contra- -argumentos Refutação Conclusão Reforço da posição assumida

Texto argumentativo - autoavaliação Diálogos – Português Atividade Avaliação de um texto argumentativo 4. Revê o teu texto com o auxílio da grelha apresentada. Texto argumentativo - autoavaliação Sim Não Expus o tema. Adotei uma posição – a favor ou contra. Indiquei argumentos que fundamentam a minha posição. Refutei contra-argumentos. Utilizei os conectores adequados. Separei com parágrafos cada uma das partes do texto – introdução, desenvolvimento e conclusão.