O Direito à Educação de Qualidade para todos. A educação, de modo a promover a dignidade de todas as pessoas, tem sempre sido da maior importância para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Advertisements

CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Economia Informal e Precariedade
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
IGREJA EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Apoio Psicossocial Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de Novembro de 2014.
A. Condições de bem-estar familiar A família é reconhecida: Pelo estado; Pelos organismos internacionais; Pela sociedade civil;
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
SADC CSTL Reunião de Partilha 20 de Novembro de 2014 Hotel Southern Sun, Joanesburgo, África do Sul Revisão da Estrutura MER/MAR do CSTL.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Capitalista Socialista Misto
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
“Roupa Usada dá Projeto Social”. O Projeto Amigo nasce em Itália, através de uma ideia do Dr. Michele Posca que, pela sua formação católica, quis aliar.
PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE
Transcrição da apresentação:

O Direito à Educação de Qualidade para todos

A educação, de modo a promover a dignidade de todas as pessoas, tem sempre sido da maior importância para a Companhia de Jesus. Inspirado pelo magis Inaciano, os Jesuítas e milhares de colaboradores têm oferecido educação de qualidade para os mais desfavorecidos da sociedade em todo o mundo. Desde o início…

Há ainda atualmente muitos grupos de pessoas privadas do direito à educação. Um grande número daqueles que tiveram acesso à escola, por seu lado, não receberam uma educação de qualidade suficiente. É por isto que uma série de organizações jesuítas se juntaram para trabalhar nas mudanças que permitirão garantir uma melhor educação para todas as pessoas.

2.200 milhões de pessoas vivem em situações de pobreza e destes cerca de milhão em extrema pobreza. 58 milhões de crianças (6-11 anos) e 63 milhões de adolescentes (12-15 anos) não têm acesso à escola ou abandoram os estudos. 751 milhões de jovens com mais de 15 anos e de adultos no mundo não sabem ler nem escrever. Dois terços deles são mulheres. Os jovens e os adultos são quem tem menos oportunidade de exercer o seu direito legítimo à educação que não receberam enquanto crianças – direito esse necessário para que se auto-desenvolvam. Um olhar sobre o mundo* *NOTA: Vale a pena apresentar alguns exemplos da realidade onde a apresentação é feita. Por exemplo: Um olhar sobre o Mundo (II) América Latina e Caraíbas: 3,8 milhões de crianças em idade primária e 2,8 millhões de adolescentes nos primeiros anos de educação secundária não têm acesso à escola ou desistiram dela.

Pessoas a quem é negado o direito à educação são privadas da oportunidade de viver com dignidade e são privadas da possibilidade de sair da situação de pobreza em que vivem. Os mais afectados são os mais vulneráveis da sociedade: comunidades rurais, povos indígenas, raparigas, mulheres, refugiados, idosos. A violação do direito ao acesso à educação Um olhar sobre o mundo…

A educação de fraca qualidade motivada por professores mal pagos, por infraestruturas destruídas, por conteúdos de leccionação irrelevantes, por sistemas administrativos ineficientes, etc, levam a que muitas pessoas não tenham as competências mínimas para sobreviver num mundo globalizado. A violação do direito a uma educação de qualidade Um olhar sobre o mundo…

A falta de educação perpetua a pobreza hereditária. A educação de fraca qualidade prejudica não só indivíduos, como setores inteiros da sociedade. O melhor ponto de partida para o desenvolvimento humano, para a dignidade das pessoas e para a participação política e económica nas nações mais pobres é a educação de alta qualidade para todas as pessoas. A dignidade dos excluídos DIGNIDADE DESENVOLVIMENTO HUMANO, ECONÓMICO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA Educação =

Estamos solidários com todos os que foram privados do direito à educação O texto de aprovação da Companhia de Jesus não faz menção à educação, mas os primeiros jesuítas perceberam depressa como a educação era importante para a sua missão. Existem actualmente cerca de três milhões de alunos em instituições de ensino da Companhia de Jesus em todo o mundo. Todas as nossas comunidades educativas têm de perceber e acreditar que são responsáveis não apenas pelos seus próprios centros, mas que são uma pequena parte de um sistema educativo que é nacional e global. Cada centro educativo é responsável por defender o direito à educação para todos. A nossa missão

Pessoas conscientes Pessoas conscientes, co-responsáveis com o mundo por reconhecer a dignidade do outro. Pessoas competentes, Pessoas competentes, capazes de aprender a aprender e de trazer conhecimento novo e útil para o progresso da sociedade. Pessoas comprometidas, Pessoas comprometidas, que compreendam a política e a economia como meios para servir a dignidade humana; pessoas que assumem os cargos públicos com responsabilidade. Pessoas compassivas, Pessoas compassivas, que conhecem e se colocam ao lado dos mais pobres e excluídos. Promovemos uma educação “para os outros” que produz…

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 declara que a Educação é um direito inalienável de todo o ser humano. Mas não é só um direito… Não nos satisfazemos com a mera proclamação deste direito. Comprometemo-nos a trabalhar para que este direito seja uma realidade para todos os povos e sociedades. A educação é um direito humano Co-responsabilidade Responsabilidade pública Estado Família Sociedade A educação é o direito que permite às pessoas aceder a outros direitos humanos e desfrutar de liberdades humanas básicas.

Reconhecer não basta DISPONIBILIDADE – A existência de instituições de educação suficientes e de qualidade. ACESSIBILIDADE - Acesso livre e completo à educação, sem discriminação. ADAPTABILIDADE – A capacidade das instituições de educação para ser responsáveis na educação da comunidade. ACEPTABILIDADE – A pertinência e relevância da educação, de acordo com padrões de direitos humanos. RESPONSABILIDADE– O governo, como principal responsável por garantir o direito à educação, deve ser responsabilizável perante os cidadãos por garantir este direito. DisponívelAccesívelAdaptávelAceitávelResponsável

Sentido, valores e qualidade O sistema educativo de cada país deve servir para cada pessoa e deve durar toda uma vida. Não deve discriminar de acordo com idade, raça, casta, estatuto social, língua, cultura, religião ou género. Aspiramos a uma educação ligada ao processo transformacional de cada país, que treine a população para se desenvolver com criatividade, competência, valores e produtividade. Um modelo de educação que desenvolva um sentido de cidadania, baseado na liberdade pessoal, pensamento crítico, solidariedade e responsabilidade ecológica social.

Factores para alcançar uma educação de qualidade para todos Políticas Públicas Educação para transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade em Sinergia Centros educacionais Educação como um Direito Humano e um Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

Políticas Públicas O direito à educação para todos precisa de um trabalho sistemático de intervenção pública, para que os governos implementem políticas que alterem sistematicamente a nossa maneira de lidar com os mais excluídos da educação. Requerem-se estudos sobre programas de sucesso que produzam as mudanças desejadas, assim como a monitorização da cobertura e da qualidade da educação nos distintos países. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

Transformar Populações e a Sociedade Níveis elevados de educação podem ajudar as sociedades a desenvolver todo o seu potencial económico, político e social. Temos de construir sociedades democráticas, justas, diversificadas e inclusivas. Isto envolve oferecer uma educação que dê a homens e mulheres as competências de que necessitam para construir a sociedade. Uma transformação radical na educação permite, por si só, que os pobres se tornem agentes activos de transformação social. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

Família, Estado e a Sociedade As famílias, a sociedade e o Estado trabalharem juntas para garantir educação é fundamental para criar um sistema para o direito à educação para todos. A educação é um direito humano básico e todos os Estados deveriam assumir a responsabilidade por isso. As famílias e sociedade em geral devem exigir o cumprimento deste direito. As famílias e a sociedade em geral devem colaborar com o Estado na educação. Devem partilhar esta responsabilidade de garantir uma educação de qualidade para todos. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiament o Educadores

Bem público A educação é um direito humano e um bem público. Os centros escolares privados gerem um bem que é de natureza pública, pelo que também são responsáveis pela realização desse direito, em conjunto com o Estado, o qual está na obrigação de assegurar o seu cumprimento. Acreditamos que todas as tentativas de privatizar a educação de tal forma que o acesso à educação de pessoas e comunidades seja restringido por razões económicas ou de outra natureza, são iniciativas que suprimem o direito à educação. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

O centro educativo O centro educativo é geralmente o coração do sistema educacional. Não deveria ser necessário dizer que deve ser escolhido, mantido e cuidado de acordo com os padrões mais elevados. Professores bem formados, dirigentes qualificados e uma gestão participativa eficiente são essenciais para criar um ambiente educativo saudável. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

A chave para uma boa educação é a disponibilidade de professores bem preparados, vocacionalmente motivados, bem remunerados, conscientes do seu valor social. Devem ser capazes de planear um modelo de educação em função do seu contexto, de compreender os fatores sociais, de criar um ambiente participativo e comunitário e de fazer desenvolver nos alunos a consciência da sua responsabilidade social e ética. Os gastos dirigidos aos educadores devem ser transparentes e suficientes para assegurar condições adequadas de trabalho e salários justos, de acordo com a sua valia social. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária/ financiamento Educadores

Financiamento O financiamento para a educação deve cumprir três objectivos: 1. Educação de qualidade através da escolarização de todas as crianças e adolescentes desde a infância até pelo menos ao final da escola secundária 2. Alfabetização para adultos 3. Profissionalização e contratação de professores O financiamento deve ser distribuído numa perspetiva de equidade, sem discriminação, assegurando que os mais necessitados recebem maiores recursos. Políticas Públicas Transformar as populações e a sociedade Família, Estado e Sociedade Centros educacionais Bem Público Educação prioritária e financiamento Educadores

GIAN Somos um grupo de organizações Jesuítas. Trabalhamos para melhorar a educação sob a liderança do Secretariado para a Justiça Social e Ecologia (SJES). Com a nossa influência coletiva, recursos e potencial a nível global, acreditamos que podemos causar um impacto positivo nas mudanças políticas e culturais necessárias para atingir uma educação de qualidade para todos. “Global Ignatian Advocacy Network”

Guião para reflexão Que partes desta apresentação te provocaram esperança e inspiração? E o que provocou sentimentos de preocupação, falta de esperança ou insatisfação? Na tua Província/setor/instituição, o que tem a Companhia feito para defender e promover o direito à educação (com especial ênfase nos mais excluídos)? Quais te parecem dever ser as prioridades da SJ no século XXI ligadas à promoção do direito à educação, baseadas no critério do bem maior, mais urgente e mais universal?

Como pode a SJ aproveitar a diversidade do seu trabalho, de modo a agir como um verdadeiro corpo apostólico na defesa e promoção do direito à educação de pessoas que foram privadas dele? Como acreditas que a tua Província/setor/instituição possa colaborar para promover o direito à educação para todos? Guião para reflexão (II) A sua contribuição é muito importante para todos os que trabalham nesta rede. Pedimos, por favor, que envie as suas reflexões para Se quiser aprender mais sobre a nossa rede de educação, por favor visite