Pragmatismo. Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Vídeo Educar – Rubem Alves
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Princípios fundamentais
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Educação.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Introdução à Sociologia
Teorias do conhecimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Revisão de Filosofia.
Docência do Ensino Superior
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
O que é conhecimento?.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Pragmatismo

Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.

Explicando…  A prova de uma proposição é sua utilidade prática  O propósito do pensamento é guiar a ações.  O efeito de uma ideia é mais importante que sua origem.

Pensadores Charles Sanders Peirce William James John Dewey

Fundamentos  Para uma afirmação ser correta, certa, deve ser provada na realidade;  Condena o dualismo mente – corpo;  O homem e a história são produtos da evolução, segundo as circunstancias dos tempos;  Busca de equilibrio.

Fundamentos  Métodos equivocados na fixação de verdades… Apego às ideias tradicionais; Argumento de Autoridade. Subjetividade.

Fundamentos  “A mente identifica-se com o poder reflexivo, em outras palavras, a capacidade de raciocinar simbolicamente”

Fundamentos  “A ideia é uma ferramenta criada pelo homem para dirigir o percurso de sua ação na busca de solução de problemas práticos.”

Fundamentos  “A verificação dos conhecimentos se faz por meio da utilização adequada do método científico.”

Metafísica  Experiência (realista) = proceso pelo qual os dois agentes (sujeto/objeto) independentes se relacionam.  Experiência (idealista)= não há reconhecimento da existência de uma realidade independente do sujeto. A realidade reduz-se à condição mental. A consciência realiza-se em si mesma.

Metafísica  Experiência = é um prolongamento ou realização da consciência.  Experiência = é um ato primário e o fundamento no qual baseia-se todo o Sistema Pragmático.  O homem está inter-relacionado com seu universo.

Consideração basilar...  “Na experiência, a natureza do sujeito depende da situação objetiva, da mesma forma que a a natureza do objeto depende das percepções e propósitos do sujeto”.

Processo do pensar  Captar a situação problemática e buscar por seu esclarecimento.  Formulação de hipóteses sobre a situação…  Deduzir os percursos de ação coerente com as hipóteses formuladas…

 Realizar na prática as formas de ações necessárias para conhecer o problema.  Verificação das hipóteses.

Sintetizando….  A realidade é proceso de interação do indivíduo com seu meio ambiente e ou experiências; que está em constante proceso de alteração.

Epistemologia  Ancorada nas experiências; uso do método científico

Ética  Não reconhecimento da existência de uma orden moral objetiva no universo.  Os juízos éticos são prdutos da conduta intencional; da situação objetiva; da interação com o mundo e suas realidades sociais e históricas.

Axiologia  Contextual, situacional, relativa;  Processo de alteração pelo sujeito em suas realções com realidades,e interessses.

Implicações educacionais do Pragmatismo

O sentido da educação  Processo experimental Métodos para solução de problemas; Produção de transformações no indivíduo; Alterações no meio ambiente resultante da interação; Interação com o meio ambiente em forma reflexiva; Promoção da interdisciplinariedade.

Instrução  Solução de problemas  Uso do método científico

Princípios da metodología pragmática  Criação de situações em provoquem no educando perplexidade;  Identificação de problema  Formulação de diferentes hipóteses, ideias e ou procesos de enfrentamento do problema;  Realização das atividades planejadas;  Avaliação das atividades realizadas.

Papel do professor  Prover as experiências mais adequadas  Promover o pensamento crítico  Cultivar proceso científico

Ênfase da aprendizagem  Métodos para lidar com as questões do meio ambiente;  Explicações e justificativas científicas

Ênfase no currículo  O pensamento e as matérias não são permanentes;  Prover experiências apropiadas que transmitam a cultura  Preparar o indivíduo para interação;  Centrar-se em temas de solução de problemas.

Conceitos centrais  Organismo e ambiente  Solução de problemas  Experiência  Avaliação das experiências  Realidades não são permanentes  Reconstrução do indivíduo e do ambiente.  Relatividade dos valores

John Dewey

A escola de John Dewey  Dewey declarou em 1896 que “a escola é a única forma de vida social que funciona de forma abstrata e num meio controlado, que é diretamente experimental, e se a a filosofia tem de converter-se em uma ciência experimental, a construção de uma escola é o ponto de partida ” (DEWEY, 1896a, pág. 244).

Contexto histórico, filosófico e pedagógico de John Dewey e la Pedagogia Progresista  A partir do ponto de vista sociohistórico é preciso levar em conta a peculiariedade do momento que viviam os Estados Unidos:   Mobilidade das fronteiras estadonidenses e a colonização de novos territórios;   Complexidade, permanência e permeabilidade da organização social;   Estratificação social flexível.

 Relativização dos princípios e práticas da herança histórica;  Forma de vida democrática.  Concepção de sociedade aberta;  No âmbito filosófico, Dewey é um pragamatista.

Componente fundamental da pedagogia deweana  “A atividade teórica em contato com as exigências da realidade”

As 5 fases da proposta metodológica de Dewey  Consideração de alguma experiência atual e real do educando;  Identificação de algum problema ou dificuldade suscitados a partir da experiência do educando;  Busca dos dados disponíveis, bem como a busca de soluções viáveis;  Formulação de hipóteses de solução;  Comprovação das hipóteses pela ação.

Principios da edcuação em Dewey  A base primeira da educação se encontra na capacidade do educando, que debe ser animado para que procure, inquira, explore, se no ambiente e aprenda da experiência.  As atividades expresivas ou construtivas dos educandos são o verdadeiro centro do curriculum. Todas as atividades que se organizam na clase devem ser pensadas como oportunidades para aprender.

Visitem o site

Considerações finais  O ato educativo deve promover os educandos a capacidade de responder criativamente aos problemas e situações que lhes apresentem o meio social e natural; que sejam capazes de reagir e pensar frente a novas situações com interesse, flexibilidade e curiosidade.  Os profesores devem procurar que os educandos tenham oportunidades de empregar seus própios poderes e faculdades em atividades que tenham sentido. Para essa finalidade, devem desenvolver a capacidade de observar constante e de forma cuidadosa os intereses dos educandos.