O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: André Gomes , Antônio Cavalcanti e Wagner Anderson
Advertisements

Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MSc. Adm. Hildecy Ualmira Schwaemmle
Coordenação (Cont. Organização)
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
“Duas cabeças pensam mais do que uma”
Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Traços da Personalidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
CAPÍTULO 12 Liderança.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Planejamento e Gerenciamento de Pessoal
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONFLITO INTERPESSOAL
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Recursos Humanos do Projeto
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Introdução a Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
Gerenciamento dos Recursos Humanos
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO DO GRUPO
CULTURA ORGANIZACIONAL
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Compreendendo Equipes de Trabalho
O GRUPO Interdependente Interação Unidade Reconhecível
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
HELY APARECIDA ZAVATTARO
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Como as organizações tem nos indivíduos seus maiores bens, é importante mantê-los motivados. Daí a importância do estudo da cultura,
Variáveis Básicas do D.O.
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
1.
Introdução à Administração
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
GRUPOS.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO. GRUPOS NA ORGANIZAÇÃO O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

TODA ORGANIZAÇÃO É UM GRUPO E MUITAS ORGANIZAÇÕES SÃO AGLOMERADOS DE GRUPOS. TODA PESSOA FAZ PARTE DE ALGUM GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO. O DESEMPENHO DE UMA PESSOAL ESTÁ RELACIONADO COM: COMPETÊNCIA, MOTIVAÇÃO, FORMA DE TRABALHO E RELACIONAMENTO COM OS DEMAIS.

GRUPO - conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilham alguma característica. No caso da organização, há interesses e tarefas em comum. GRUPOS FORMAIS (equipes de trabalho) – criados pela organização para equipar qualquer unidade de trabalho. Podendo ser PERMANENTES ou TEMPORÁRIOS. GRUPOS INFORMAIS – não têm chefes, mas podem existir líderes ou animadores. São criados pela vontade de seus participantes, por questões de afinidades, sejam por interesses ou amizade.

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO PESSOAS & GRUPOS As pessoas trazem para o grupo: Competência Experiência Formação Personalidade FORMAÇÃO – as pessoas não se conhecem, estão curiosas, e podem haver desconforto. TEMPESTADE – percepção de diferenças, de valores e atitudes. NORMATIZAÇÃO – regras de convivência. Impacta na produtividade. Gera desempenho, coesão e identidade. DESEMPENHO – resultado das etapas anteriores. ENCERRAMENTO – por vários motivos: fim de atividade, conflitos, novos objetivos, avaliação. Fatores que alteram o grupo com a passagem do tempo: Familiariedade Experiência profissional + Competência + Acomodação

E COMO FAZER UM GRUPO FUNCIONAR ??? Grupos devem realizar atividades. Atividades consomem tempo, energia e recursos. Processos permitem uma melhor locação de recursos. E O QUE É PROCESSO ??? Conjunto de ações e etapas que permitem a melhor realização de uma tarefa. E PARA UM PROCESSO SER BEM REALIZADO ??? COMUNICAÇÃO – o grupo troca informações e coordena as tarefas individuais. A comunicação é a BASE do entendimento humano e do convívio social. SENTIMENTOS – compreende emoções, interesses, valores, atitudes e outras manifestações do comportamento emocional. MOTIVAÇÃO – Ter motivos, estado interior do indivíduo, causado por estímulos internos e externos, que os direcionam a FAVOR ou CONTRA dos objetivos.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM GRUPO Realização de objetivos Satisfação dos integrantes Qualidade técnica do resultado Eficiência dos recursos Inovação e criatividade no processo Aprendizagem de seus membros Clareza de objetivos Coesão Organização SINERGIA DESEMPENHO Comunicação Fatores de sucesso num grupo

COESÃO – resultado do desejo de cada integrante de permanecer no grupo, defendê-lo e continuar trabalhando com as mesmas pessoas. Percepção – perceber-se fazendo parte de um grupo. Desafio ou motivação – estímulo para realizar os objetivos do grupo. Competência técnica dos colegas de grupo. Experiência de sucesso – pessoas que juntas tiveram sucesso anteriormente, podem querer manter o paradigma. Confiança – grau de conforto com os colegas. Capacidade e interesse de tratar francamente as diferenças de valores, opiniões e atitudes.

DIFICULDADES COM O DESEMPENHO DO GRUPO

DESENVOLVENDO EQUIPES DE ALTO PERFORMANCE Definir os objetivos Organizar o grupo Criar desafios para o grupo Evitar a coesão excessiva Evitar a conformidade social Promover o conhecimento mútuo Criar uma identidade para o grupo Instituir normas de alto desempenho Estabelecer processos seletivos rígidos Oferecer recompensas pelo desempenho Oferecer treinamento continuado Criar clima de abertura intelectual e crítica

DECISÕES EM GRUPO DESDOBRAMENTOS DE GRUPOS Vantagens: Participação, coesão, envolvimento e comprometimento. Desvantagens: demora, perda de oportunidade, quem assume ??? Poder – quem detém o poder na organização ? Liderança – Quando surgem os líderes ? Motivação – O que motiva as pessoas ? Conflitos – os interesses são diversos e ai ?? Comunicação – como ser claro ?? Mudança organizacional – sempre é tempo de mudar, mas será que as pessoas querem mudar ? TIPOS DE DECISÕES: Aceitação da decisão do líder Eleição / votação Consenso Unanimidade

BIBLIOGRAFIA MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO, 6ª edição, São Paulo: Ed. Atlas, 2004. Cap. 14 – GRUPOS, pág. 310 a 326. HALL, Richard, ORGANIZAÇÕES – estruturas, processos e resultados, 8ª edição, São Paulo: Prentice Hall, capítulos 5 e 6.