Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales

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Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales

 “Qualquer entidade digital ou não digital, que possa ser usada, reusada e referenciada com tecnologia no suporte ao aprendizado”. ◦ IEEE-LTSC. Std IEEE Learning Technology Standard Committee (LTSC) Standard for Learning Object Metadata (LOM). IEEE,  “Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no suporte ao ensino”.  D. A. Willey. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, chapters/wiley.doc>, Out  “Um pedaço digital de material de aprendizagem que leva a uma identificação clara de tópico ou resultados de aprendizagem e tem potencial para ser reutilizado em diferentes contextos”.  R. Mason, M. Weller, and C. Pegler. Learning in the Connected Economy. Londres: Open University, 2003.

 OA é uma espécie de “partícula” ou “Tijolo Didático” reutilizável de conteúdo educacional digital que pode compor uma unidade de aprendizagem.  oa-uma-metodologia-para.html oa-uma-metodologia-para.html

 A transformação da sala de aula em um espaço agradável, colaborativo e interativo de aprendizagem.  A devida transposição didática de conteúdos;  Maiores possibilidades no auxilio à aprendizagem mediada por tecnologia digital;  Mais riqueza semântica aos conteúdos educacionais digitais.

 Um OA deve valorizar os aspectos lúdicos, despertar a criatividade, aguçar a aprendizagem por meio da descoberta e priorizar a fenomenologia.  Fonte Sales (2005)  A interface do OA deve gerar satisfação, em vez de causar fadiga ou cansaço devido à sobrecarga de informações ou imagens.;  Os OA devem ser pequenos e com objetivo específico;  Os OA não devem conter páginas e mais páginas que exigem barra de rolagem;

 Quais serão os seus objetivos?  Para que público?  Qual a metodologia adequada? Comportamentalismo? Fonte: es/Episode1.swf  Qual a importância do conteúdo a ser abordado pelo OA e o conhecimento que se deseja transmitir?  Quais formas de Interatividade com o aluno?  O que ele vai ou não abordar?  Com que profundidade? gKQq20

Mais Repositórios de OA

◦ Permitem a manipulação de variáveis. ◦ A aprendizagem é decorrente do ato exploratório e da testagem de hipóteses sobre o OA Gangorra Interativa Pato Quântico Atmosferas

◦ Artefato, aparato, instrumento ou recurso auxiliar para elaboração de alguma atividade experimental.  Exemplos:  Geradores de áudio para calcular a velocidade do som;  Um apllet de regressão linear para análise de dados coletados em laboratório. multitone-generator.html

◦ A aprendizagem tem foco na construção coletiva a partir de processo de investigação aguçado pela colaboração.  Exemplos: Wiki, blogquest e Webquest.

◦ A aprendizagem é decorrente de comandos lógicos atribuídos ao software.  Exemplo: Modellus 

◦ Não possibilitam a interatividade; ◦ A aprendizagem ocorre por descoberta-guiada;

A Vídeo-Aula como OA Mais de 20 mil visualizações