Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales
“Qualquer entidade digital ou não digital, que possa ser usada, reusada e referenciada com tecnologia no suporte ao aprendizado”. ◦ IEEE-LTSC. Std IEEE Learning Technology Standard Committee (LTSC) Standard for Learning Object Metadata (LOM). IEEE, “Qualquer recurso digital que possa ser reutilizado no suporte ao ensino”. D. A. Willey. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, chapters/wiley.doc>, Out “Um pedaço digital de material de aprendizagem que leva a uma identificação clara de tópico ou resultados de aprendizagem e tem potencial para ser reutilizado em diferentes contextos”. R. Mason, M. Weller, and C. Pegler. Learning in the Connected Economy. Londres: Open University, 2003.
OA é uma espécie de “partícula” ou “Tijolo Didático” reutilizável de conteúdo educacional digital que pode compor uma unidade de aprendizagem. oa-uma-metodologia-para.html oa-uma-metodologia-para.html
A transformação da sala de aula em um espaço agradável, colaborativo e interativo de aprendizagem. A devida transposição didática de conteúdos; Maiores possibilidades no auxilio à aprendizagem mediada por tecnologia digital; Mais riqueza semântica aos conteúdos educacionais digitais.
Um OA deve valorizar os aspectos lúdicos, despertar a criatividade, aguçar a aprendizagem por meio da descoberta e priorizar a fenomenologia. Fonte Sales (2005) A interface do OA deve gerar satisfação, em vez de causar fadiga ou cansaço devido à sobrecarga de informações ou imagens.; Os OA devem ser pequenos e com objetivo específico; Os OA não devem conter páginas e mais páginas que exigem barra de rolagem;
Quais serão os seus objetivos? Para que público? Qual a metodologia adequada? Comportamentalismo? Fonte: es/Episode1.swf Qual a importância do conteúdo a ser abordado pelo OA e o conhecimento que se deseja transmitir? Quais formas de Interatividade com o aluno? O que ele vai ou não abordar? Com que profundidade? gKQq20
Mais Repositórios de OA
◦ Permitem a manipulação de variáveis. ◦ A aprendizagem é decorrente do ato exploratório e da testagem de hipóteses sobre o OA Gangorra Interativa Pato Quântico Atmosferas
◦ Artefato, aparato, instrumento ou recurso auxiliar para elaboração de alguma atividade experimental. Exemplos: Geradores de áudio para calcular a velocidade do som; Um apllet de regressão linear para análise de dados coletados em laboratório. multitone-generator.html
◦ A aprendizagem tem foco na construção coletiva a partir de processo de investigação aguçado pela colaboração. Exemplos: Wiki, blogquest e Webquest.
◦ A aprendizagem é decorrente de comandos lógicos atribuídos ao software. Exemplo: Modellus
◦ Não possibilitam a interatividade; ◦ A aprendizagem ocorre por descoberta-guiada;
A Vídeo-Aula como OA Mais de 20 mil visualizações