III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)
Advertisements

Atuais Propostas Curriculares.
Sessão n.º 6 Competência específica: Conhecimento Explícito da Língua.
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2013/2014 Continuação.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Panorama da TIC no setor da Saúde Rede ePORTUGUÊSe da OMS Regina Ungerer Coordenadora da rede ePORTUGUÊSe Organização Mundial da Saúde - Genebra 03 de.
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Prof. Dr° Vagner Custódio
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
A relação entre a Escala de Proficiência e a Matriz de Referência – 5º ANO Ensino Fundamental – Língua Portuguesa.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Objectivo da reunião Porquê? ■ Credibilidade; ■ Avaliação; ■ Preparação; ■ Autonomia. Uniformizar modelos de validação das fontes documentais em trabalhos.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Competição ThinkQuest Brasil 2010 PROFESSORES MULTIPLICADORES DO NTE/18ª CREDE Erika Calou Leonarda Arraes Delaney Xenofonte
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Historiador: o profissional que investiga o passado.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

III SIMELP, Macau, agosto de 2011 Nuno Carlos de Almeida Foto: Luís Pereira (2007)

O papel do manual de LP em TL História Identidade Inglês Indonésio Línguas trabalho Línguas nacionais Línguas oficiais Português (LNM) Tétum LS (LE) Estatuto oficial Estatuto oficial Reduzido input Reduzido input

Manual LNM Conteúdos comunicativos Conteúdos linguísticos Grafismo e características materiais Conteúdos culturais O papel do manual de LP em TL

Apoio no processo de ensino-aprendizagemTransmissão de conhecimentos da língua com objetivos funcionais e comunicativosTransmissão dos aspetos sociais e culturais mais relevantes, relativos a um povoTransmissão da imagem o mais real possível de um país, evitando estereótiposDesenvolvimento equilibrado de capacidades e competênciasConsolidação e avaliação das aquisiçõesAjuda na integração das aquisiçõesPreparação dos aprendentes para atos reais de falaIncentivo do uso efetivo da língua no espaço de aula e fora dela Funções do manual de LNM

Conteúdos linguísticos O papel do manual de LP em TL InicialIntermédioAvançado fonéticaléxicosintaxesemânticaortografiamorfologia Perfil do aprendente P 1 Instrumentos de aferição de competências P 2 P 3 P 4 P 5 … … Progressão níveis de LP  Progressão níveis de escolaridade Que norma?

Conteúdos comunicativos Acesso ao conhecimento Cidadania ativa Ponte para o mundo Transversalidade disciplinar Intervenção na sociedade Afirmação internacional O papel do manual de LP em TL

marcasculturais portuguesas L P O papel do manual de LP em TL Conteúdos culturais

marcasculturais portuguesas culturaismarcas timorenses L P O papel do manual de LP em TL Conteúdos culturais

O papel do manual de LP em TL Grafismo e características materiais Cultura Faixa etária Público-alvo Resistência material Utilização por mais de um aluno Contexto de utilização

O papel do manual de LP em TL Papel do manual de LP em Timor-Leste Apoio no processo de ensino-aprendizagem Perfil do professor Verdadeiro suporte do ensino-aprendizagem Transmissão de conhecimentos da língua com objetivos funcionais e comunicativos Indefinição do papel da LP Atribuição de uma funcionalidade bem definida à LP Transmissão dos aspetos sociais e culturais mais relevantes, relativos a um povoTransmissão da imagem o mais real possível de um país, evitando estereótipos Contexto de uso da LP Enquadramento da LP na cultura leste-timorense

Língua Portuguesa em Timor-Leste – página Língua Portuguesa em Timor-Leste – blogue Nuno Carlos de Almeida