UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações AI AI (Atividade de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

SISTEMA DE PARTÍCULAS e o resto da descrição deste movimento?
A Experiência do Pêndulo de Torção
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Notas de aula Aula 2 Roda de inércia Alexandre Suaide Notas de aula
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
SISTEMA DE PARTÍCULAS: Momento linear, Centro de Massa, Colisões
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Pêndulo de Torção FEP 114 – Aula 1
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
Módulo 2 – As Leis do Movimento
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Relato da discussão sobre disciplinas de laboratório para a Licenciatura – 29/5/2013 Objetivos Gerais: Compreender a importância da experimentação na construção.
10.5 – Momento angular (momento angular de uma partícula)
Formulação original de Newton da sua 2ª Lei
Módulo 6 – Rolamento e corpos rígidos
Profa. Dra. Renata Medici
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular.       Você já deve ter notado no seu dia.
A Experiência do Pêndulo de Torção
Leis de Newton Inércia… Força… Variação da quantidade de movimento
Momento Linear, Impulso e Colisões
Leis de Newton Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Título do trabalho IFRN – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Rotação Física Básica 1.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Física.
Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento
Um Problema para TODAS as Idades
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
Módulo 12.
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Momento de Inércia.
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Conhecimento Científico
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Estática Estática Histórico
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Impulso e quantidade de movimento
Prof. José Luiz 2015.
H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Monitores: Hugo Pereira de Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Couto Aluna de Engenharia.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
Conhecimentos prévios:
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina REVISÃO DO ENSINO MEDIO 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL.
AULA 3.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio FENÔMENOS DE TRANSPORTES I Prof. ME RUBENS GALLO.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina ENSINO SUPERIOR 1: MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL.
F: Torque, momento angular e rolamento
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E2: Momento de inércia Energia cinética de rotação Halliday : cap 10 E2: Momento de inércia.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina E1: Centro de Massa, Momento Linear e Colisões Halliday: cap 9 Ramalho: cap 16, 18 e 19 E1:
C: LEIS DE NEWTON E ATRITO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina REVISÃO DO ENSINO MEDIO C: LEIS DE NEWTON E ATRITO Ramalho,
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações AI AI (Atividade de Investigação) e MULTIMODOS e Múltiplas Representações

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina I)Fenômeno e Problema : o professor apresenta o problema bem como o fenômeno a ser estudado e o equipamento a ser trabalhado. São identificados as variáveis e feito uma explicação qualitativa. II)Hipóteses e Plano de Trabalho: os alunos (com ajuda do professor) devem formular hipóteses (exemplo: possibilidade de uma relação matemática entre as variáveis, o modelo teórico que envolve o fenômeno estudado) e traçar um plano de trabalho (o que fazer para responder o problema, o que e como medir) para verificar as suas hipóteses. AI : Atividade de Investigação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina III) Análise de dados e Conclusão: como tratar o conjunto de dados (tabelas, gráficos, cálculos matemáticos, etc) para se poder verificar as hipóteses. Concluir comentando todos os 3 passos da atividade, especialmente confrontando as hipóteses com os resultados e suas incertezas. IV) Comunicação dos resultados: apresentação da solução do problema aos colegas fazendo uso de multimodos e múltiplas representações. AI : Atividade de Investigação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina 1) verbal: descrição utilizando a lingua natural; 2) pictórica: descrição com imagens e figuras; MULTIMODOS E MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES 3) matemática: descrição utilizando a representação simbólica das equações, as tabelas e gráficos; 4)cinestésicas: através de atuações em experimentos e encenações.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina MULTIMODOS E MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES Multimodos e múltiplas representações aprofundam a aprendizagem, pois os alunos ao prepararem as explicações terão de apresentar um mesmo conceito ou proposição de formas diferentes. Nesse caso espera-se que o aluno possa entender completamente as relações entre as representações, possam traduzir e ir de um para outro com facilidade, enfim, possam convergir (traduzir informações entre as representações) e não somente apresentar bons resultados de aprendizagem numa única representação.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE A (cinemática unidimensional): Considerando os conceitos de cinemática explicados nos livros didáticos, apresentem experimento que ilustre o movimento MU e MUV. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 10, 17 e 31/03, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE B (Cinemática Vetorial): Considerando os conceitos de cinemática explicados nos livros didáticos, apresentem experimentos que ilustrem a composição dos movimentos MU e MUV através do lançamento horizontal e lançamento oblíquo. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 10, 17 e 31/03, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE C (Leis de Newton): Considerando os conceitos das leis de Newton explicados nos livros didáticos, apresentem experimentos que ilustrem as 3 leis de Newton. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 31/3, 07/04 e 14/04 quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE D (Dissipação de Energia): Considerando os conceitos do trabalho e da energia explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais de lançamento horizontal e oblíquo de um objeto que não gira ao escorregar num plano inclinado. Procurem apresentar uma explicação científica desses movimentos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios mais complexos, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 07, 14 e 28/04, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE E (colisões): Considerando as variáveis da rotação, os conceitos de centro de massa, da conservação de energia e da conservação do momento linear explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais de colisões de duas bolas. Procurem apresentar uma explicação científica desses eventos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Podem adaptar alguns exercícios simples, que estejam relacionados com o problema, para completar a apresentação que será realizada para outras equipes. Preparação: dias 28/4, 5 e 12/05, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina APRESENTAÇÃO DOS PROBLEMAS PROBLEMA DA EQUIPE F (rotações): Considerando as variáveis da rotação, os conceitos de torque e da conservação do momento angular, bem como a 2ª lei de Newton para a rotação explicados nos livros didáticos, apresentem estudos experimentais que meçam o momento de inércia de 3 corpos diferentes. Procurem apresentar também experimentos que ilustrem a precessão de um giroscópio utilizando a roda do laboratório e a plataforma girante fornecendo uma explicação científica desses eventos, fazendo uso dos recursos de multimodos e múltiplas representações. Preparação: dias 5, 12 e 19/05, quinta, das 13h30 às 14h40, na sala B-103.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina TRILHO MULTIFUNCIONAL Fig 1: Trilho Multifuncional, segmento liso (à esquerda) e acanalado (à direita), sobre uma mesa de laboratório BAIXAR O ARTIGO SOBRE O TRILHO DO SITE

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Como ler o paquímetro

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina