Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Advertisements

Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
ANÁLISE DINÂMICA DA PERFORMANCE HUMANA I NTRODUÇÃO À E NGENHARIA B IOMÉDICA 2011/2012 Bárbara Simões João Martins Mariana Zhang Patricia.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Redes de Co-citação Wagner de Souza Rolim CIn – UFPE.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Apresentação da Disciplina de Geometria Descritiva
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Laboratório de Solos 1° semestre/2011 Prof.Eng. Ary Franck Cordeiro, M.Sc. Aula n. 1 de 02 de fevereiro de 2011: Introdução ao curso CENTRO TECNOLÓGICO.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ECT1571 Desenvolvimento de Sistemas para Internet II Aula 01 – Plano de curso Prof. Aquiles Burlamaqui Universidade Federal.
Prof. Dr° Vagner Custódio
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II – 1º Seminário Protocolos de Roteamento.
Título SEMINÁRIO DE PESQUISA Nome do aluno Orientador: Nome do orientador Maracanaú, abril de 2016.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Equipe: Nome dos Estudantes TÍTULO DO TRABALHO CIDADE.
Oficina de Escopo da Ontologia MinC Proposta de pauta Laboratório de Políticas Públicas Participativas Universidade Federal de Goiás 20/01/2016.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Laboratório de Mídias Sociais Aula 06 Analítica de hiperlinks Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Autores Orientadores Camila Cavalcanti (IGEO), Victor Freitas (GPDES), Richard Gomes (FND), Thiago Barbosa (GPDES ), Guilherme Azeredo (FND), Rafael Paschoa.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador II Seminário de Andamento Reestruturação.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Psicologia aplicada ao trabalho
Processo de leitura crítica da palavra escrita
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Indexação automática de documentos utilizando técnicas de mineração de textos Proposta para trabalho de conclusão de curso Fabio Montefuscolo Rafael Câmara.
Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Competências Pessoais e Sociais II – Helena Martins 1. Empregabilidade II – Estratégias de marketing pessoal, empregabilidade e planeamento de carreira.
FORMAÇÃO CONTINUADA FORMAÇÃO CONTINUADA 27 de fevereiro OBJETIVOS Refletir sobre a importância de cada etapa de um projeto; Visualizar cada etapa.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO TÍTULO Orientador: Profº ICÓ – CE 2016.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
AULA 1 PROF.: RICARDO PACE
Plano de ensino Professora: Isméria Espíndula Abdala Ementa: petição inicial, defesa trabalhista, Recursos e Execução. Objetivos: permitir ao aluno o.
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba ESPECIALIZAÇÃO MBA - GESTÃO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES- TELECOM Prof Alexandre Jorge Miziara.
MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Transcrição da apresentação:

Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás Sueli Mara S. P. Ferreira Universidade de São Paulo

Agenda Apresentação: quem somos e a motivação de estar aqui Estrutura do curso Forma de avaliação Seminários Projeto de pesquisa de análise de rede Cronograma Introdução à análise de redes sociais de informação Laboratório: introdução ao Gephi

Quem somos Apresentação de cada um: Quem sou Minha motivação de estar aqui

Estrutura do curso Conceituação inicial Tipos de redes sociais de informação Aspectos analíticos – construindo o olhar do analista Estrutura da rede – métricas Centralidade Componentes Clusters Homofilia Densidade Comportamento da rede Contágio e difusão Crescimento da rede Formas de coleta e tratamento de dados Aspectos técnicos - GEPHI: Metodologia para análise de rede – passos analíticos Customização de layouts – algoritmos de visualização e seus parâmetros Análise de padrões de redes.

Forma de avaliação 30% seminário leitura e apresentação de artigos científicos e textos de referências 70% projeto de análise de rede Construção e execução de um projeto de análise completo. Entrega em formato artigo científico, incluindo revisão de bibliografia.

Cronograma Março: 14 e 21 Abril: 18 e 25 Maio: 09 e 23 Junho: 13 e 27

Fonte dos próximos slides:

Introdução

Estrutura da rede - centralidade

Estrutura da rede - componentes

Estrutura da rede - clusters

Estrutura da rede - homofilia Cores representam cor das pessoas por autodeclaração.

Estrutura da rede - densidade

Comportamento da rede – contágio e difusão

Crescimento - dinâmica

Problemas da Ciência da Informação que a Análise de Redes Sociais pode apoiar

Artigo para estudo e seminário NETWORK ANALYSIS: SOME BASIC PRINCIPLES ANÁLISE DE REDES SOCIAIS COMO MÉTODO PARA A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO