Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente Saev Ambiental Biol. Tatiane Gisele Alves Ch. Setor de Diagnósticos.
Advertisements

AÇÕES DO DNOCS 2012 – 2016 Seminário: Água limpa – um direito para uma vida saudável Caicó-RN, 13 de abril de 2016.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL EM MATO GROSSO DO SUL
twitter.com/funasa Jaraguá do Sul, 18 de maio de 2016 Tema 6 Passo a passo para acesso a recursos do.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
RELATÓRIO DE GESTÃO ª REUNIÃO CGFNHIS Ministério das Cidades MARÇO/ 2016.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
República Federativa do Brasil Ministério de Minas e Energia Thiago Guilherme Ferreira Prado Coordenador-Geral de Planejamento de Energia Elétrica Substituto.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
GOVERNO DE SERGIPE Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos / SEMARH PROJETO ÁGUAS DE SERGIPE 02 DE JULHO DE 2013 CENTRO DE APOIO.
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania Brasília, 09/12/2014.
COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Pensando a governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo de Diálogo para a Macrometrópole Cid Blanco Jr Assessor Técnico para o Brasil Escritório.
APRESENTAÇÃO Projeto RECOPET Paulo Nelson do Rego.
IMPACTOS DOS CORTES ORÇAMENTÁRIOS SOBRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CCT - Senado Federal Emília Curi Secretária Executiva do MCTI Luiz Alberto Horta Barbosa.
REDUÇÃO DE VAZAMENTOS APÓS INSTALAÇÃO DE VRP’s NA CIDADE DE ITAPIRA – SP Autor: Lucas Pereira Gardinali Coautor: Daniel Manzi XIX Exposição de Experiências.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Mozar Artur Dietrich Diretor-geral A MUNICIPALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO EM NOVO HAMBURGO.
PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA ILHA DE SÃO LUÍS ETAPA I – PAC SÃO LUÍS PROJETO TÉCNICO-SOCIAL - PTTS.
Apresentação II PRODETUR - SUL CAROLINE BECKER FERNANDA CARNEIRO SIMONE SANTOS.
A Compensação Financeira das Usinas Hidrelétricas Hélvio Neves Guerra Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração.
O SEMIÁRIDO DO NORDESTE PROPOSTAS E DESAFIOS. PRINCIPAIS FATORES FÍSICOS QUE INFLUENCIAM OS RECURSOS HÍDRICOS Semi-árido; Trópico-Equatorial; Geologia.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE CONVÊNIO 025/2007 PMPA/MMA/ FNMA Recuperação das nascentes e matas ciliares do Arroio Dilúvio e seus afluentes Coordenador.
Plano Básico Ambiental.  O QUE É O PBA (Plano Básico Ambiental)? O PBA apresenta em detalhes os programas e planos ambientais previstos para a Implantação.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
DISPONIBILIDADE HÍDRICA DO SISTEMA CANTAREIRA PARA A BACIA DOS RIOS PIRACICABA CAPIVARI E JUNDIAÍ.
II INTERAGRO – Encontro Brasileiro para Integração Agro Empresarial O BNDES e as Cooperativas Jaldir Freire Lima 05 de maio de 2010.
14 de Abril de 2016 Forum “Os Desafios da Transmissão” Auditório da UniCorreios Brasília Mauricio Tolmasquim Presidente PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DA TRANSMISSÃO.
1 BALANÇO DO SECTOR DE ENERGIA E ÁGUAS NA PROVÍNCIA DO BIÉ CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA MALANJE -AGOSTO 2014 REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Direito à Cidade Metropolitana implementação do Estatuto da Metrópole:o “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO DA PROVÍNCIA DO BENGO DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA PROVÍNCIA.
Facilitador: Jairo Meneses Bezerra Gerente Executivo do SISAR/PI Fortaleza (CE), 20 de Maio de 2016 SISAR/PI SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO RURAL DO PIAUÍ.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, Newton Moreira de Souza Universidade.
SANEAMENTO DESEMPENHO GLOBAL RESULTADOS 2007 A JUNHO/2011.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO "Conhecer, zelar e garantir que cada imóvel da União cumpra sua função socioambiental, em harmonia com a função arrecadadora,
Dinâmica de Grupo Problemas (e soluções) para a Navegação Fluvial
Nordeste Competitivo Brasília, 17 de abril de 2013.
BAIRRO PLANEJADO. REMO INCORPORADORA Há 19 anos, a REMO INCORPORADORA desenvolve e realiza empreendimentos de sucesso concretizando os sonhos de milhares.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
FÓRUM DESAFIOS À GESTÃO NA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL 21 a 22 de novembro de 2005 Palácio do Itamaraty Brasília - DF.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos Junho de 2016 Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS O PROGRAMA DADOS GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS

LOCALIZAÇÃO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ O Parque Várzeas do Tietê – PVT está inserido na Bacia do Alto Tietê, que constitui uma ampla superfície de drenagem (mais de 5.000 km²)

CONTEXTO FÍSICO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ O sistema produtor do Alto Tietê tem as finalidades de: Abastecimento (função principal); Controle de enchentes (função secundária). Características da bacia: Composta por 37 municípios da RMSP e mais 3 municípios fora da RMSP; Regiões altamente urbanizadas e ocupadas; Inundações de alto risco (perdas sociais e econômicas). Áreas verdes Áreas antropizadas

CONTEXTO HISTÓRICO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Século XX: Período de crescimento econômico e populacional Aumento da mancha urbana, com ocupação intensa das margens de rios; Redução das várzeas. Década de 40: retificação do Rio Tietê Ocupação das áreas de várzea do rio. (estima-se que as várzeas tenham reduzido de 140 km² para 70 km² e, consequentemente, o tempo de retenção de água foi reduzido de 48 horas para 12 horas) 1978: Intervenções hidráulicas para controle de cheias Ampliação e rebaixamento da calha; Construção de barragens. 2009 e 2010: Inundação de grandes proporções Inundação à montante da Barragem da Penha atingindo famílias nos municípios de Guarulhos e São Paulo (Vila Any, Jardim Pantanal, Jardim Romano, dentre outros).

CONTEXTO HISTÓRICO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Década de 80: Ponte da Casa Verde Década de 90: Marginal Tietê 2009/2010: Vila Any (Guarulhos) 2009/2010: Jd. Romano(São Paulo)

SOLUÇÃO PROPOSTA O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Recuperar trechos atualmente ocupados das várzeas do Rio Tietê para aumentar a capacidade de absorção de água na bacia.

OBJETIVOS DO PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Recuperar a capacidade de contenção de cheias nas várzeas; Restabelecer a função das várzeas para amortecimento de cheias (vazão máxima de 498m³/s); Recuperar das várzeas nos trechos afetados por ocupação irregular; Proteger o ambiente natural nos trechos preservados; Promover usos sustentáveis e compatíveis com a função natural das várzeas (lazer, turismo, cultura e educação); Garantir habitações dignas para a população a ser realocada (reassentamento).

ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Extensão: 25 Km Área: 21 Km² 1ª ETAPA Extensão: 11,3 Km Área: 18 Km² 2ª ETAPA Extensão: 38,7 Km Área: 68 Km² 3ª ETAPA ETAPAS 1, 2 e 3: Abrangem o trecho entre Barragem da Penha e o município de Salesópolis; População diretamente beneficiada: 2,1 milhões; Área do parque: 10.730 hectares (equivalente a cerca de 68 Parques Ibirapuera); Extensão total: 75 Km.

EIXOS DE INTERVENÇÃO O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Preservação Recuperação Núcleos de Lazer Habitações dignas PRINCIPAIS QUANTITATIVOS (PROGRAMA COMPLETO) 230 Km de Via Parque e Ciclovia; 33 Núcleos de Lazer implantados; 2 Km de sistemas de controle de enchentes para a proteção da população; 10.500 famílias reassentadas; 250 hectares de áreas degradadas recuperadas; 380 hectares de áreas vegetadas (recomposição de matas e paisagismo).

O PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ Concepção de Núcleo de Lazer

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS O PROGRAMA DADOS GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA CONTRATO DE EMPRÉSTIMO Firmado em 13 de julho de 2011, entre o Governo do Estado de São Paulo (GESP) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Valor original: US $199.780.000,00, sendo: US $115.700.000,00 (BID); US $84.080.000,00 (GESP). Em maio/2013 foi apresentada proposta de redução do escopo do Contrato de Empréstimo, para viabilizar a implantação do Projeto (redução de dependência externa – questões fundiária, habitacional e financeira); Em 29 de abril de 2014 foi assinado o Instrumento de Alteração Contratual, para atualização do custo total da 1ª Etapa do Programa e remanejamento de recursos entre categorias; Valor vigente: US $242.539.000,00, sendo: US $115.700.000,00 (BID – 47,7%); US $126.839.000,00 (GESP – 52,3%).

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS O PROGRAMA DADOS GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS

PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS Área para recomposição de matas (40 ha) Canal de Circunvalação Desassoreamento do Rio Tietê Núcleo de Lazer Vila Jacuí Parque Ecológico do Tietê REMOÇÃO DE ATERROS E ENTULHOS PÔLDER JD. ROMANO PÔLDER VILA ITAIM

OBRAS E SERVIÇOS CONCLUÍDOS

NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART (PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART (PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ) Município: São Paulo Área : 1.410 ha Data de entrega à população: 1982 População beneficiada: 300 mil visitantes / mês Município de São Paulo

NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART (PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART (PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ)

NÚCLEO DE LAZER ENG. ANTÔNIO DE QUEIROZ E SILVA (VILA JACUÍ) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER ENG. ANTÔNIO DE QUEIROZ E SILVA (VILA JACUÍ) Município: São Paulo Área : 17 ha; Número de equipamentos: 30 Valor das obras: R$ 30.160.427,00 (recursos de compensação ambiental) Data de entrega à população: junho/2010 População beneficiada: 30 mil visitantes / mês

NÚCLEO DE LAZER ENG. ANTÔNIO DE QUEIROZ E SILVA (VILA JACUÍ) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER ENG. ANTÔNIO DE QUEIROZ E SILVA (VILA JACUÍ)

VIA PARQUE E CICLOVIA SÃO PAULO (15 km entregues) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS VIA PARQUE E CICLOVIA SÃO PAULO (15 km entregues) Município: São Paulo Extensão: 15 km Valor das obras: R$ 89.858.035,00 (recursos de compensação ambiental) Data de entrega à população: dezembro/2010 População beneficiada: Não há levantamento do número de usuários.

VIA PARQUE E CICLOVIA SÃO PAULO (15 km entregues) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS VIA PARQUE E CICLOVIA SÃO PAULO (15 km entregues)

PÔLDER JARDIM ROMANO PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS Município: São Paulo Extensão: 1,7 km Valor das obras: R$ 59.422.988,65 (obra emergencial) Data de entrega à população: dezembro/2010 População beneficiada: Cerca de 5.000 pessoas diretamente beneficiadas.

PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS PÔLDER JARDIM ROMANO

DESASSOREAMENTO DO TIETÊ (LOTE 3) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS DESASSOREAMENTO DO TIETÊ (LOTE 3) Municípios: São Paulo e Guarulhos Extensão: 25 km Valor das obras: R$ 223.723.083,24 (Fonte 1 - GESP) Data de encerramento dos serviços: outubro/2015 População beneficiada: Não há levantamento do número de usuários.

DESASSOREAMENTO DO TIETÊ (LOTE 3) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS DESASSOREAMENTO DO TIETÊ (LOTE 3)

OBRAS E SERVIÇOS EM EXECUÇÃO

VIA PARQUE E CICLOVIA GUARULHOS (em execução) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS VIA PARQUE E CICLOVIA GUARULHOS (em execução) Município: Guarulhos Extensão: 21 km (8 km entregues) Valor do Contrato: R$ 44.287.084,08 – 100% fonte 7 (BID) Situação: Obras em execução (8 km em funcionamento). DATAS MARCO Assinatura Contrato: 22/08/2013 Ordem de Serviço: 04/09/2013 Término (previsto): 04/09/2016

VIA PARQUE E CICLOVIA GUARULHOS (em execução) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS VIA PARQUE E CICLOVIA GUARULHOS (em execução)

NÚCLEO DE LAZER ITAIM BIACICA – SETOR 1 (em execução) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER ITAIM BIACICA – SETOR 1 (em execução) Município: São Paulo Área : 8,7 ha - Número de equipamentos: 13 Valor do Contrato: R$ 8.755.149,02 – 100% fonte 7 (BID) Situação: Obras em fase inicial (implantação de canteiro) DATAS MARCO Assinatura Contrato: 01/12/2015 Ordem de Serviço: 04/01/2016 Término (previsto): 04/01/2017

NÚCLEO DE LAZER ITAIM BIACICA – SETOR 1 PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER ITAIM BIACICA – SETOR 1

OBRAS E SERVIÇOS EM CONTRATAÇÃO

NÚCLEO DE LAZER JARDIM HELENA – SETOR 1 (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER JARDIM HELENA – SETOR 1 (em licitação) Município: São Paulo Área : 21,0 ha - Número de equipamentos: 27 Valor estimado da obra: R$ 28,5 milhões – 100% fonte 7 (BID) Situação: Licitação em fase final (contrato em tramitação para assinatura). Início previsto: 2º trimestre/2016 Prazo de Execução: 24 meses

REMOÇÃO DE ATERROS E ENTULHOS (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS REMOÇÃO DE ATERROS E ENTULHOS (em licitação) Municípios: São Paulo e Guarulhos Área : 11,0 ha Valor estimado da obra: R$ 10,0 milhões – 90 % fonte 7 (BID) Situação: Licitação em fase final (contrato em tramitação para assinatura). Início previsto: 2º trimestre/2016 Prazo de Execução: 13 meses

CANAL DE CIRCUNVALAÇÃO (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS CANAL DE CIRCUNVALAÇÃO (em licitação) Município: Guarulhos Extensão da Obra: 3,9 km - Reservatório de Contenção: Volume máximo de 415.000 m³ Valor estimado da obra: R$ 67,4 milhões – 100% fonte 7 (BID) Situação: Licitação em fase final (contrato em tramitação para assinatura). Início previsto: 3º trimestre/2016 Prazo de Execução: 20 meses

NÚCLEO DE LAZER ANY JACI – SETOR 1 (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS NÚCLEO DE LAZER ANY JACI – SETOR 1 (em licitação) Município: Guarulhos Área : 14,6 ha - Número de equipamentos: 33 Valor estimado da obra: R$ 19,8 milhões – 100% fonte 7 (BID) Situação: Licitação em fase inicial (documentação em finalização para publicação do Edital). Início previsto: 4º trimestre/2016 Prazo de Execução: 18 meses

DESASSOREAMENTO DO RIO TIETÊ (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS DESASSOREAMENTO DO RIO TIETÊ (em licitação) Municípios: São Paulo e Guarulhos Extensão da Obra: 25 Km Valor estimado da obra: R$ 53,2 milhões – 100% fonte 7 (BID) Situação: Licitação em andamento (documentação em revisão para republicação do Edital). Início previsto: 3º trimestre/2016 Prazo de Execução: 10 meses

REFLORESTAMENTO – RECOMPOSIÇÃO DE MATAS CILIARES (em licitação) PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: OBRAS REFLORESTAMENTO – RECOMPOSIÇÃO DE MATAS CILIARES (em licitação) Município: Guarulhos Área de reflorestamento: 40 ha Valor estimado da obra: R$ 8,1 milhões – 100% fonte 1 (GESP) Situação: Licitação em andamento (entrega das propostas: 10/06/2016). Início previsto: 4º trimestre/2016 Prazo de Execução: 42 meses (6 meses para plantio e 36 meses para monitoramento)

CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS O PROGRAMA DADOS GERAIS CONTRATO DE EMPRÉSTIMO PRINCIPAIS OBRAS E SERVIÇOS AVANÇOS

AVANÇOS REALIZADOS

PROCESSOS LICITATÓRIOS PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: AQUISIÇÕES E FINANCEIRO PROCESSOS LICITATÓRIOS Contratos assinados: Consultoria: 10 Contratos formalizados; Obras: 02 Contratos formalizados. Licitações em andamento: Consultoria: 05 processos em andamento; Obras: 06 processos em andamento, a saber: Macrodrenagem (Canal de Circunvalação) Núcleo de Lazer Any Jaci – Guarulhos Núcleo de Lazer Jd. Helena – São Paulo Desassoreamento e recuperação de margens do Tietê Remoção de aterros e entulhos Recomposição de Matas Ciliares

REASSENTAMENTO EM GUARULHOS PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: AQUISIÇÕES E FINANCEIRO REASSENTAMENTO EM GUARULHOS Unidades Habitacionais 10 famílias reassentadas no Residencial Esplanada (PMG) 675 famílias para reassentar no Residencial Lavras Em 22 de maio de 2016 foi realizado evento para entrega do Residencial Lavras; Previsão de reassentamento: 2ª quinzena de junho. Trabalho Técnico Social Iniciado em junho de 2014; Atividades realizadas: Reuniões para esclarecimentos; Apoio na preparação e envio de documentação das famílias ao CadÚnico; Famílias estão desde jan/2016 realizando vistorias nas unidades e assinando os contratos.

REASSENTAMENTO EM SÃO PAULO PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: AQUISIÇÕES E FINANCEIRO REASSENTAMENTO EM SÃO PAULO Famílias removidas devido à calamidade de 2009/2010: 2.661 famílias Reassentadas: 543 famílias até 2013, a saber: Em empreendimentos da CDHU: 340 famílias reassentadas em 2010; Em empreendimentos da PMSP: 203 famílias reassentadas em 2013. Em atendimento provisório (auxílio moradia): 2.118 famílias * * Reassentamento a ser realizado pela CDHU e SEHAB.

(BENEFÍCIOS ESPERADOS) AVANÇOS PREVISTOS (BENEFÍCIOS ESPERADOS)

BENEFÍCIOS ESPERADOS DO PROGRAMA PARQUE VÁRZEAS DO TIETÊ – 1ª ETAPA: AQUISIÇÕES E FINANCEIRO BENEFÍCIOS ESPERADOS DO PROGRAMA Melhoria das condições urbanas e de qualidade de vida da população inserida fora dos limites do parque (fora de área de risco); Proteção das várzeas e de suas funções ecológicas; Controle do uso e ocupação do solo – ordenamento das ocupações nas margens do Rio Tietê; Benefício direto à população a ser reassentada, atualmente afetada pelo risco de inundações, e que ocupa a área das várzeas a montante da Barragem da Penha; Benefícios decorrentes do controle de inundações na Região Metropolitana de São Paulo, avaliados pela redução de prejuízos causados pelas enchentes; Criação de espaços de lazer, esporte e cultura para a população.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos Benedito Braga Secretário de Saneamento e Recursos Hidricos Ricardo Daruiz Borsari Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica Programa Parque Várzeas do Tietê Execução: Departamento de Águas e Energia Elétrica  Coordenação: Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos Mutuário: Governo do Estado de São Paulo Financiamento: Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos Marta Maria Alcione Pereira Coordenadora da UGP-Várzeas / Parque Várzeas do Tietê Fone:  11 3386 8250  E-mail: martapereira@sp.gov.br Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos