Platão (428-7 a. C – 348-7 a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.

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Transcrição da apresentação:

Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar uma obra filosófica em que expressa uma determinada concepção de mundo; Foi o primeiro filósofo a sistematizar uma obra filosófica em que expressa uma determinada concepção de mundo; Em 387 a. C., Platão funda em Atenas a Academia, sua própria escola de investigação científica e filosófica, acontecimento de grande importância para a história do pensamento ocidental; Em 387 a. C., Platão funda em Atenas a Academia, sua própria escola de investigação científica e filosófica, acontecimento de grande importância para a história do pensamento ocidental;

Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles; Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles; Sua obra é marcada pela questão do conhecimento e pelo interesse pela atividade política; Sua obra é marcada pela questão do conhecimento e pelo interesse pela atividade política; Crítica à democracia ateniense e procura por soluções políticas para o mundo grego (ligação Filosofia e Política). Crítica à democracia ateniense e procura por soluções políticas para o mundo grego (ligação Filosofia e Política).

Objetivo da obra: busca dos fundamentos seguros para o conhecimento e para a ação; Objetivo da obra: busca dos fundamentos seguros para o conhecimento e para a ação; Pensamento platônico: síntese da tradição eleática (que negava a racionalidade de qualquer mudança) e a heraclítica (que afirmava o fluxo contínuo de todas as coisas); Pensamento platônico: síntese da tradição eleática (que negava a racionalidade de qualquer mudança) e a heraclítica (que afirmava o fluxo contínuo de todas as coisas); Teoria das Idéias: explicação de como se desenvolve o conhecimento humano – passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências. Teoria das Idéias: explicação de como se desenvolve o conhecimento humano – passagem progressiva do mundo das sombras e aparências para o mundo das idéias e essências.

Método dialético de Platão Como se dá o processo do conhecimento: 1ª etapa: impressões ou sensações advindas dos sentidos (opiniões); 1ª etapa: impressões ou sensações advindas dos sentidos (opiniões); 2ª etapa: passagem da opinião para a esfera racional da sabedoria, mundo das idéias. 2ª etapa: passagem da opinião para a esfera racional da sabedoria, mundo das idéias.

Dialética Opinião (tese) – discussão – negação da tese – purificação de erros e equívocos; Opinião (tese) – discussão – negação da tese – purificação de erros e equívocos; Opinião nasce da percepção da aparência e da diversidade das coisas (mundo sensível – habitado por seres individuais e mutáveis Opinião nasce da percepção da aparência e da diversidade das coisas (mundo sensível – habitado por seres individuais e mutáveis Conhecimento nasce do contato com as idéias (mundo inteligível – ser absoluto, imutável e eterno: justiça, bondade, coragem, sabedoria... Conhecimento nasce do contato com as idéias (mundo inteligível – ser absoluto, imutável e eterno: justiça, bondade, coragem, sabedoria... Mito da Caverna: tentativa de explicar o processo do conhecimento. Vídeo! Mito da Caverna: tentativa de explicar o processo do conhecimento. Vídeo!Vídeo!

A República, de Platão Racionalização das funções públicas e da estrutura social; Racionalização das funções públicas e da estrutura social; Função do filósofo na obra: estabelecer as condições para a construção desta cidade (daí a necessidade de cada um conhecer e desempenhar bem suas funções, o que acontece através da educação). Função do filósofo na obra: estabelecer as condições para a construção desta cidade (daí a necessidade de cada um conhecer e desempenhar bem suas funções, o que acontece através da educação).